top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

DELINEADORES: GUIA COMPLETO PARA TE AJUDAR A ESCOLHER O MELHOR TIPO PARA VOCÊ

Atualizado: 15 de fev. de 2022





O delineado gatinho é uma das técnicas de maquiagem mais antigas de história, segundo estudiosos o delineador se originou no Egito, por volta de 10 mil anos A.C.


O delineador não era usado apenas por mulheres, mas também por homens, pois sua função não era estética para proteger os olhos do escaldante sol e da poeira da região em que viviam. A prática caiu em desuso após o Eito ter sido dominado por Roma.


A descoberta do túmulo de Tutankhamon, na década de 1920, influenciou o uso de delineador pelas mulheres daquela época. E desde então essa técnica vem sendo usada na maquiagem, alguns anos mais outros menos.


A grande preferência ainda é pelo clássico gatinho preto, mas temos visto atualmente o surgimento de diferentes formatos e de várias cores.


O primeiro passo para se fazer um bom delineado é escolher o melhor delineador. Encontramos diversos tipos de delineadores, e o ideal é aquele que você consegue trabalhar.


DELINEADORES EM CANETA


De uso exclusivamente pessoal (não se deve compartilhar maquiagem que não dá para realizar higienização) é o modelo mais prático de todos para delinear na automaquiagem. São ótimas para levar na bolsa e em viagens. O formato ajuda na precisão por dar firmeza para as mãos e a ponta fina possibilita traços leves. Encontrado em diversas cores e com acabamentos opacos e cintilantes.



DELINEADORES LÍQUIDOS


Também são apenas para uso na automaquiagem, pois o seu aplicador fica em contato direto com o produto então não serve para uso profissional já que se torna um produto compartilhado e contraria as recomendações de biossegurança.


Ideais para criar traços bem finos e muito pigmentados, os delineadores líquidos são geralmente bastante fluidos, então preciso esperar secar um pouco depois de passar para não carimbar a pálpebra móvel. Algumas marcas desenvolveram versões chamadas de peel off que quando secam formam um filme plástico, tornando a sua retirada muito mais fácil. Ótima para quando damos aquela erradinha, é só puxar e fazer de novo, sem estragar a maquiagem toda.


Delineadores Peel Off (forma um filme plástico)



DELINEADORES EM GEL


O ideal para uso profissional pela possibilidade de poder retirar o produto da embalagem e não precisar ter contato direto do pincel depois de aplicado na pele.


Claro que também pode ser usado na automaquiagem, mas por ser um produto mais denso, que costuma ter secagem rápida e precisar de pincel de maquiagem, ele requer um pouco mais de habilidade na hora de fazer o traço. Esse é o meu tipo preferido, não apenas profissionalmente, mas também para uso pessoal.


O melhor, na minha opinião é o da Inglot, ele é super preto, com textura perfeita, secagem não muito rápida, o que permite trabalhar melhor e tem um ótima fixação.

Até uns anos atrás somente marcas importadas, com a Inglot, tinha delineador em gel, pois era um tipo de produto mais buscado por profissionais. Porém, ele se popularizou e hoje é possível encontrar de marcas populares, inclusive de outras cores.



BÔNUS - ADAPTANDO PRODUTOS


Apesar de ser mais prático fazer delineado com um delineador próprio, é possível adaptarmos outros produtos e transformar eles em delineadores!


  • Lápis de olho

  • Sombra molhada com diluidor de maquiagem

  • sombra líquida


Com o lápis é bem fácil, aplicando ele direto, bem apontado. Você pode usar um pincel chanfrado para dar o acabamento do puxandinho ou até mesmo fazer um acabamento esfumado, que fica super moderno.


Já com sombra diluída você consegue criar seu próprio delineador. A dica é raspar um pouco da sombra em uma plaquinha e pingar diluidor de maquiagem, deixando a textura de uma pastinha e usar um pincel chanfrado ou fino de delinear.


Sombras líquidas já costumam vir com pincel de aplicação, mas normalmente são grossos, então para fazer delineado é melhor usar um pincel mais fino.


Para esse post não ficar muito longo vou deixar para trazer inspirações de delineados e como fazer em uma próxima postagem. Então fica ligada aqui no blog, assinando a newsletter você recebe no seu email quando tiver post novo.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.




77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page