COMO MONTAR UM KIT BÁSICO DE MAQUIAGEM - para iniciantes

Atualizado: 15 de fev.



Como vocês sabem, sou maquiadora profissional e também educadora de maquiagem. No meu curso para maquiadores iniciantes e também na mentoria de auto maquiagem (denomino assim pois é mais do que um curso convencional de automaquiagem, eu faço uma consultoria prévia com a aluna, que inclui avaliação de visagismo, de colorimetria e a elaboração da aula prática de forma personalizada e direcionada para ela). #momentojaba para mim mesma, rs; eu forneço para minhas alunas uma lista dos materiais necessários para se fazer uma maquiagem completa.


Logicamente a lista de sugestões do curso profissional é bem maior do que o da mentoria de automaquiagem (pois essa é personalizada e direcionada para cada aluna de acordo com suas necessidades), mas de forma genérica a sequência de produtos para se fazer uma maquiagem completa é bem parecida.


Pela minha experiência ministrando cursos de maquiagem, eu sei que quem está começando a maquiar normalmente não tem todos os produtos que precisa (muitas vezes acaba adquirindo o que nem precisa) e não sabe quais itens de maquiagens são realmente essenciais.


Pensando nisso, decidi presentear vocês - minhas leitoras queridas - com uma lista genérica para vocês montarem seu próprio kit inicial de maquiagem de maneira correta. Então pega papel e caneta para anota tudo!


Antes de mais nada, sempre explico que uma maquiagem bonita e duradoura começa pelo seu skin care (cuidado com a sua pele) diário e contínuo. Se você já consultou um dermatologista e possui uma rotina de cuidados, parabéns! Mas para quem ainda não tem o hábito de cuidar da pele, deve começar com 3 passos simples: limpar, tonificar e hidratar, o básico do básico, que já funciona.


E esses mesmo passos devem ser feitos antes de se aplicar a maquiagem. Etapa que chamamos de preparação da pele ou pré-maquiagem.


Sendo assim, os primeiros itens da sua lista devem ser:


  1. 1 produto de limpeza facial (pode ser sabonete, espuma, loção, o que você preferir)

  2. 1 tônico ou adstringente (esse último para quem tem pele oleosa)

  3. 1 hidrante - em creme para peles secas e em gel para mistas a oleosas (mesmo quem tem pele oleosa PRECISA hidratar a pele. Oleosidade é diferente de hidratação - em breve farei um post sobre esse assunto).

Atente-se para adquirir produtos para essa etapa que sejam para o seu tipo de pele. (Por isso recomendo que consulte um dermatologista para receber uma orientação mais direcionada).


No vídeo abaixo, que fiz para o meu canal do Youtube, eu expliquei detalhadamente essa etapa da pré-maquiagem e mostrei os produtos que tenho usado atualmente nas minhas clientes. Mostrei também opções para diferentes tipos de pele. Vale a pena dar uma conferida!


Depois da pré-maquiagem, vem os produtos de maquiagem mesmo:


  1. 1 Primer (recomendo apenas se você tiver pele oleosa com poros dilatados)*

  2. 1 Base de cobertura média (pois com essa cobertura você terá uma base mais versátil, podendo colocar um pouco de hidratante para ela ficar mais leve ou aplicar mais camadas e ter alta cobertura)

  3. 1 Corretivo do seu tom de pele

  4. 1 Pó solto translúcido

  5. 2 tons de blush (um bronzer e outro da cor de sua preferência - rosa, coral, etc.)

  6. 1 iluminador em pó

  7. 1 paleta de sombras com cores neutras (beges, marrons, preto) (se vocês gostar de cores, 1 paleta com as suas preferidas)

  8. 1 máscara de cílios preta

  9. 1 máscara de cílios transparente (para as sobrancelhas)

  10. 1 lápis de olho preto

  11. 1 lápis de olho marrom

  12. Batons (quantos quiser e puder ter) nas cores de sua preferência

  13. 1 bruma fixadora de maquiagem


*Existem vários tipos de primers, para diferentes funções, mas para quem está iniciando acho que apenas para quem tem poros dilatados ele realmente seja necessário.


Acessórios*:


  1. 1 esponja para aplicar a base e o corretivo

  2. 1 pincel para pó

  3. 1 pincel para blush/iluminador

  4. 2 pincéis para esfumar sombra (um grande e um médio)

  5. 1 pincel chanfrado para sobrancelhas

  6. 1 pincel lápis para o esfumado inferior

  7. 1 curvex

*Essa parte ficou mais direcionada para automaquiagem, pois profissionalmente precisa-se de mais pincéis, inclusive repetidos. Mas já dá para ter um direcionamento para profissionais também.


Gravei uma série de vídeos no meu IGTV no Instagram sobre pincéis. Também recomendo que você assista para conhecer as opções que existem (lembrando que para um kit próprio inicial apenas os que coloquei acima são mais do que suficiente). Os links para ver os vídeos estão abaixo.


https://www.instagram.com/tv/B48BBJ1l-YQ/

https://www.instagram.com/tv/B5Gt3diFosz/

https://www.instagram.com/tv/B5Q-M-hlpoa/


Eu sei, a lista não é pequena, mas lembre-se que compartilhei um guia genérico, ou seja, para atender o maior número de pessoas, já que não tenho como personalizar sem conhecer cada uma de vocês. Mas vocês podem adaptá-la conforme suas preferências.


Espero que esse post tenha te ajudado a ter um direcionamento por onde começar a montar seu kit. E quando puder, agende seu curso comigo, para ter uma lista personalizada e, claro, aprender a maquiar como você sempre sonhou!


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.


Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept

Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty


E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