top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

CÍLIOS POSTIÇOS - O GUIA COMPLETO PARA VOCÊ APRENDER COMO ESCOLHER O IDEAL PARA VOCÊ

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Os cílios postiços dão acabamento mais bonito para a maquiagem, mas a escolha errada do modelo pode ter o efeito contrário. Não basta achar os cílios bonitos, é preciso que eles sejam os ideais para o seu tipo de olho e também para a maquiagem escolhida. E eu vou te ensinar como fazer essa análise e deixar sua maquiagem ainda mais incrível.


Mas antes de falar das características dos cílios postiços e de como escolher o certo para você (ou para sua cliente, caso você também seja maquiadora), se você nem se quer sabe como colar cílios já vou deixar um vídeo com o passo a passo que vai te ensinar de uma vez por todas!


TAMANHO DOS CÍLIOS


Na hora de analisar o modelo de cílios é importante considerar seu tamanho que podem ser longos, médios ou curtos.


E essa medida é em relação a dimensão do seu olho, primeiro quanto ao espaço de pálpebra que você tem. Isto é, o tamanho das certas dos cílios não pode cobrir a sua pálpebra nem deve chegar perto da sobrancelha.


O tamanho também está relacionado a largura dos postiços - do canto interno ao externo do olho, que deve ser o mesmo ou menor do que o do seus cílios naturais, pois se for maior deixará seu olhar caído.


Quando os cílios postiços são largos é possível cortar o excesso. Mas quando as cerdas é que são maiores do que o seu espaço de pálpebra não é possível cortar, então fique atenta a isso quando for escolher o modelo para comprar.

Nesse exemplo notem que a largura dos cílios está maior do que o olho, sobrando no canto externo e isso deixa o olhar tombado (nosso cérebro segue a linha do desenho dos cílios e como ele desce em direção aos cílios inferiores, cria a impressão de um olhar caído, entristecido). As pontas também estão muito longas, chegando perto da sobrancelha, isso deixa o resultado pesado e artificial (além de cobrir o esfumado).


Nesse outro exemplo, apesar de a largura está correta (acompanhando os cílios naturais) o tamanho das cerdas está desproporcional ao espaço de pálpebra, chegando na sobrancelha e cobrindo toda a maquiagem.

Aqui tanto o tamanho das cerdas quanto a largura estão ideais em relação a esse olho. Acompanha os cílios naturais e não cobre toda a pálpebra superior.


EFEITO DOS CÍLIOS


Atualmente encontramos vários tipos de cílios, de cerdas naturais, de seda e sintética. Essa última é a que dá o resultado mais artificial, que deixa uma aparência de cílios plástico, não fica bonito para uma maquiagem social. São legais apenas para maquiagem artística ou conceitual. Quanto mais parecido com fios reais, mais bonita ficará a maquiagem.


Em questão de efeito podemos ter um resultado mais natural ou volumoso. Isso é questão de preferência, mas lembre-se sempre de respeitar o tamanho e largura dos cílios postiços mesmo que você prefira um modelo com mais volume.

VOLUMOSO NATURAL


ESTILOS DE CÍLIOS


O mais comum e fácil de encontrar são os cílios inteiriços. Porém, se você quiser um resultado mais gateado, que levante o olhar você pode optar por usar um cílios mais curto, apenas no canto externo, chamado de cílios de canto ou cantoneira. Que pode ser comprados já cortados ou você pode simplesmente cortar um inteiro e usar apenas a metade. E para um efeito mega natural e super leve existem ainda os cílios de tufos.

INTEIRO CANTONEIRA TUFOS


INTEIRO CANTONEIRA TUFOS



FORMATOS DE CÍLIOS


Essa é a característica dos cílios postiços MAIS IMPORTANTE, pois a sua escolha precisa respeitar o formato do olho (e temos 6 formatos além de 8 características) e da maquiagem (que executada corretamente também deve respeitar o formato do olho para valorizá-lo).


Como esse é um tema extenso e muito técnico (ensino tudo sobre isso no meu curso profissional e no de automaquiagem explico o formado da aluna para ela) para um post apenas sobre cílios postiços é impossível adentrar nesse ponto.


Então uma dica que ajuda na maioria das vezes a escolher melhor é seguir o esfumado. Assim escolha o formato dos cílios postiços igual ao do esfumado, ou seja, para esfumado arredondado use cílios arredondados, para esfumado alongado opte por cílios leque.


Encontramos 3 formatos de cílios postiços (que podem variar no tamanho, estilo e efeito)

ARREDONDADO LEQUE (ou alongado)


PROJETADO (o centro é mais longo do que as pontas interna e externa)


UFA! Eu sei, a escolha dos cílios postiços realmente não é simples e justamente por isso acredito que tantas pessoas ainda têm receio de usar. Afinal uma má escolha pode colocar toda a maquiagem a perder.


Por isso anote cada um dos pontos que expliquei aqui e analise todos eles na próxima vez que for comprar os seus cílios postiços.


Em um próximo post trago uma seleção de marcas e modelos de cílios postiços que eu mais gosto de sugestão para vocês!!


Espero que esse post tenha te ajudado a entender como escolher os cílios corretos para deixar sua maquiagem ainda mais incrível.


E aproveitando o tema, alguns cílios podem ser usados mais de uma vez, desde que voc~e tome certos cuidados com eles. Tenho um vídeo ensinando como higienizá-los para poder usar mais vezes.


Espero que tenha gostado.


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘

383 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page