ARGILOTERAPIA - CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS ARGILAS PARA A PELE, CABELO E SOBRANCELHAS



A argila é um mineral proveniente de rochas sedimentares que passam por processos físicos e químicos que a deixa em partículas finas.


A argila é amplamente usada na fabricação de revestimentos cerâmicos, louças, utensílios domésticos e de decoração, mas seu uso vem crescendo nos tratamentos estéticos para a pele e cabelo. A fabricação de argilas para uso estético passa por um processo de secagem para eliminar impurezas, depois é moída e peneirada para retirada de partículas maiores.


A pele consegue absorver com facilidade os minerais presentes na argila que agem de várias formas, sendo usada em massagens contra celulites e gorduras localizadas, desobstrução dos poros, hidratação, eliminação de impurezas, anti-idade, calmante e regulação de oleosidade. A Argiloterapia ou também chamada de Geoterapia é a técnica que usa argilas em procedimentos faciais, corporais, capilares e terapêuticos.


Cada tipo de argila apresenta uma combinação diferente de minerais o que confere a elas algumas colorações e benefícios diferentes. É possível encontrar na natureza argila: verde, vermelha, branca, preta, marrom e amarela. Conheça cada uma e entenda qual é a melhor para o que você precisa.


ARGILA VERDE

Rica em silício e alumínio, essa argila tem propriedades adstringentes, esfoliantes e anti-bactericidas que ajudam a combater espinhas e cravos, regula a produção de sebo e fechar os poros do rosto. Sendo uma ótima opção para pele e couro cabeludo oleosos.


ARGILA AMARELA OU DOURADA

Rica em silício, alumínio, ferro e potássio. É uma argila que estimula o rejuvenescimento. Melhora a síntese de colágeno e proporciona maior elasticidade da pele. Indicada para retardar o envelhecimento e reduzir rugas e inflamações. Ótima para peles secas e maduras.


ARGILA BRANCA

Rica em alumínio, sílica, caulinita, ferro, boro, potássio, cálcio e enxofre. Indicada para peles sensíveis e desidratadas, esse tipo de argila possui um PH muito próximo da pele o que a faz ser excelente para clarear e absorver oleosidade sem desidratar. Também ajuda na cicatrização e a reduzir inflamações.


ARGILA MARROM

Possui silício, alumínio e titânio. É uma argila purificante, adstringente e cicatrizante, sendo eficaz contra a acne e espinha. A argila marrom também tem o poder de reduzir inflamações, tonificar e ativar a circulação, ajudando a pele a se manter firme por mais tempo.


ARGILA PRETA

Tem alto teor de alumínio, silício, titânio e baixo percentual de ferro. Com poder estimulante e antioxidante, esse tipo de argila, também conhecida como lama vulcânica, remover células mortas, fechar os poros, iluminar a pele e desintoxica. Ela também pode ser usada no couro cabeludo melhorando a circulação sanguínea e por isso ajudando no estimulo do crescimento capilar.


ARGILA VERMELHA

Rica em óxido ferro, cobre e silício é uma ótima opção para quem tem pele sensível e com rosácea, mas pode ser usada por todos os outros tipos de pele. Com poder hidratante, antioxidante e regenerador, ela combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele. No corpo ajuda em massagens redutoras por estimular a circulação sanguínea.


Além de todas essas argilas naturalmente encontradas na natureza, também são comercializadas misturas entre elas, criando novas cores de argila com as propriedades combinadas de cada uma das argilas presentes no composto . As misturas mais comuns são:


ARGILA BEGE OU CREME

É a mistura da argila marrom com a branca. Esse tipo de argila é indicado para tratar peles oleosas, inflamadas, com cicatrizes e para o rejuvenescimento da pele.


ARGILA ROSA

A mistura entre as argilas vermelha e branca. A mais suave entre todos os tipos de argila é indicada para peles sensíveis e delicadas. Ela também ajuda a limpar e remover as células mortas da pele, além de ter poder cicatrizante e antisséptico.


ARGILA CINZA

Deriva da mistura da argilas pretas e branca. Tem alto teor de titânio combate espinhas e cravos, clareia as manchas da pele, ajuda na redução de medidas e ainda regula a seborréia capilar.


ARGILA ROXA

Constituída a partir da mistura entre as argilas marrom e rosa, possui grande poder tensor e é bastante indicada nos tratamentos de flacidez por atuar na síntese do colágeno na pele. É indicada para peles maduras, sensíveis e secas.


Como viram, temos muitas argilas disponíveis com diversas propriedades para atender as mais diferentes necessidades estéticas. Eu utilizo nos meus atendimentos de procedimentos nas sobrancelhas e limpeza de pele as argilas verde e rosa. Mas isso é papo para um próximo post.


Bárbara Figueiredo - designer de beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho:


Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept


Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty


E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Até o próximo post. 😘


FONTES: https://www.ecycle.com.br/argila/


108 visualizações0 comentário