top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

ANÁLISE DE COLORAÇÃO PESSOAL (primavera clara) - COMO CONHECER MINHAS CORES AJUDOU NA MINHA IMAGEM

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Eu decidi passar por uma consultoria de imagem em 2019, quando estava em um momento de busca por autoconhecimento e queria melhorar a minha imagem pessoal e de marca como profissional da área da beleza.


A análise de cores foi a primeira etapa e a que eu mais tinha vontade de fazer. Passei pela análise pelo método sazonal expandido, aqui no blog tem dois post explicando sobre esse método AQUI e AQUI.

A minha cartela é a primavera clara. E eu simplesmente sou APAIXONADA por ela. Mais minha cara impossível. 85% das minhas roupas coloridas já eram nas minhas cores, pois intuitivamente eu já gostava das cores que me favorecem. O que facilitou a etapa de compras.


Essa cartela (primavera clara) é considerada neutra-quente. As cores são quentes (com adição de amarelo), mas a principal característica dela é a intensidade, são cores mais claras e não puras. Por se tratar de uma cartela "neutra" no quesito metais tanto dourado quanto prata funcionam para mim, mas o melhor de todos são os rosé.


A análise também orienta sobre as melhores cores de cabelo para quem quer tingir. Para a primavera clara os tons aquecidos são os que mais favorecem. E o meu ruivo está lá! Eu já imaginava que eu seria uma das cartelas quentes, justamente por causa do ruivo que, modéstia a parte, me cai muito bem, tanto que quem não me conheceu antes sempre acha que sou ruiva natural. E com essa confirmação passei a amar ainda mais minha ruivisse.

Saber as minhas cores me deixou mais prática na hora de adquirir uma peça nova (da parte de cima, as debaixo não interferem na coloração da face). Me trouxe também mais vontade de usar acessórios coloridos e não ficar apenas os metalizados.


Além disso, ao usar alguma das minhas cores percebo que sinto menos necessidade de me maquiar ou uso pouco, pois a cor certa tem o poder de amenizar manchas, olheira e até as linhas de expressão. E usar as cores recomendadas na maquiagem também ajuda muito a dar mais harmonia para a imagem. E isso vale inclusive para os tons neutros (cada cartela tem os seus) e não apenas os coloridos.

Essa self fez bastante sucesso quando postei no meu insta. Todo o look foi trabalhado seguindo a minha cartela. A camisa rosinha e os da maquiagem. Coloquei o brinco verde (para criar a harmonia complementar) ajudou a trazer ainda mais atenção para o meu rosto, mesmo estando com cores claras e neutras.


Saber a minha cartela também me ajudou a criar minha identidade de marca para meu Estúdio de Beleza e para o site, com a cor que, inclusive, é a minha preferida, o Coral. Uma cor que está super presente na cartela (nela não tem laranja puro, apenas variações de coral) e que vibra muito a intenção de imagem que desejo transmitir - alegria, otimismo e espontaneidade, associado a estética e beleza.

Camisa coral - o uniforme da minha empresa


O que acho mais legal de saber minhas cores é poder usar todas que eu quiser (principalmente as que não estão na cartela), mas equilibrando com as que mais me beneficiam.


A cor preta, por exemplo, não esta na cartela primavera clara (e em quase nenhuma, diga-se de passagem, se não estou enganada das 12 apenas 2 tem preto), mas é uma cor super coringa e, na minha opinião, elegante. Mas é um tom escuro, totalmente oposto a minha característica principal, que é clara. Então quando quero usar preto, já sei que preciso caprichar na maquiagem, ou no decote (pois mais pele amostra ajuda a minimizar o efeito negativo da cor) ou em um acessório com as minhas cores.


Foi exatamente o que fiz nessa produção. Usei batom e brincos coral e decote, minimizando o "peso" do preto para a minha imagem.


Eu sei que no quesito vestimentas, por eu já ser bem adepta a usar roupas coloridas foi bem fácil introduzir outros elementos de cor para a minha imagem. Mas sei que a maioria das pessoas tem dificuldade de ousar e se "colorir". E a análise de coloração vai te ajudar muito nisso, a conhecer e a valorizar a sua beleza através das cores. Te tirar da zona de conforto e deixar o seu visual mais interessante e de forma certeira, sem deixar de ser você mesma.


Conhecer minha cartela me deixou mais confiante e segura ao me produzir. Também fiquei mais consciente na hora de adquirir uma peça ou um acessório novo, deixando o meu guarda-roupa mais funcional e inteligente. Para mim, foi um dos melhores investimentos na minha imagem (pessoal e profissional) que já fiz.


Levei a minha mãe para fazer a análise dela (ela é outono quente), deixei minha madrinha (que é a mulher mais vaidosa e fashion que conheço) doida para fazer a dela (depois ela ganhou de presente da filha - ela é algum dos invernos) e agora estou aqui recomendando para vocês. Busquem uma consultora de imagem da sua cidade e faça sua análise de coloração pessoal. Vocês também vão amar conhecer suas cores e valorizar sua beleza com elas!


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page