top of page
  • Foto do escritorMárcia Florêncio

Dia das Mães - O presente ideal para cada temperamento de mãe - Visagismo aplicado



Quem nunca teve dificuldades em presentear alguém por não saber o que a pessoa gosta ou se identifica? Eu já tive essa dificuldade e hoje, em comemoração ao dia das mães, que está chegando, venho trazer para vocês uma maneira diferente de escolher o presente para comprar para as mamães que fazem parte da sua vida, analisando os temperamentos delas.


Um breve resumo de onde vem a teoria dos temperamentos: Hipócrates (460-370 a.c.), conhecido como o de pai da medicina, criou a teoria dos quatro temperamentos. Como resultado de suas observações, Hipócrates distinguiu os quatro temperamentos: o sanguíneo, o melancólico, o colérico, e o fleumático. Por ser médico, ele fez a ligação entre as substâncias bioquímicas do corpo humano relacionando-as com o humor. Ele identificou os quatro fluídos principais - sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma. O fluido corporal mais predominante seria o responsável pelo humor do indivíduo. Mais tarde ele assumiu a ideia de Empédocles (494-374 a.c.) da teoria dos quatro elementos: água, ar, fogo e terra e aplicou na sua teoria essas descrições médicas e psicológicas. Essa teoria dos quatros temperamentos tem sido usada e adaptada por vários profissionais de diferentes áreas.


No visagismo, Phillip Hallawell, artista plástico e criador do conceito visagismo no Brasil, desde 2006, fez a relação dos quatro temperamentos com o estudo da simbologia arquetípicos de Carl Jung - O homem e seus símbolos (1964), relacionando isso na leitura facial. Ou seja, através das linhas, formas, formato do seu rosto e feições faz-se uma leitura de qual temperamento você pertence. Esse assunto é instigante e em breve vou trazer mais sobre isso por aqui. Fiquem ligadinhas ;)

Agora vamos ao que interessa, como usar esse conhecimento para presentear sua mãe! Vou contar um pouco sobre qual a tendência de comportamento e características das mães de cada temperamento e com base nisso quais indicações de presentes são mais assertivas para elas. Mas antes deixa eu te contar algo importante. Todos nós temos um pouco de cada um desses temperamentos, porém um deles é mais predominante, podendo até termos dois bem característicos. Veja em qual deles você identifica a sua mãe e arrase na escolha do presente.

TEMPERAMENTO SANGUÍNEO - ELEMENTO AR


A ”mãe sanguínea” tem a tendência de ter os traços do perfil comportamental extrovertido. É aquela mãe amiga, acolhedora, alegre e divertida. Adora comemorações, seus filhos sempre têm uma festinha de aniversário, adora programar eventos, viagens, passeios. Ela deixa todos os amigos dos seus filhos dormir em casa e adora ser amiga dos amigos dos filhos. As vezes pode até passar um pouco do ponto devido a sua expansividade. Por ser muito comunicativa adora estar em meio a pessoas, sua casa nunca está vazia. Ela deixa seus filhos mais livres, é mais tolerante e compreensiva, podendo até ter dificuldades em impor regras, ordem e limites.

A mãe sanguínea está antenada em tudo! Ela adora coisas criativas, novidades e lançamentos, tudo que é novo e, se possível exclusivo, chama atenção dessa mãe, porque ela gosta de ser a primeira a trazer a novidade aos outros.

Então se for optar em presenteá-la com roupas e acessórios, escolha algo contemporâneo, o que for tendência do momento vai agradá-la.

Por serem mais ousadas, elas podem se identificar com os estilos criativo, sensual e contemporâneo. Elas têm a tendência de gostar de cores vibrantes, estampas, maquiagem com brilho, maxi acessórios, o que ela quer é não passar despercebida. Uma Consultoria de Imagem seria uma ótima sugestão para presentear.


Por terem um espírito aventureiro, uma ótima sugestão seria um gift experience, algo que vocês possam vivenciar juntas, como um passeio de helicóptero ou algum esporte radical, que ela se identifique.


Para artigos de casa, a dica seria alguma decoração criativa, elemento com uma cor que se destaque, linhas inclinadas. Uma ideia interessante seria algo que possa fazer sua rotina mais fácil na organização do lar, pois esse é um ponto que geralmente ela precisa de ajuda, um Personal Organizer seria certeiro!


Image Pinterest

Fonte: Maria Dolores Acessórios

Image Pinterest

Foto Pinterest

Foto Pinterest


TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO - ELEMENTO ÁGUA


A "mãe fleumática" se identifica com as características do perfil comportamental paciente/estável. Tem a tendência de ser uma pessoa calma, tranquila, pacificadora, não sai do controle com facilidade. São mais espiritualizadas e diplomáticas.


São mães que evitam conflitos com seus filhos pois prezam pela harmonia e pela paz no ambiente. Elas não expressam seus sentimentos através de palavras, são bem reservadas, mas gostam de mostrar seu afeto através de atos de serviço: como cozinhar a comida favorita pro seu filho. São mães mais caseiras, até por ter um perfil mais introvertido. Geralmente não gostam de surpresas e programações de última hora.

O lado bom de presentear uma mãe fleumática é que ela nunca vai dizer a você que não gostou do presente, hehehe. Brincadeiras a parte, ao identificar a tendência do temperamento essa tarefa pode ficar mais assertiva.


