top of page
  • Foto do escritorMárcia Florêncio

Como escolher seus acessórios de acordo com a cartela de coloração pessoal


Foto: Pinterest/ Ellie Vail Jewelry


Se você já realizou o seu teste de coloração pessoal esse artigo vai te ajudar na escolha dos melhores acessórios para você, acabamento dos metais, pedras preciosas, semi-preciosas e cristais.


Mas se você ainda não sabe qual é a sua cartela de cores, não fique triste, continue lendo que no final te contarei 5 dicas bônus de como adaptar opções. (eu estou muito boazinha, acho que mereço um compartilhamento nesse post hein? :) )


O princípio básico da coloração pessoal é trabalhar com a harmonia entre as cores naturais da sua beleza. Observamos então a cor dos cabelos, sobrancelhas, olhos e pele e repetimos essas características com os acessórios. Harmonia aqui é repetição, sendo assim a sua beleza chega primeiro do que sua roupa ou acessórios.


Dentro do método de análise de coloração pessoal usamos a referência das harmonias das cores das estações do ano - Primavera, Verão, Outono e Inverno - comparando a melhor que harmoniza com você através de testes com tecidos que são comparados próximo ao seu rosto.


Esse método de análise de coloração pessoal chamado Método Sazonal (4 estações) pode ser dividido em subcategorias, chamado então de Método Sazonal Expandido. Neste método expandido cada estação tem 3 categorias, resultando em 12 cartelas no total. Cada uma com uma principal característica, ou seja, o "sobrenome" dessa estação será sua característica principal.



Contando que tudo que está próximo ao rosto é o que importa dentro dessa metodologia de harmonia, os acessórios exercem uma função bem estratégica, principalmente quando você quer usar uma blusa, camisa ou qualquer peça na parte superior que a cor não pertence a sua cartela de cores. Os acessórios ideais neutralizam o efeito negativo das cores com características diferentes da sua pele equilibrando a harmonia de um modo geral.


De acordo com as características de cada estação, vamos conhecer os melhores acessórios para cada uma delas.


PRIMAVERA- ( Primavera Quente, Primavera Clara e Primavera Brilhante).


As cores dessa estação são as mais vibrantes, vivas, intensas. Elas trazem a sensação de vida nova, o desabrochar e florescer. Os dias são mais coloridos com as presença das flores nos ambientes e o céu geralmente é azul piscina, limpo sem nuvens.


As características principais dessa estação são cores : quentes, claras e brilhantes.

As melhores opções de acessórios são os dourados e com acabamento acetinado, muito brilho pois essa beleza pede!


As melhores opções em pedras preciosas, semi-preciosas e cristais são: ametista, turquesa, coral, topázio, citrine, safira amarela, diamantes, zircônia, pérolas na cor ivory, peridot (uma pedra preciosa verde da família das olivine).



Imagens: Pinterest - Colar Vincente ágata verde e Brinco Equilíbrio by Maria Dolores.

Imagens: Pinterest - Anel Pérola: Tiffany&Co


OUTONO ( Outono Quente, Outono Escuro e Outono Suave)


As cores dessa estação são profundas, terrosas e opacas. É nessa estação que vemos as folhas mudarem suas cores verdes, ficando amareladas, douradas até secarem e caírem.


As características principais são cores: quentes, escuras e suaves.

As melhores opções de acessórios para essa estação são os em tons dourados, e os com acabamento opaco, peças em cobre, bronze harmonizam muito com essa estação.


As opções em pedras preciosas, semi-preciosas e cristais são: âmbar, esmeralda, jade (nas cores verdes, amarelo, laranja), citrine, tourmalina verde, olho de tigre, pérolas na cor ivory.



Imagens: Pinterest - Colar à Esquerda no topo: YSL


Imagens: Pinterest


INVERNO (Inverno Frio, Inverno Escuro, Inverno Brilhante)


As cores do inverno são intensas e de alto contraste. Vemos esse alto contraste principalmente nas paisagens invernais nas regiões do hemisfério norte, onde a estação é bem definida, com a neve branca e o escuro dos pinheiros secos.


As características dessa estação são cores frias, escuras e brilhantes.

As melhores opções de acessórios para essa estação são os em tons prateados. Aqui vai uma dica extra, se você pertence a cartela inverno escuro, você pode usar dourados também, já se você pertence a cartela inverno brilhante se jogue nos brilhosos.


As opções em pedras preciosas, semi-preciosas e cristais são: diamantes, moissanite (mais brilhante que diamante e mais acessível no valor), zicornias, prata, lápis lazuli, rubi, jade (nas cores verde, preta, cinza, branco, roxa, vermelha), quartzo rosa, pérolas negra, onyx, ágata preta, ágata cinza e drusa.



Imagens: Pinterest - Colar Tiffany&Co


Imagens: Pinterest - Foto canto direito acessórios Maria Dolores - Anel pérola negra Tiffany&Co.


VERÃO ( Verão Frio, Verão Claro e Verão Suave)


As cores do verão remetem uma paisagem suave, devido ao baixo contraste a natureza se apresenta em cores predominantemente pastel, tudo parece mais claro e azulado.


As características dessa estação são cores frias, claras e suaves.


As melhores opções de acessórios para essa estação são os em tons prateados e com acabamento opaco. Dica extra de você pertence a cartela verão suave as peças em rose dourados harmonizam com você, para a cartela verão claro os metais dourados claros e foscos pode ficar bem em você, agora se você é verão frio, as melhores opções são os prateados.


As opções em pedras preciosas, semi-preciosas e cristais são: ametista, turmalina (na cor rosa, verde ou azul) safira rosa, quartzo rosa, ágata cinza, opal, madre pérola, moonstone, pérolas rosas e drusa.



Imagens: Pinterest



Imagens: Pinterest



Agora como prometido, vou te contar 5 maneiras para você encontrar os acessórios que possam harmonizar com você, mesmo não sabendo sua cartela.


1. Identifique seu subtom de pele - quente ou frio. A Bárbara já escreveu um post explicando como identificar - CLICA AQUI! Isso vai te ajudar a saber se você pertence a cartelas da estação quente (primavera ou outono) ou fria (verão e inverno).


Imagem: Pinterest


2. Descubra seu contraste - baixo, médio ou alto. O contraste é a diferença entre claro e escuro. Quanto mais alta essa diferença maior o contraste e vice -versa. Os baixos contrastes pode pertencer aos verões e primavera clara. O médio contraste é o único que não vai te ajuda nessa questão porque você pode pertencer a qualquer uma das cartelas, neste caso único precisamos de mais informações e você pula essa dica, mas se você for alto contraste, você pode pertencer aos invernos ou outonos.

Imagem: Pinterest by Dudda Accioly


3. Uma outra dica é você repetir as cores da sua beleza, se você tem os olhos esverdeados, azuis, castanhos, opte por acessórios com essas cores.



4. Metais universais que supostamente ficam bem em qualquer pessoa, os rosé dourados, os ródios negros, as pedras verdes, por ser uma cor mais neutra ela se equilibra com as outras e as pedras transparentes - zircônia e diamantes.



Imagem: Pinterest - by Maria Dolores

Imagem: Tiffany&Co

Imagem: Pinterest


5. Por último e não menos importante, quanto menor e mais delicado os acessórios, menos impacto na imagem.

Imagem: Pinterest by Swarovski



Espero ter ajudado a escolher melhor os seus acessórios e a como harmonizá-los com sua beleza. Se você gostou co post envie para suas amigas e me conte nos comentários qual sua cartela de coloração pessoal e qual seu acessório favorito.


Para mais assuntos relacionado a coloração pessoal me siga no instagram @marciaflorenccio


Um abraço virtual e até o próximo post :)



4.851 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page