top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

10 ERROS NA HORA DE LAVAR OS CABELOS EM CASA

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Muitas pessoas investem em bons produtos, fazem tratamentos regularmente no cabelo para deixá-los bonitos e saudáveis, mas muitas vezes se cometem pequenos erros durante a lavagem que prejudicam os fios e não deixam eles lindos e brilhantes como amamos.


Enumerei os 10 erros comuns na hora de lavar os cabelos. Será que você anda cometendo esses "pecados" capilares? Confira abaixo.


1. LAVAR COM ÁGUA MUITO QUENTE OU MUITO FRIA


Tomar banho quentinho é uma delícia, mas prejudicial para a pele (papo para outro post) e para o cabelo. A água quente abre excessivamente as escamas do cabelo com isso os fios embaraçam mais e assim ficam mais suscetíveis a quebra, ficam ressecados e sem brilho. Além disso, a água quente desregula a camada lipídica do couro cabeludo fazendo com que ele fique mais oleoso.


Mas se engana quem pensa que a água fria é a melhor opção para lavar os cabelos! Acontece que para que o creme de tratamento entre na fibra capilar e aja nos fios é necessário que as escamas estejam um pouco abertas. Então a temperatura ideal da água para a lavagem é a morna, para que os fios se abram ligeiramente para a entrada do produto de tratamento. A água fria deve ser usada para o enxague final, pois ela ajuda a fechar as escamas dos fios mantendo o tratamento aplicado da fibra e assim eles ficam alinhados e mais brilhante.


2. APLICAR O XAMPU DIRETO NO CABELO


Xampu funciona com um detergente para limpar os cabelos e a maioria contém o sulfato (em breve farei um post sobre "no poo" e "low poo" para vocês) que é um desengordurante que remove toda a sujeira, oleosidade e resquícios de produtos. Quando aplicamos ele direto na cabeça acabamos deixando ele acumulado em alguns lugares e em outro não colocamos direito e a limpeza não fica uniforme. Para que o xampu se espalhe igualmente por toda a cabeça e limpe por completo todo o couro cabeludo o ideal é diluir o produto com um pouco de água antes de aplicá-lo. Para isso é só você deixar um potinho no box do banheiro, colocar o xampu e acrescentar um pouco de água para diluí-lo e distribuir por toda a cabeça.


Desse modo, além da limpeza ser feita por igual a quantidade de xampu que você irá usar acaba sendo menor, evitando assim o desperdício.


3. APLICAR XAMPU NO COMPRIMENTO DOS FIOS E ESFREGAR


Apenas no bulbo capilar existem células vivas (o cabelo é matéria morta 😲 que amamos cuidar) e por mais oleoso que seu cabelo seja essa oleosidade não chega no comprimento do cabelo (a menos que ele esteja super curto) então a espuma formada pelo xampu no couro cabeludo é suficiente para limpar todo o cabelo. Aplicar xampu diretamente no comprimento dos fios irá ressecá-los e não só limpá-los.


Além de não ser necessário aplicar o produto ali, nunca, jamais esfregue seu cabelo como se ele fosse uma peça de roupa! Apenas desça a espuma gentilmente por todo o cabelo até as pontas e não tente desembaraçar o cabelo nessa etapa, isso pode arrebentar os fios.


4. APLICAR CREME NA RAIZ

Se o xampu não deve ser passado no comprimento do cabelo o contrário se aplica ao creme de tratamento, ou seja, ele não deve ser aplicado próximo da raiz. Isso porque esse produto possui ingredientes que podem obstruir o couro cabeludo, tornando-o mais oleoso podendo causar caspa, seborreia e até queda de cabelo. Essa região já é naturalmente nutrida (é a única parte viva do cabelo, lembra?), não precisa de tratamento. Portanto, aplique a máscara ou o condicionador longe da raiz dos fios.


5. NÃO "ENLUVAR" O CREME DE TRATAMENTO


A maneira correta de aplicar creme de tratamento nos cabelos (além de não aplicá-la perto da raiz) é massageando o cabelo, procedimento chamado de enluvamento.


