top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

RECONSTRUÇÃO DE SOBRANCELHAS - Método SobrancelhACTIVE® - (re)ATIVE O CRESCIMENTOS DOS PELOS

Atualizado: 20 de jun. de 2022



Cada vez mais a naturalidade é tendência nos procedimentos de beleza. As pessoas estão mais vaidosas, mas estão cansadas de resultados artificiais e padronizados. Que deixam todo mundo com a "mesma cara e que não são possíveis de reverter naturalmente.


Com as sobrancelhas esse movimento vem acontecendo de maneira ainda mais exponencial, principalmente nos últimos 2 anos em que, devido a pandemia, é preciso usar máscara 😷 e os olhos e as sobrancelhas são as únicas partes da face a mostra.


Os procedimentos para as sobrancelhas estão mais modernos e com resultados leves e naturais. Desde um simples design, que não se usa mais medidas prontas e padronizadas, até a pigmentação, que se tornou Nano(blading) já falei sobre isso AQUI e AQUI.


Contudo, nem todas as pessoas querem ou podem fazer um procedimento de pigmentação nas sobracelhas, mas possuem falhas, pouco volume e gostariam de ter mais volume e tê-las mais bonitas de forma 100% natural.


E para esses casos a NOVIDADE é o tratamento por micro-agulhamento para sobrancelhas. Nesse post vou apresentar para vocês o método que eu desenvolvi - o SobrancelhACTIVE®, baseado em bibliografias científicas, histologia e farmacologia que aprendi na faculdade de Biomedicina.


Sobrancelhas naturalmente finas e ralas, por característica genética, não são possíveis de modificar. Para esses casos é preciso pigmentação mesmo. Como essa minha cliente, a estrutura da sobrancelha dela era completa, as "falhas" que víamos eram decorrentes da fina espessura e da pouca coloração dos seus pelos naturais. Pouco se modificaria, em questão de volume, com o SobrancelhACTIVE®. Por isso, no caso dela optamos pela Nanoblading Fios Sottili®.


Porém, nos casos em a pessoa já teve sobrancelhas volumosas um dia ou possui pelos grossos, mas acabou tendo falhas decorrentes de retiradas excessivas dos pelos de maneira errada, por alguma disfunção hormonal/nutricional ou alopecia (calvice) é possível tentar a sua recuperação e fazer com que os pelos cresçam novamente. E é isso que o meu protocolo SobrancelhACTIVE® promove.


PELOS DAS SOBRANCELHAS


Os pelos são anexos da pele, hastes queratinizadas que se desenvolvem a partir do folículo piloso. As sobrancelhas são caracterizadas por numerosos folículos de pelos terminais (pelos grossos e com mais pigmento). No interior dos folículos pilosos se encontra o bulbo piloso, onde ocorre a formação e o crescimento do pelo, ele tem uma estrutura celular responsável pela proliferação e diferenciação das células que se transformarão nos componentes do pelo. O bulbo piloso se encontra na derme, a segunda camada da pele, portanto, para se estimular o crescimento e fortalecimento dos pelos é preciso atingi-lo, dentro da pele.


Por isso tratamentos para crescimento capilar utilizam produtos aplicados NA PELE (e não no fio) e que penetrem nela. Precisam ter ativos capazes de transpor a barreira cutânea, que proteje o organismo, para alcançar o bulbo e estimulá-lo.


MICROAGULHAMENTO


O micro-agulhamento é um procedimento feito com micro-agulhas (em ferramentas como derma-roller ou dermapen) que causa pequenas lesões no estrato córneo (camada superficial da pele) possibilitando o aumento da permeabilidade de ativos e gerando um processo inflamatório temporário, que por si só é benéfico para o estímulo de renovação celular.


O processo de ruptura da epiderme passa por 3 fases de ação: Inflamatória, Proliferativa e Maturação. Para o tratamento de crescimento SobrancelhACTIVE® a fase inflamatória é a que mais importa.


