top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

OXIDAÇÃO DE BASE DE MAQUIAGEM - QUEBRANDO ESSE MITO

Atualizado: 15 de fev. de 2022


FOTO: GOOGLE IMAGENS


Maquiadores e amantes de maquiagem provavelmente já viram esse "fenômeno" acontecer com alguma base de maquiagem. Ela tem uma cor quando aplicada e depois de alguns minutos ela simplesmente fica mais escura, alaranjada... E sabe se lá o porquê, resolveram dizer que isso acontece porque base OXIDA.


Mas eu estou aqui para te contar que isso é uma MENTIRA!


Para entender essa história primeiro precisamos entender o que significa OXIDAÇÃO (porque esse mito é espalhado por aí sem nem saberem do que se trata, igual o mito de que lágrima é ácida - socorroooo - e por isso tira a maquiagem).


Oxidação é uma reação química que acontece quando uma matéria entra em contato com o oxigênio presente no ar e muda a formulação química. Ou seja, dizer que uma base de maquiagem sofre oxidação quando aplicada no rosto é o mesmo que dizer que a sua fórmula muda quando em contato com a pele.


E aí temos 2 grandes erros! O primeiro é dizer que a pele provoca oxidação (sendo que esse fenômeno só ocorre pelo oxigênio) e segundo que se a base realmente oxidasse esse fenômeno aconteceria já na fábrica aonde ela é feita, pois maquiagem não é fabricada no vácuo, rsrs.


Se você pesquisar sobre esse tema no google vai encontrar argumentos dizendo que bases que oxidam possuem grandes concentrações dióxido de titânio (pigmento branco), óxido de ferro (pigmento amarelo, vermelho e preto). Porém, esses elementos são os próprios pigmentos que dão cor para base. Cada tom e marca terá sua formulação e quantidades desses componentes. Eles são a razão da base ter cores, então não faz sentido dizer que eles que mudam a cor da base quando ela é aplicada na pele. Se assim fosse, nenhuma base ficaria na cor certa.


E já que estou falando de polêmica deixa eu aproveitar e desmistificar outro mito sobre oxidação de base que corre solto em meios os maquiadores: PLACA DE INOX.


Inox = inoxidável, logo não causa oxidação!!! A placa de inox usada na maquiagem é um material estéreo, que não causa qualquer interferência na formulação da base. Pode usar tranquila!


Mas então por que algumas bases ficam escuras? Existem algumas possibilidades:


1. A concentração de pigmentos do produto. Uma base de maquiagem é feita com pigmentos e emulsão (parte úmida que dá a textura a ela) e quando a base seca (perde água) os pigmentos ficam menos diluídos e por isso podem escurecer ou mudar de cor.

Base molhada Base seca


2. Outra possível causa para a mudança da cor da base é a preparação feita antes, os produtos usados na pele antes de aplicar a base. Aqui sim a base poderá reagir com esses produtos e sofrer mudança na sua formulação (mas não se trata de oxidação) e ter uma alteração na sua cor. Uso de ácidos, peeling, por exemplo, costumam interferir no resultado final da maquiagem.


3. E o motivo mais provável de todos: você escolheu a COR ERRADA. Isso é inclusive o que mais acontece. Muitas vezes pelo motivo número 1 acima, não esperar a base secar para ter certeza como ela realmente ficará no rosto. Por isso, quando for comprar base teste no rosto e aguarde uns minutinhos para ver como ela se comporta depois de seca. Principalmente bases de alta cobertura, pois a concentração de pigmentos nesses tipo de base é grande.


E caso a sua base esteja na cor errada eu tenho alguns vídeos no meu canal no Youtube em que eu ensino a ajustar a cor da base, que podem te ajudar!



Agora você já sabe que base oxidar é um MITO e o que você realmente precisa é se atentar na hora de escolher a cor certa (ou ajustar se já comprou errada) da sua base.


Qual outra "polêmica" do mundo da maquiagem você gostaria que eu abordasse por aqui?


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘


1.793 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page