O enluvamento do cabelo deve ser feito em mechas finas, deslizando as mãos sobre elas com movimentos verticais, de cima para baixo (no sentido do crescimento), repetindo o movimento de 5 a 10 vezes em cada mecha. Assim o produto entrará em cada fio e agirá de forma eficaz. Se você apenas deposita o produto sem enluvar você desperdiça sua máscara, pois ela ficará na superfície do fio sem tratá-lo corretamente. Então, sempre massageie a sua máscara ou o seu condicionador depois de aplicar nos cabelos, assim você tornará o tratamento mais efetivo.


6. NÃO RESPEITAR O TEMPO DE PAUSA DO CREME DE TRATAMENTO


Muitas pessoas têm a falsa impressão de que quanto mais tempo deixar a máscara agindo no cabelo, melhor será o resultado. Pelo contrário, ele pode ficar duro e opaco!


Pensem comigo: a marca desenvolveu a fórmula (algumas levam anos para ficarem prontas), testou de diversas maneiras até chegar no melhor tempo de ação para que o produto entregue o resultado prometido, aí você decide, sem qualquer critério, aumentar aleatoriamente aquele tempo que foi cuidadosamente obtido pela marca e deixar o produto no cabelo por mais tempo... 😭


Pode não fazer mal? Até pode. Mas também pode (e é o que normalmente acontece) não entregar o resultado que a marca prometeu ou mesmo prejudicar o seu cabelo. E você ainda vai culpar o produto dizendo que ele que não presta. 😒


Portanto, acreditem no rótulo. Se a marca listou vários benefícios do produto e disse que eles serão entregues em apenas 1 minutinho, confie! Deixar o creme agindo por mais tempo, além de ser perda de tempo 😜, possivelmente gerará resultados indesejados no seu cabelo.


7. NÃO ENXAGUAR TODO O PRODUTO


Um dos grandes mitos sobre a lavagem capilar é deixar um pouquinho da máscara no cabelo para ela continuar tratando os fios. Esses produtos não foram desenvolvidos para permanecerem no cabelo, eles agem no tempo informado pela marca e precisam ser retirados por completo, se não o efeito será inverso do desejado: cabelos opacos, sem movimento e até parecendo que estão sujos.


8. ESFREGAR OU TORCER O CABELO NA TOALHA


Friccionar o cabelo na toalha aumenta a energia estática dele deixando-o com muito frizz e torcê-lo na toalha, como se fosse roupa molhada, arrebenta os fios, pois quando estão molhados eles ficam mais elásticos e arrebentam com mais facilidade. Para retirar o excesso de água do cabelo aperte a toalha pelo comprimento de forma delicada. É possível enrolar o cabelo na toalha para ela absorver a água, mas sem fazer torções fortes.


9. NÃO USAR CREME DE PENTEAR (LEAVE-IN)


As cacheadas já são adeptas dos cremes de pentear há bastante tempo, pois sem eles é quase impossível desembaraçar os cachos sem arrebentar alguns fios de cabelo. Porém, não é só os cabelos cacheados que precisam desse cuidado. Independente do formato dos fios, quando o cabelo está molhado ele fica mais elástico e por isso mais propício a quebra. Então o uso de leave-in é fundamental para ajudar a escova a deslizar pelos fios mais facilmente, desembaraçando sem quebrá-los e com isso surgem menos frizz.


Atualmente existem leave-in para todos os tipos de cabelo, dos mais finos aos mais grossos, então não pesam no fio. Também existem cremes com diferentes benefícios que ainda tratam o cabelo até a próxima lavagem (esses sim são feitos para serem deixados agindo nas madeixas).


10. NÃO APLICAR PROTETOR TÉRMICO PARA SECAR O CABELO


Quem é adepta ao secador e outras ferramentas térmicas PRECISA usar protetores térmicos nos cabelos para minimizar os danos. Muitos leave-in já possuem essa função, mas se o seu creme de pentear favorito não tiver essa proteção tenha um protetor térmico a parte para usar quando for secar o cabelo, ele diminui a ação do calor no fio e ainda costumam aumentar a durabilidade da escova.


Essas falhas simples são hábitos que muitas pessoas têm ao lavar os cabelos, mas que são fáceis de mudar. Se você pratica alguma delas vale a pena rever sua rotina de lavagem capilar para que seus cabelos fique mais bonitos e saudáveis.


Espero que tenham gostado.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

118 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page