top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

B C D da beleza: bases para o dia (BB cream,CC cream, DD cream e fluida)

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Esse post é especialmente para você que não abre mão de se maquiar todos os dias antes de sair de casa, nem que seja uma maquiagem super leve.

Listei diferentes opções disponíveis hoje no mercado para você escolher aquela que atende suas necessidades e desejos.


PROTETOR SOLAR COM COR


Antes de qualquer maquiagem para o dia é imprescindível o uso de protetor solar para proteger a pele dos raios solares que causam envelhecimento precoce da pele, gerando rugas e manchas, além de causar câncer de pele. Por isso o Protetor Solar com cor ganhou tantas adeptas, pois economiza tempo e dinheiro por ser dois produtos em um só.


O protetor solar com cor pode ser encontrado em diferentes texturas: líquido

(Episol, Adcos, L'oreal e Vichy)


Uma desvantagem, da maioria dos protetores solares, é a pouca variedade de tonalidade, que nem sempre funcionam para todas as pessoas. A La Roche Posay, pensando nessa lacuna do mercado, criou pigmentos - o anthelios color dose - para serem misturados no seu protetor solar sem cor e assim você pode misturar e criar diferentes tonalidades e chegar no seu tom de pele.


Outra textura de protetor solar com cor disponível é a em bastão (ideal para quem pratica atividade física pois são mais resistentes ao suor).



E uma terceira opção são os protetores em pó, ótimo para deixar a pele sequinha e também para fazer retoque da proteção ao longo do dia.

(Adcos, Episol e Shiseido)


Atenção apenas para a diferença entre protetores solares com cor para bases com fator de proteção. Existem bases com Fator de Proteção Solar (FPS) na sua formulação, porém, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, para realmente proteger contra os raios UVA e UVB o produto precisa apresentar FPS de, no mínimo 30, então se sua base tiver fator de proteção menor que isso ela não substitui o protetor solar e você precisará usar um antes da maquiagem.


BB CREAM


O Beauty Balm Cream (bálsamo de beleza) conquistou muitas consumidoras com sua promessa de multifuncionalidade em um só produto. Cada marca acaba definindo quais são os benefícios do seu BB cream, mas para ser assim denominado ele precisa, pelo menos, ter as funções: de primer, hidratante e de base (de leve a média cobertura).

Por possui múltiplas vantagens esse produto é uma excelente opção de maquiagem para o dia a dia, pois não apenas cria uma cobertura no rosto, mas também trata a pele ao longo do dia e também a longo prazo. A grande maioria dos BB creams possuem fator de proteção solar, mas lembre-se de que ele somente substituirá o protetor solar se tiver FPS igual ou maior que 30.

Separei alguns dos mais usados por aqui no Brasil. Tem opções para todos os gostos e bolsos $$$.


CC CREAM


O Color Corrector Cream (corretor de tom) é primo-irmão do BB cream. Assim como esse o CC cream é um produto plurivalente, com a principal diferença de que por ser um "corretor de tom" é um produto que ajuda a clarear manchas do rosto. Ele possui ativos que promovem o clareamento gradativo de hiperpigmentações da pele como melasma, sardas, marcas de acne. Os demais benefícios do CC cream variam entre as marcas, mas também costuma funcionar como primer, hidratante e claro base. Por se tratar de um dermocosmético com uma ação de tratamento, um CC cream de boa qualidade (que efetivamente clareia a pele) costuma ser mais caro, mas para quem busca esse resultado vale o investimento, afinal ele substitui vários outros produtos ao mesmo tempo. Inclusive, não encontrei muitas opções que vendem no Brasil.


DD Cream


Continuando a dobradinha de letras do alfabeto, rs. Conhecem o Daily Defence Cream? Ele também é um dermocosmético que mistura maquiagem com tratamento anti-idade. Ou seja, uma base que ajuda a minimizar e prevenir linhas de expressão e o envelhecimento precoce para pele. Também possui outros benefícios assim como seus antecessores do alfabeto. Esse produto ainda é uma novidade no mercado da cosmética, no Brasil eu encontrei apenas um produto com essa denominação (se você conhecer outro indica para a gente nos comentários), porém ele possui um único tom que diz se adaptar a cor da pele (tenho minhas dúvidas sobre produtos com essa promessa, mas talvez funcione).

Pensando em maquiagem com ação anti-idade, me lembrei da base da Natura Una HD (que eu já resenhei no Youtube). Ela tem essa ação e é uma excelente base tanto para uso pessoal como profissional. Fica de opção para quem busca uma maquiagem antissinais para o dia a dia.

Quem quiser saber mais sobre dessa base, veja o vídeo da resenha que fiz sobre ela. 👇


BASE FLUÍDA EM CONTA GOTA


Agora falando de bases de maquiagem propriamente dita, um tipo de base que é relativamente nova no mercado e que já conquistou muitas consumidoras é a em conta gota. Por serem super fluidas elas não pesam e deixam uma cobertura leve, natural, com efeito de segunda pele. Existem opções de diferentes faixas de preço, de marcas nacionais e internacionais. São as minhas preferidas para o dia a dia.

Eu uso a da Natura Nude me, amo!



Agora que você conhece cada uma dessas opções de bases para o dia a dia acho que ficou mais fácil escolher a sua, né?!


Me conta se você já utiliza ou utilizou algum dos B C D da beleza ou a base fluida e comenta qual o seu preferido.


E se você tiver sugestão de outras opções de maquiagem para o dia, compartilha conosco!


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

42 visualizações4 comentários
bottom of page