ÁGUA MICELAR: o que é e quais os seus benefícios

Atualizado: 15 de fev.



O QUE É ÁGUA MICELAR


O nome micelar é decorrente das "micelas" presentes no produto que são moléculas microscópicas surfactantes (composto orgânico com alta capacidade de limpeza). As micelas são hidrolipídicas, isto é, uma parte é formada de gordura e a outra de água – polar e apolar. Por isso elas são solúveis em óleo e em água ao mesmo tempo. Funcionando como ímãs, as micelas atraem as impurezas sem agredir a pele e sem precisar serem removidas da pele, ou seja o produto não precisa de enxague!


A água micelar não possui álcool, corantes, parabenos e nem sabão. Por isso é suave e recomendada para todos os tipos de pele, mas principalmente para pele sensível e também para a área dos olhos. A sua maior vantagem é o seu alto mecanismo de limpeza a base de água, que não desequilibra o extrato córneo (a camada superficial e protetora da pele) fazendo uma limpeza profunda que remove todas as impurezas, mas ao mesmo tempo suave para a pele.


BENEFÍCIOS


Sua principal ação é portanto a limpeza da pele. Além disso é um ótimo demaquilante de maquiagens leves, mas também existem versões bifásicas para remoção de maquiagem mais elaborada e até a prova d'água. Como por exemplo essas da L'Oreal e da Nivea.



A primeira marca a ficar famosa com esse tipo de produto (por ter se tornado queridinho dos maquiadores de backstage de desfiles de moda e sets de campanhas de publicidade) foi a água micelar da marca Bioderma. Justamente por ser suave e não precisar de enxágue ela estava presente na bancada dos maiores beauty artists do mundo. As principais blogueiras de moda e beleza do mundo quando descobriram esse produto "secreto", passaram a divulgar e consumi-lo e assim se tornou desejo de todas as mulheres antenadas nas últimas tendências de skin care. Por um bom tempo, só era possível comprar a água micelar da Bioderma na gringa, pois a marca não era vendida no Brasil e até então não tinha substitutas.


Mas, mais ou menos de uns 4 anos para cá, o produto passou a ser desenvolvido por outras marcas e ele ganhou o gosto popular. Todas as águas micelares têm basicamente a mesma composição - água e micelas - mas cada empresa incrementa a sua água micelar com outros ativos para torná-la mais atrativa.


Além das funções de limpar e demaquilar a pele, a água micelar também serve como tônico e algumas marcas acrescentam outros componetes como ácido hialurônico para torná-las hidratantes; ou agentes matificantes para agradar quem tem pele oleosa.

FOTOS: REPRODUÇÃO GOOGLE IMAGENS - AVON L'OREAL L'OREAL NIVEA


COMO USAR


A água micelar pode ser usada diariamente na rotina de cuidados com a pele, pela manhã e à noite. Como um substituto do sabonete (é assim que eu venho utilizando-a, parei de lavar o rosto com sabão e minha pele tem respondido muito bem a isso) ou como um complemento dele, se quiser fazer uma limpeza extra e substituir o tônico.


Como expliquei acima, água micelar não precisa de enxágue, principalmente as versões com outros atributos além da limpeza. Mas quando eu uso como demaquilante sinto a necessidade de lavar o rosto para ter certeza de que toda a maquiagem saiu. Mesmo não sendo necessário o enxague têm pessoas que não sentem conforto em não retirar a água micelar, se for o seu caso, não tem problema em lavar o produto.


Eu também gosto de usar a água micelar antes da maquiagem, tenho usado a da Avon com ácido hialurônico da imagem acima, para limpar a pele de forma suave e já deixá-la hidratada para os próximos passos.


A água micelar é muito versátil, um limpante suave e ao mesmo tempo eficiente para o rosto. É um produto que vale a pena ter na necessaire.

Você já incorporou a água micelar na sua rotina de skin care? Qual a sua preferida e como você a usa? Compartilha nos comentários.


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘

16 visualizações0 comentário