top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

MAQUIAGEM X PHOTOSHOP - não acredite em tudo que você vê

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Quando vemos fotos de mulheres maquiadas, principalmente celebridades, costumamos ver além da beleza delas, peles perfeitas, lisinhas, sem nenhuma mancha, poros, linhas de expressão...


E isso acaba gerando em muitas mulheres a crença de que uma maquiagem bem feita faz "milagre". Mas essa perfeição das fotos (e acreditem, até em vídeos) não vem da maquiagem, é graças a uma boa luz, um bom ângulo e PHOTOSHOP!


FOTOS: Scarlett Johansson REPRODUÇÃO PINTEREST

FOTO: Demi Lovato REPRODUÇÃO PINTEREST

FOTO: Kim Kardashian REPRODUÇÃO PINTEREST

FOTO: kristen Stewart REPRODUÇÃO PINTEREST


Como vocês podem ver nessas fotos de perto, a maquiagem não é capaz de mudar nem esconder as texturas da pele. Essas peles "perfeitas" sem defeitos que se vê por aí é fruto de manipulação de imagem e não de maquiagem.


Maquiagem ajuda a camuflar COR - como olheiras e manchas, mas quando se trata de texturas da pele ela gera efeito contrário, evidencia mais ainda!


Pois diferente do que muitas pessoas imaginam, maquiagem não é tratamento estético. Ela não melhora nem trata o aspecto da pele. Por se tratar de produtos que são aplicados na superfície da pele eles intensificam os relevos e poros que ali existirem.


E quanto mais espessa a camada, quanto maior a quantidade de maquiagem aplicada, mais evidenciadas ficarão as texturas. E foi exatamente por isso que eu mudei completamente o meu estilo de trabalho. Pois meu foco é o atendimento social. Maquiar mulheres para serem vista pessoalmente, no close mesmo! E não apenas na fotografia.


Com a experiência entendi que quanto mais leve e natural é a maquiagem, mas bonito é o resultado. Principalmente pessoalmente. Além disso, quanto mais bem cuidada estiver a pele melhor é o efeito da maquiagem. Afinal, como já falei acima - MAQUIAGEM NÃO É TRATAMENTO ESTÉTICO. O que tira rugas é Botox (e photoshop), não base!!!


Por isso, como maquiadora eu sempre enfatizo para minhas clientes sobre a importância de cuidarem da pele, de irem periodicamente ao dermatologista para avaliar a saúde da cutes e usar os melhores produtos para o seu tipo de pele e necessidades.


A maquiagem é uma excelente ferramenta de embelezamento. Que melhora nossa autoestima e esconde algumas imperfeições. Mas quanto melhor estiver a textura da sua pele, menos maquiagem você precisa e mais bonito será o resultado.


Minha linha de trabalho é da maquiagem embelezadora. Minha dedicação é no realce da beleza individual de cada mulher. Sem pesar, sem transformar e sem precisar de PHOTOSHOP, porque na vida real, no cara a cara ele não existe. E eu maquio pessoas reais, para elas aproveitarem momentos reais de suas vidas, se sentindo lindas, como elas já são, apenas com um realçamento.

Maquiagem de minha autoria em pele madura

Maquiagem de minha autoria em pele negra

Maquiagem de minha autoria em pele clara

Maquiagem de minha autoria em pele oriental


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘




235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page