Cabelos - Harmonizar ou Impactar?


Imagem: Gallery Wix


Nossos cabelos têm uma importância bem significativa na nossa imagem, afinal, eles são a moldura do nosso rosto, e digo mais, eles carregam muitas mensagens e histórias. Me conta aqui se você faz parte da grande porcentagem de mulheres corajosas que algum dia já se aventurou em pintar ou cortar o seu próprio cabelo?! A probabilidade de sair algo errado sempre é maior do que ter sucesso nessa aventura como "cabeleireira", não é mesmo? Quem é que não tem uma foto ou uma história para contar sobre isso, que atire a primeira pedra.


gif

Geralmente entre as amigas percebemos que as que possuem cabelos finos, sonham com cabelos mais volumosos, as de cabelos lisos desejam os cacheados, e por ai segue a lista de insatisfação. Infelizmente é difícil encontrar uma mulher que esteja 100% feliz com a estrutura natural dos seus fios. E está tudo bem! Hoje temos vários recursos para nos ajudar e profissionais para nos orientar, o que não rola, é querer acordar pronta! Tem que se dedicar e fazer a finalização dos fios adequadamente.


Nossos cabelos têm uma ligação com vários aspectos da nossa vida, como a cultura que se esta inserida, a religião, como proteção ao meio externo, e por muitas vezes pelo apego emocional. Todos esses fatores contribuem para o nosso desejo de imagem e cabe ao profissional consultor de imagem, ou cabeleireiro, ter uma escuta ativa para saber o que esta por trás desse desejo.


Na consultoria de imagem a regra é atender ao desejo e intenção de imagem da cliente, e nosso papel como consultoras é traduzir isso com harmonia e estética. Se tratando da parte capilar, há vários aspectos que avaliamos para que o conjunto do pescoço para baixo "converse" com a parte de mais impacto no visual, o rosto e os cabelos.


Se você esta buscando por harmonia na imagem e se conectar com suas características naturais, o ideal é respeitar, primeiramente, seu contraste pessoal e o TIP da sua coloração pessoal, ou seja, sua temperatura (subtom), intensidade e profundidade, para escolhas de coloração capilar e design de mechas repitam suas características naturais. Esse conjunto, resultará em harmonia na imagem, destacando mais ainda seus traços e realçando sua beleza.


Imagem: Pinterest - BrunaCavassa


Existe também outro método de harmonia que é análise da íris aplicada a colorimetria capilar, veja mais sobre esse assunto aqui. E se tratando da estrutura de corte, o foco é equilibrar ou distribuir o que é relacionado ao volume, caimento, movimento e comprimento dos fios.


Quando o desejo é oposto a essa proposta de harmonia e equilíbrio, e querer trazer mais impacto e caracterizar a imagem, a estratégia é enfatizar. E isso pode ser a repetição de alguma área de dominância visual da sua face ou outra área de sua gosto pessoal.


Na primeira foto a esquerda, o corte pixie acentua a expansão lateral do rosto acompanhando o arco zigomático e enfatizando a terço inferior do rosto. Já na segunda foto, o corte chanel angulo reto acompanha as linhas retas laterais do rosto, repetição neste caso, traduz mais balanço a imagem.


Um outro exemplo bem recente para ilustrar uma imagem harmônica e de impacto, com um antes e depois, é da cantora Luísa Sonza no seu novo álbum, Doce 22. Ela tinha uma imagem mais feminina e delicada através do baixo contraste, uso de maquiagens discretas, acessórios coloridos, cabelos longos e ondulados. Hoje sua imagem transmite mais drama através da mudança para um contraste mais disruptivo (cabelos platinados e sobrancelhas escuras), maquiagens marcadas, cores escuras e vibrantes, modelagens mais ousadas.

Imagem: Perfil @luisasonza


O conceito de bonito e feio não faz parte do vocabulário da consultora de imagem, isso é muito subjetivo, nosso juízo de valor não deve ser levado em conta, muito menos julgar o desejo de imagem da cliente. Nós entregamos opções e estratégias para que você possa transmitir sua intenção e expressar sua essência e momento que está vivendo, ao seu contexto externo. É um trabalho realizado em conjunto, respectivamente pela cliente que traz sua dor e desejo de imagem e a consultora que elabora a estratégia e o cabeleireiro que executa o trabalho final. O resultado será positivo se houver uma boa comunicação entre esses 3 elementos.


Independente do seu desejo de imagem, esta relacionado em trazer harmonia ou impactar, o mais importante é que você esteja segura de si mesma e feliz no momento presente.


E você, qual o seu desejo de imagem atual: HARMONIZAR ou IMPACTAR?


Me conte aqui nos comentários :)

E sobre mais conteúdos sobre autoimagem, você encontra no @marciaflorenccio


Bye for now,

Até o próximo post ;)















50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo