Contraste Pessoal - Aprenda a identificar o seu


Imagem: Bob Brown


A identificação do contraste pessoal é uma das primeiras etapas da consultoria de análise de coloração pessoal. Saber o seu contraste pessoal vai te beneficiar em vários aspectos da sua imagem pessoal, desde a escolha sobre sua coloração capilar, maquiagem, até as cores de estampas de roupa. Tudo isso porque o seu contraste pessoal vai te direcionar sobre qual escala de cores, escuras e claras, fica mais harmônica em você.


Mesmo que esse seja um tema simples e fácil de aplicar, ainda há muitas dúvidas na hora de colocar em prática. Por isso trouxe esse tema para te ajudar a usar o conceito de contraste pessoal, e por estratégia, em qual momento esse conceito não é usado para ter um efeito contrário.


Imagem: variety.com


Para começar vamos esclarecer o que é contraste.


Contraste 1. grau marcante de diferença ou oposição entre coisas da mesma natureza, suscetíveis de comparação. 2. oposição de tons, luz e sombra numa obra artística ou imagem.


Na prática essa comparação é feita através das cores acromáticas - branco e preto - conhecida como a escala de cinza, que é essa variedade de tons monocromático entre preto e branco, como mostra a figura abaixo.



Na coloração pessoal, essa comparação entre claro e escuro é feita entre os cabelos, sobrancelhas, olhos e a pele da pessoa. Verifica-se então a diferença entre essas cores mais escuras e clara que compõe o rosto da pessoa analisada. A depender da escala entre claro e escuro será definido o tipo do contraste pessoal.


O objetivo principal do conceito do contraste pessoal é harmonizar, ou seja, repetir a sua escala de tons - claro ou escuro - na sua imagem.



Veja na imagem abaixo, um exemplo de baixo contraste da atriz Ellen Fanning. Na foto esquerda ela usa um batom que foge do conjunto harmônico, do conceito do seu contraste pessoal, comparado a foto direita, que esta dentro da sua escala de tons que compõe suas cores naturais.


Não é uma questão de qual é bonito ou não. Se o seu objetivo é buscar harmonia no seu visual, transmitir uma mensagem de mais acessibilidade, naturalidade e até um aspecto de mais jovialidade, a melhor estratégia é seguir sua própria escala de tons.


Porém se você quer trazer mais drama na sua imagem, ou até mesmo, querer tirar o foco de um outro segmento do seu rosto, por alguma determinada razão, você "sai" desse conceito harmônico, colocando um "holofote", no caso da Ellen Fanning, no segmento inferior do seu rosto.



Por outro lado, a cantora Dua Lipa, que possui alto contraste pessoal, aplicou o efeito oposto, diminuindo seu contraste de alto para baixo drasticamente, através da coloração capilar.




TIPOS DE CONTRASTE


BAIXO CLARO e BAIXO ESCURO - Significa que a pessoa possui cores em uma escala próxima, seja dos tons claros ou dos tons escuros.




MÉDIO CONTRASTE - Significa que a pessoa possui as cores em uma escala intermediaria entre os tons claros e escuros.




ALTO CONTRASTE - Significa que a pessoa possui as cores em uma escala extrema entre o claro e o escuro.