Para elas, presentes para casa, um conjunto decorativo para mesa posta, um novo jogo de jantar, utensílio para cozinha ou até mesmo um lindo pijama, porque essa mãe curte maratonar séries na Netflix, será bem vindo.


As mães fleumáticas apreciam muito trabalhos "faça você mesma", manuais, artesanais, principalmente se foi feito por você, ela guardará com carinho para sempre.


Seu lado fashion tem um nome - conforto - podem se identificar com o estilo esportivo/ natural. Roupas com tecidos de fibras naturais, leves e fluidos, acessórios com pedras naturais ou feito a mão são as melhores opções. Objetos que remetam a natureza como cristais, plantas, velas e difusores com óleos essenciais é uma ótima pedida.

Amam gastronomia, oferecer uma experiência gourmet em algum restaurante novo ou renomado na cidade será um momento bem especial.

Image Pinterest

Foto Pinterest

Foto Pinterest


Foto Pinterest


TEMPERAMENTO MELANCÓLICO - ELEMENTO TERRA


A mãe melancólica” tem a tendência de ter os traços do perfil comportamental analítico. Ela é bem sistemática e super exigente. Por ter a estrutura da disciplina, ela valoriza grandes ideais e almeja um futuro brilhante para seus filhos. Ela preza pela organização e limpeza na sua casa, e se não for pedir muito, por favor falem baixo que essa mãe gosta de silêncio no ambiente.


É aquela mãe que ama combinar o look dos filhos, e se deixarem, ela faz a família toda seguir uma paleta de cores para ficar harmônico nas fotos de lembrança, algo que ela também preserva e valoriza muito. Aqui já deixo a dica para presente, um álbum personalizado e impresso dos melhores momentos em família ou uma relíquia familiar será bem significativo. São mães bem sensíveis, leais, vaidosas porém discretas.


No mundo da moda, podem se identificar com o estilo tradicional, elegante/clássico e romântico. Então se você optar por presenteá-la com vestuário, escolhas peças atemporais, tecidos mais refinados, cores neutras e opacas e sem estampas. Lembrando que discrição é a palavra chave, nos acessórios escolha peças delicadas.


Na área da beleza, um gift card para um spa day, um tratamento facial ou até uma nanoblading nas sobrancelhas vai suprir esse lado vaidoso dela.


Por terem um senso estético mais apurado, as mães melancólicas apreciam arte, cultura e claro, viagens. Para suprir esse seu lado intelectual, que esta sempre em busca de ampliar seus conhecimentos, um presente como um curso online na área em que ela tem interesse será um investimento assertivo para essa mãe. Em breve as viagens estarão mais rotineiras, quem sabe você já pode presentear com um voucher para ela visitar um museu ou uma vinícola na sua próxima viagem.


Como a organização é princípio básico na sua rotina, elas adoram artigos de papelaria, uma agenda, papéis, cartões e decoração de home office personalizados são uma ótima opção de presente também.


Foto Pinterest

Foto Pinterst -Bulgary

Foto Pinterest

Foto Pinterest


Foto Pinterest


TEMPERAMENTO COLÉRICO - ELEMENTO FOGO


A "mãe colérica" tem a tendência de ter características do perfil comportamental dominante. É uma mãe protetora e defensora dos seus filhos. De pulso firme, busca sempre despertar o que tem de melhor em seus filhos, ajudando-os a superarem seus limites e ir além do esperado. Por terem a liderança como uma característica forte em seu temperamento, gostam de tomar a frente de tudo e delegar afazeres. Elas tem a tendência de serem tachadas de "brabas" por saírem do controle facilmente, mas fazem de tudo por seus filhos. As mães coléricas estão sempre com o olhar pro futuro, são visionárias.


Podem se identificar com estilo contemporâneo/moderno, dramático e elegante, prezam muito a sofisticação, glamour e minimalismo. Se for optar por presentes na área fashion, aposte em acessórios metalizados e que transmitam força, peças em alfaiataria, cortes retos, têxteis estruturados, cores frias, escuras e intensas, fazem parte dessa proposta.


Por gostarem de referências vanguarda, presentes tecnológicos como um smartwatch, assistentes virtuais, fones de ouvido sem fio, tablets são escolhas certeiras. Elas gostam de leituras interessantes, histórias de superação e sucesso, um livro de autobiografia irá inspira-la a continuar buscando sempre o seu melhor.

Foto Pinterest

Foto Pinterest


Foto Pinterest


Fotos Fonte Pinterest


Agora me conta em qual temperamento você encontrou mais características que chega mais próximo do perfil comportamental da sua mãe?


Espero ter ajudado você escolher um presente mais personalizado e significativo para ela neste dia das mães.


Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões e lembre de compartilhar esse artigo com suas amigas, irmãos, marido, para ajudar eles com idéias na escolha do presente para este Dia Das Mães.


Um abraço virtual e até a próxima!



Acompanhem também meu perfil no instagram @marciaflorenccio



Fontes:

Polanco, Danillo "Quieres Transcender?" Identifique y desarrolle las fortalezas de su temperamento. (2012).

LaHaye Tim "Temperamentos transformados" (1998).

Marsili, Italo " Os 4 Temperamentos na Educação dos seus filhos" (2018).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page