top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

BOTOX PARA QUÊ TE QUERO: o melhor preventivo contra as rugas faciais

Atualizado: 15 de fev. de 2022


Se você já passou dos 25 anos ou está próxima disso, deve ter notado as primeiras linhas de expressão se formando no seu rosto. Isso porque é a partir dessa idade que a produção de colágeno (proteína produzida pelo nosso organismo responsável pela sustentação e elasticidade da nossa pele) começa a diminuir. A cada ano, a produção dessa proteína decai cerca de 1%. E é aí que as ruguinhas indesejadas começam a surgir.


Mesmo com a industria cosmética cada vez mais moderna apenas produtos tópicos (os cremes aplicados sobre a pele) ainda não conseguem preencher e reverter rugas e linhas de expressão. Para esses incômodos é necessário tratamentos invasivos, como o Botox - é sobre ele e seu uso estético que falarei neste post para vocês.


O QUE É

Botox na verdade é uma marca, que por ser a mais conhecida para o procedimento acabou sendo disseminada e confundida com procedimento em si (assim como Gillete, Cotonete, etc que são marcas, mas são usadas para se referir ao produto).


O ativo usado é a toxina botulínica, que é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é aplicada em músculos específicos da face e provoca o relaxamento da região impedindo que ele seja contraído e assim forme as rugas.


PARA QUE SERVE

A toxina botulínica pode ser usada para diversas finalidades tanto estética como terapêutica (bruxismo, sudorese), mas neste post restringirei a falar sobre o seu uso para fins estéticos faciais.


Ela é usada para evitar a formação e/ou amenizar as rugas dinâmicas (aquelas formadas devido ao movimento muscular da face - como franzir a testa, quando sorrimos). Seu uso se restringe ao terço superior e parte do terço médio da face. Para as rugas da testa, na glabela (entre as sobrancelhas) e externo aos olhos (nos pés de galinha).

Muitas pessoas ainda tem preconceito com o procedimento por acreditar que com ele ficará toda paralisada, sem expressão e sem movimentar direito a boca. Mas o Botox não deve ser usado nessa região do rosto, justamente por ser uma parte que temos muita mímica facial. Em caso de rugas nessa área o tratamento não é feito com a toxina e sim com preenchedores. Então não precisa ter medo do procedimento, ele é MARA! Juro, valendo. E fazendo com um bom profissional, se você não contar ninguém vai saber que você fez.


QUANDO FAZER

A toxina gera melhores resultados usada de maneira preventiva, ou seja, antes das rugas dinâmicas se formarem, pois a ação do Botox é apenas de paralisar o músculo, depois que as linhas já tiverem se formado na pele somente a toxina não será suficiente para reverter a ruga, ameniza, mas não some totalmente com elas.


E como falei, é a partir dos 25 anos que as linhas de expressão ficam mais propensas a se formarem. Então dessa idade em diante é aconselhável. Consulte um dermatologista de sua confiança e peça orientação para ele de quando pode ser recomendável você aderir ao procedimento.


DURABILIDADE

A ação do Botox é irreversível, porém temporária. Seus efeitos duram em torno de 4 a 6 meses. E para manter os benefícios ela precisa ser reaplicar depois desse prazo. O resultado leva em torno de 15 dias, após a aplicação, para aparecer e em alguns casos pode ser necessário retoque para garantir a durabilidade citada acima.


COM QUEM APLICAR

Aplicação da toxina pode ser feita por médico dermatologista ou cirurgião plástico, dentistas e biomédicos com especialização em tratamentos estéticos. São esses profissionais habilitados para realizar o procedimento e saber qual dosagem e os pontos certos para realizar a aplicação.


O bom resultado do procedimento depende da qualidade e da quantidade de toxina botulínica aplicada (existem várias marcas além do Botox) e da técnica e conhecimento do profissional. Escolher com quem fazer (e não ir apenas pelo preço) é super importante para ter um bom resultado.


CONTRAINDICAÇÕES

Grávidas e lactantes não devem realizar o procedimento. Nem pessoas que tenham alergia aos componentes; doenças autoimunes, neuromusculares e de coagulação.

PREÇO

O preço varia bastante, mas não é um procedimento barato. Alguns profissionais cobram por pontos de aplicação outros um valor fixo independente de quantas aplicações serão necessárias. O ideal é pesquisar na sua cidade bons profissionais, buscar indicações para pagar um preço justo e ter um bom resultado.


E desconfie de preços muito baixos, pois o procedimento é invasivo, então demanda habilidade com a seringa para não causar edemas, não aplicar no lugar errado e paralisar um músculo indesejado. Pois mesmo sendo temporário durante o tempo de ação não tem como ser desfeito. Além disso, a durabilidade e a paralisação efetiva e correta dependem de um produto de alta qualidade e de um profissional qualificado e isso tem VALOR, que é diferente de PREÇO.


MINHA EXPERIÊNCIA

Eu que já passei dos 30 anos e vaidosa como sou quero envelhecer da melhor forma, sem me transformar, mas deixando as ruguinhas para mais tarde, hehe. Então já aderi ao uso da toxina estética. Acho que comecei até um pouco tarde, pois tenho bastante força mímica na testa e por isso tenho rugas horizontais profundas e que só o Botox não foi suficiente para tratar. Por isso, além da toxina também estou fazendo sessões de peeling para tratar as rugas que já se aprofundaram.


Então, se você notar que seu rosto está ficando com linhas de expressão estáticas (quando você estiver com a musculatura relaxada), pode ser a hora de você investir nesse procedimento.


Aqui em BH eu fiz a minha aplicação com a Dra. Renata Mattar. Adorei o trabalho dela e super recomendo. Inclusive é também com ela que estou fazendo as sessões de peeling.


Quem aí já é adepta do Botox? Espero que tenha gostado de saber mais sobre esse procedimento.


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘


114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page