MAQUIAGEM PARA PELE MADURA

Atualizado: 15 de fev.


Antes de falar sobre maquiagem para pele madura é preciso primeiro conceituar o que é uma pele madura.


A nossa pele começa a dar os primeiro sinais de envelhecimento aos 25 anos (não atoa que é para essa faixa etária que os cosméticos antissinais começam a ser feitos), quando a produção de colágeno e elastina - proteínas que dão firmeza e elasticidade para a pele - começam a diminuir, cerca de 1% ao ano (isso para quem tem uma rotina de cuidados e hábitos saudáveis, pois essa queda pode ser acelerada e gerar o envelhecimento precoce). A partir dos 30 anos a pele começa a ficar mais rígida dando inicio ao surgimentos das linhas de expressão. Com os 40 anos a pele perde a capacidade de repor ácido hialurônico - responsável pelo volume e sustentação da pele e por mantê-la hidratada. Com a baixa produção desse ácido a cutes perde volume e fica mais desidratada.


Porém, entre os 45 e 50 anos, além da queda na produção das proteínas de sustentação e do ácido hialurônico, ocorre diminuição na renovação celular e mudanças hormonais, típicas da menopausa, que também impactam na aparência da pele. E é a partir daí que se considera que uma pele se tornou madura (contudo, como explicado acima, depois dos 30 anos o envelhecimento se acelera, então se não houver cuidados, a pele madura pode "surgir" mais cedo, envelhecendo precocemente).


A pele madura, pela perda da elasticidade e da firmeza, se torna mais fina e as rugas ficam mais aparentes. Ela pode ter aspecto áspero devido a desidratação, causada pela queda na produção do ácido hialurônico. Além disso, em razão da redução do fluxo sanguíneo a pele passa a receber menos nutrientes o que provoca a perda do viço/brilho natural, ficando mais opaca.  


Todas essas características precisam ser levadas em consideração na hora de se maquiar uma pele madura. Começando por uma preparação mais potencializada, uma vez que a pele madura tende a ser mais desidratada e áspera.


Mas com um cuidado, mesmo com esses aspectos típicos da pele madura, o tipo de pele deve analisado e respeitado na hora de escolher os produtos (uma pele madura pode ser mista, seca ou oleosa).


A regra de que "menos é mais" (que para o meu estilo de trabalho não se restringe às peles maduras) para peles maduras deve ser seguida com mais rigor, pois quanto mais leve for a maquiagem menos ela marcará as rugas. É preciso ter em mente que maquiagem não é tratamento estético, ela não irá sumir com as marcas e rugas, pelo contrário, excesso de produto evidencia as irregularidades da pele.


Deve-se dar preferência a base e corretivo com acabamento natural e cobertura leve, com viço pois a pele opaca intensifica as irregularidades da pele, deixando-a com aspecto de mais envelhecida. Mas atenção, pele viçosa é diferente de brilhosa, excesso de brilho, cintilância causa o efeito contrário e ressalta as ruguinhas. E o pó solto é a melhor escolha, pois são mais leves do que o compacto.


Para fazer uma pele leve o primeiro passo é usar a base no tom e subtom exatos da pessoa. A base deve ter acabamento natural, cobertura leve ou você pode deixá-la mais fluida misturando com um pouco de hidratante ou óleo facial. Prefira os produtos cremosos, como o blush e o iluminador. O pó é importante para que o produto não transfira e não acumule nas ruguinhas, mas cuidado com o excesso, escolha um pó bem fino e use apenas o necessário, para não matificar nem carregar a pele.


Para os olhos o melhor tipo de esfumado será aquele que mais valorizar o formato e as características do olho da pessoa, precisa ser avaliado caso a caso. Quanto a textura das sombras, as opacas ou levemente cintilantes ficam melhores se a pele da pálpebra for flácida. Já sobre cores, sem restrições, vai do gosto de cada pessoa. Os cílios postiços de tufos são ótimos para incrementar o olhar (para quem gosta de usá-lo) sem pesar.


Os batons cremosos são as melhores opções para pele madura, pois são lábios possuem mais linhas e batons mate irão vincar e ressaltá-las.


As clientes que me procuram gostam do meu estilo de trabalho - maquiagem embelezadora - pele leve e natural. Mas quanto a maquiagem dos olhos as preferências variam, algumas preferem cores mais discretas, outras gostam de mais intensidade.


Trouxe algumas maquiagens minhas em pele madura, para inspirar vocês.

As clientes que me procuram costumam ser mais discretas, mas isso não quer dizer que quem gosta de ousar na maquiagem não pode só por que tem pele madura. Maquiagem é antes de tudo expressão!


Selecionei algumas imagens que estão no pinterest com maquiagens coloridas em pele madura para mostrar isso.

FOTOS: reprodução do pinterest



Espero que tenham gostado! 😘


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.


Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept

Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty


E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

126 visualizações0 comentário