Por que você precisa de uma consultora de imagem?


Image: Pinterest


No dia 23 de novembro comemora-se o dia internacional dos consultores de imagem.

Por ser uma profissão que é paga pelo capital intelectual, eu como profissional da área me presenteei com um curso de 4 dias sobre Styling com a consultora de imagem pioneira e icônica desse universo, Carla Mathis, co-autora do livro The Triumph of individual Style, a bíblia dos consultores de imagem.


Aprender com a Carla Mathis para aprimorar mais ainda os meus atendimentos foi uma experiência impar e muito gratificante,


Aproveito esse post para expressar minha gratidão e honrar essa veterana que abriu portas para que hoje muitas mulheres estejam expandindo na carreira de consultora de imagem, fazendo com que essa profissão cresça e fique reconhecida cada vez mais.


"Toda Consultora de Imagem precisa de uma Consultora de Imagem" Carla Mathis

Aproveitando o clima dessa comemoração, eu trouxe alguns benefícios sobre a consultoria de imagem resumidos em 3 As. Vamos lá conhecer?


1. APARÊNCIA


A aparência é um pilar importante e essencial na sua imagem pessoal. É através da aparência que você é percebida em todos ambientes que está inserida, inclusive na presença digital.

Para alguns a aparência não importa, dependendo do contexto, eu até posso concordar.

Mas se você tivesse menos de 3 segundos para transmitir a mensagem que deseja, o que você faria?

Esse desafio ficará bem difícil ou impossível de executar se você não entender sobre os elementos de design e interpretação neuronal, citando apenas esses dois pontos.


Estudos já comprovam que as primeiras impressões são formadas em milésimos de segundo pelo nosso sistema límbico, mais especificamente, a amígdala. Ou seja, o cérebro emocional é responsável por duas reações básicas: o prazer e o medo.


De acordo com psicologa social e professora da Harvard Business School, Amy Cuddy, as decisões mais rápidas que uma pessoa faz em segundos ao ver alguém pela primeira vez são:


POSSO CONFIAR NESSA PESSOA? VS DEVO RESPEITAR ESSA PESSOA?


E a aparência é responsável por essa decisão. E caso haja ruídos na sua imagem a impressão gerada pode ser negativa. Um ruído de imagem é aquele atributo verdadeiro, ou não, sobre você, por exemplo: Você já se sentiu desconfortável quando alguém fala que você tem "cara de novinha", ... brava, ... ou séria demais? Este pode ser um ponto verdadeiro sobre você, mas se torna um ruído quando você não deseja que esse atributo represente sua imagem nas primeiras impressões.

O ruído de imagem é um ponto importante trabalhado dentro das estratégias da consultoria.


Você sabe o que sua imagem está transmitindo? Ela está de acordo com seu desejo atual?


É importante lembrar que autenticidade não significa revelar todos os seus segredos. Mas estar no controle sobre o que está expressando através da sua imagem e o que está guardando para si. Ter esse controle sobre como se apresentar ao mundo de forma mais assertiva de acordo com a sua intenção é um poder pessoal. E essa é uma habilidade que você aprende a desenvolver com a consultoria de imagem.

Imagem: Pinterest


E agora me conta, a aparência é ou não importante para você?


2. AUTOCONHECIMENTO


Eu gosto de dizer que passar por uma consultoria de imagem é vivenciar um processo de autoconhecimento.


Por mais que a consultoria de imagem trabalhe na sua aparência, isso é apenas o resultado de um conhecimento detalhado interno sobre você e expressado externamente, da cabeça aos pés.


Na minha prática, eu uso os saberes da morfopsicologia e do visagismo para identificar a tendência do perfil comportamental através das expressões lineares da face. Este é um mergulho profundo para compreender e identificar seus principais traços que podem estar atrelados a suas escolhas, conectando a sua essência ao seu estilo pessoal.


A maior dor das clientes é achar que não tem estilo, e isso é fruto de excesso de informação através das dicas aleatórias, mas na hora de aplicar não traz o resultado esperado. Outra dor é a falta de autoconhecimento sobre o que realmente deseja expressar através de sua imagem no momento atual da sua vida.


3. ASSERTIVIDADE


Assertividade tem a ver com clareza.

É o sentimento de saber o que vestir e se sentir segura com a sua escolha.

Quando você passa pelo processo da consultoria de imagem, você sai munida de muitas estratégias práticas e com isso vários resultados positivos como:


Imagem: Pinterest


  • Suas novas aquisições serão pontuais e objetivas. Sabe aquele versículo "Tudo posso mas nem tudo me convém"? Pois bem, aqui você vai aprender a apreciar as peças que você acha lindas,mas sem a necessidade de compra-lá só porque gostou. O ideal é adquirir peças que façam parte do seu repertório de desejo de imagem ou da sua assinatura de estilo.

  • Aprender a dizer não é resultado de autoconfiança. Saber dizer não para aquela blusinha da promoção ou qualquer peça extra que a vendedora quer te empurrar a todo custo, vai ter gerar economia para investir melhor futuramente na qualidade das peças que farão parte do seu estilo e objetivo. Saber dizer não também é resultado de autoconfiança!

  • Você sabe os tecidos e cortes que melhor favorecem suas particularidades corporal. O seu biotipo juntamente com seu desejo de imagem será o guia para estrutura dos tecidos, cortes e cores de suas roupas.

  • Ganha no custo x uso de cada peça. Se você pagou barato em uma peça, mas usou apenas uma ou pouquíssimas vezes, certamente essa peça está entre as mais caras do seu guarda-roupa.

  • Aprende a multiplicar seu guarda-roupa. “não tenho o que vestir” com o guarda roupa roupa cheio, certamente não será mais um problema pra você.

  • Não vive refém de todas as tendências de moda, mas aprende a usá-la a seu favor.

  • ... e muito mais estratégias para você ser mais assertiva nas suas escolhas.


Qual desses 3 As é mais importante para você hoje?


"Sua vida é feita de fases e em cada uma delas demanda uma nova versão de você." Márcia Florêncio

Através da consultoria de imagem você vai obter as estratégias e habilidades necessárias para representar sua melhor versão para seu desejo atual.


Como posso te ajudar nessa jornada? Entre em contato comigo pelo meu instagram @marciaflorenccio vai ser um prazer contribuir no seu desenvolvimento pessoal.


Até o próximo post, que por sinal, será o ultimo de 2021!!


Bye now,


Márcia Florêncio