top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

COSMÉTICOS COM PREBIÓTICOS E PRÓBIOTICOS - os "Yakult" para cuidados com a pele

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Quando se fala em bactérias e micro-organismos a primeira coisa que vem a mente (principalmente nos dias atuais - Pandemia por COVID-19) são doenças. Mas não é bem assim.


Por todo o nosso corpo estão presentes zilhões de micro-organismos e muitos deles são necessários para a nossa saúde e sobrevivência. Tenho certeza que você tomou Yakult que contém lactobacilos vivos (um tipo de bactéria do bem) para ajudar a regular a flora intestinal.


Pois é, no intestino as bactérias benéficas já são bem conhecidas pela ciência e inclusive existem vários alimentos chamado de probióticos (como é o Yakult) que possuem micro-organismos vivos que ajudam na regulação da flora intestinal.


Porém, na nossa pele, o maior órgão do nosso corpo e principal barreira de proteção externa que possuímos, também existe uma microbiota com cerca de 1 trilhão de micro-organismos. São mais de 1000 espécies diferentes de bactérias, além de fungos, vírus e ácaros.


E diferente do intestino, a nossa pele (e consequentemente a sua microbiota) fica exposta a influências externas - como poluição, radiação solar, temperatura, etc. que levam ao desequilíbrio dessa barreira microbiana.


Sem contar no excesso de limpeza, sabe aqueles sabonetes antibacterianos que prometem eliminar 99,9% dos germes? Pois é. Eles não matam apenas os micro-organismos patogênicos (os que causam doenças), eliminam também os que pretejem a pele. Ou seja, higienizar a pele excessivamente é prejudicial para a saúde, principalmente o uso desses produtos anti-germes.


A microbiota cutânea é importantíssima na regulação de várias funções da pele. Previne infecções, dermatite atópica, rosácea, acne e até mantém a sua hidratação e por isso a industria cosmética vem incorporando cada vez mais ciência em seus produtos estéticos que ajudam a manter o equilíbrio da barreira microbiana da pele. Criando produtos chamados de prebióticos, probióticos e pósbióticos.


PREBIÓTICOS


Os prebióticos possuem substâncias que estimulam a proliferação de bactérias benéficas para o corpo que ajudam na defesa e estimula a imunidade cutânea e também combatem o desenvolvimento das bactérias patógenas ou oportunistas.


Cosméticos prebióticos auxiliam no tratamento da acne por proteger e estimular as defesas naturais da pele combatendo as bactérias responsáveis pela doença Inclusive um estudo realizado pela Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshti, no Irã, garante que esses produtos retardam o surgimento de linhas de expressão e do envelhecimento cutâneo.


PROBIÓTICOS


Enquanto os prebióticos possuem "alimentos" que ajudam no crescimento da flora cutânea, os probióticos possuem micro-organismos vivos que ajudam a compor a flora. Em alimentos isso já é bem comum, como citei acima o Yakut e também kefir e kombucha que já estão bem conhecidos. Mas em cosméticos ainda é difícil de encontrar. Inclusive aqui no Brasil é proibido o uso de micro-organismos vivos nesses produtos.


PÓS-BIÓTICOS


Os pós-bióticos, por sua vez, são substâncias produzidas pelas bactérias “boas” e que trazem benefícios importantes para o organismo.


Atualmente possível encontrarmos cosméticos prebióticos no Brasil, inclusive de marcas nacionais. Eles são indicados para todos os tipos de pele, mas principalmente peles sensíveis são ainda mais beneficiadas pelo aumento da barreira e proteção da microbiota cutânea.


Separei alguns exemplos de cosméticos prebióticos para vocês conhecerem.


NATURA

O hidratante facial Acqua Bio-Hidratante da linha Chronos (AMO e tem resenha dele AQUI) e o corporal Todo Dia.


ADCOS

Loção corporal anti idade, Hidratante aerosol Aqua.Pro.Bio, sabonete anti acne.



LA ROCHE POSAY

Hidratante facial Toleriane para peles sensíveis e também para crianças. (Ganhei amostrinhas dele da minha querida Dermato e é muito bom).


E aí, você sabia que a sua pele precisa de bactérias para ficar saudável? E que já é possível adquirir cosméticos que alimentam a microbiota da pele?


Espero que tenha gostado do post.


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘

47 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page