top of page
  • Foto do escritorMárcia Florêncio

Significados e Simbologia das Armações Oculares.


Foto: fonte Pinterest


As armações oculares tem muita funcionalidade na nossa imagem pessoal, não apenas como um acessório, que comunica uma mensagem sobre a nossa personalidade e desejo de imagem, como também uma proteção. Além de nos ajudarem a enxergar melhor (no caso dos óculos de grau), os óculos ;.influenciam na maneira como somos vistos.


Foto: Fonte Pinterest


Ao contrário do que muitos acreditam, o formato do rosto não é um guia a se apoiar na hora da escolha do modelo dos óculos ideal, seja de sol ou receituário.


Dentro da consultoria fazemos uma "equação" em que avaliamos alguns requisitos importantes para a escolha final das armações oculares: como as linhas, formas, tamanho, cor, proporção entre os terços facial e outros fatores.


Hoje vou compartilhar com você um desses requisitos que tem a ver com o desejo de imagem, o significado das linhas que compõe o design final dos óculos. Considerando as áreas do conhecimento, que estudam a linguagem visual, como a de Gestalt, neurociência e semioica, eis alguns significados das linhas para o design dos óculos.


Armações com linhas retas e finas comunicam precisão, perfeccionismo, refinamento e controle.


Fotos: Fonte Pinterest


Armações com linhas reta e grossa comunicam força, poder, estabilidade e maturidade.

Fotos: arquivo pessoal e Pinterest


Armações com linhas inclinadas comunicam dinamismo, movimento, alegria e jovialidade.


Fotos: fonte Pinterest e arquivo pessoal.


Armações com linha curva comunicam suavidade, conforto, elegância e proximidade.


Fotos: Fonte Pinterest


Armações lúdicas são usadas para expressar criatividade, espontaneidade, tendência ou dramatização.

Fotos: Fonte Pinterest


Após escolher sua armação, de acordo com seu desejo de imagem, estilo ou que seja mesmo por tendência, verifique os seguintes pontos cruciais para que a armação fique adequada ao seu rosto, independente do formato dele:


Tamanho - Para que a armação não pareça estreita ou larga demais para o rosto, o espaço entre a lateral das têmporas e as charneiras deve ser da largura de um dedo indicador.

Teste do Sorriso - ao usar seus óculos evite optar por armações que se movimentam a medida que você sorri ou conversa.

Sobrancelhas - o ideal para o uso de óculos de sol é que cubram as suas sobrancelhas, já o óculos receituário não entra nessa "regra".


Abaixo veja na foto um exemplo em que o tamanho, teste de sorriso e sobrancelhas estão fora do indicado adequado para usar seus óculos de sol.


Esses parâmetros para os óculos são válidos para quem tem como objetivo a harmonia. Como vimos aqui as linhas, formas e desejo de imagem são os pilares importantes para a escolha dos óculos.


Qual desses modelos mais representa você, nesse momento?


Acompanhe a minha rede social no instagram @marciaflorenccio, por lá eu também compartilho vários conteúdos que você vai adorar!



564 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page