FASE INFLAMATÓRIA - Com os microfuros feitos na pele, os queratinócitos (células de queratina que formam a epiderme) são rompidos, liberando citocinas para reparação do tecido lesionado, promovendo uma vasodilatação dérmica e migração de novos queratinócitos para restaurar a pele. Há também liberação de fatores de crescimento dos fibroblastos - o TGF – α e o TGF – β. Esses fatores de crescimento, por atuarem em toda a região estimulam os folículos pilosos, fortalecendo-os.


Somado a esse processo orgânico de recuperação do organismo, aproveito a abertura de canais na epiderme para introduzir os ativos de crescimento que irão agir diretamente no bulbo capilar e assim aumentar a sua proliferação celular e consequentemente, estimular o crescimento dos pelos e até o surgimento de novos.


O blend de ativos que trabalho age em diferentes frentes:


  • alterando as fases mitóticas do pelo (aumentando a anágena - de crescimento - e diminuindo a telógena - de queda);

  • convertendo a estrutura dos pelos tornando-os mais grossos (de velos para terminais);

  • aumentando o tamanho do folículo piloso e com isso estimulando novos pelos a nascer;

  • fortalecendo a raiz do pelo evitando a queda prematura do pelo.


O micro-agulhamento é um procedimento estético com diversas funcionalidades e que vem sendo amplamente estudado e validado no meio científico. Verificou-se que a técnica acelera e potencializa os resultados do tratamento em até 40 vezes comparado a aplicação de produtos cosméticos que prometem crescimento dos pelos. Assim, os resultados são mais rápidos e muito mais eficazes.


SobrancelhACTIVE®


O Método SobrancelhACTIVE® que eu desenvolvi, consiste em algumas etapas:


ANAMNESE: avaliação da condição de saúde geral da paciente para descobrir quais as prováveis causas das falhas das suas sobrancelhas e se não existem contra indicações que a impeça de passar pelo tratamento completo. Nessa etapa que estabeleço uma projeção da quantidade de sessões e o espaçamento entre elas, de acordo com a necessidade de cada pessoa.


TRICOSCOPIA: avaliação folicular das sobrancelhas com um tricoscópio (lente de aumento) para avaliar a saúde da pele, dos folículos pilosos ativos e inativos e também dos fios e sua estrutura (velos, terminais, miniaturização, etc) para saber a viabilidade de realizar o tratamento e os resultados possíveis com o ele.


SPA DAS SOBRANCELHAS E MICRO-AGULHAMENTO: o protocolo é realizado em 2 etapas. O SPA das sobrancelhas para preparar a pele onde estão os folículos pilosos das sobrancelhas para receber os ativos que serão introduzidos e o micro-agulhamento. O procedimento é realizado de forma rápida (a etapa do micro-agulhamento leva em torno de 10 minutos) e por ser minimamente invasivo gera um leve incômodo, mas eu utilizo anestésico para minimizar isso.



HOME CARE: entre as sessões, a cliente utiliza, em casa, meu Sérum de crescimento que possui ativos complementares ao utilizados na sessão de micro-agulhamento, para intensificar e manter os resultados.



O efeito final do tratamento é individual e depende da estrutura de cada sobrancelha, da resposta biológica de cada organismo e também da disposição da pessoa em seguir corretamente o protocolo e ter paciência, uma vez que é um TRATAMENTO que demanda tempo e disciplina para se colher bons resultados.


Já na primeira sessão é possível ver melhoras, mas em média, chega-se a um resultado satisfatório em pelo menos 6 sessões, que podem ser feitas em intervalos de 15 a 60 dias. Mas dependendo de cada caso pode ser necessário menos ou mais sessões. Depois de atingido o potencial máximo, realizamos sessões de manutenção semestral ou anual.


Nesse vídeo mostrei como faço o Método SobrancelhACTIVE®



O Método SobrancelhACTIVE® está disponível no meu espaço Bárbara Beauty Concept em Belo Horizonte/MG e eu também ministro curso para profissionais da área que queiram oferecer para as suas clientes esse incrível e diferenciado protocolo de tratamento para as sobrancelhas.


Para agendar sua avaliação ou obter mais informações sobre o curso entre em contato pelo WhatsApp!


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘







bottom of page