top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

Resenha: corretor de subtom de base - minha cor perfeita da Dalla Makeup, funciona mesmo?

Atualizado: 15 de fev. de 2022



As bases de maquiagem disponíveis no mercado nem sempre ficam na nossa cor exata. É comum comprarmos base que deixa a nossa pele amarelada ou rosada e as vezes alaranjada.


E a marca Dalla Makeup criou um produto que promete corrigir esse problema e deixar a sua base na cor perfeita, será?



Esse produto está disponível em 3 cores: amarelo, verde e alaranjado. Todas elas são super pigmentadas e escuras. E aqui já tem o primeiro ponto negativo, esses corretores não são uma bons para bases claras, pois por serem intensos além de alterar o subtom também escurecem o tom da base. Então se você tem a pele clara siga as dicas que dei no vídeo, porque esse corretores não são indicados.



Além do ponto de não serem úteis para bases claras, esses corretores da Dalla possuem um grande equivoco na escolha das cores e na orientação de uso deles. Explico.


O corretor amarelo diz que: "realça o amarelo e ameniza o rosa". Logo, a marca sugere que esse produto transforma base rosada em amarelada. Masssss, na verdade ela fica alaranjada!! Isso porque rosa nada mais é do que vermelho com branco e quando se mistura vermelho + amarelo = laranja!



Fiz o teste para mostrar isso para vocês. Na base rosada (clara), além de deixá-la laranja o corretor também escureceu o tom. E em uma base avermelhada (escura) ela também deixou laranja.


Ou seja, a menos que o seu subtom de pele seja alaranjado usar esse corretor não vai dar certo, porque ele não vai transformar a sua base rosa em amarela.


O mesmo ocorre com o corretor "rosado", mas com a base contrária. Esse corretor na verdade é laranja terroso (como mostrei no inicio do post). Segundo a marca ele "ameniza o amarelo e intensifica o rosa", porém, mais uma vez essa matemática não fecha, pois é impossível acrescentar uma cor alaranjada em uma base amarela e esperar que ela fique rosa! Nem se o corretor realmente fosse vermelho ou rosa isso iria acontecer, pois novamente: amarelo + vermelho = laranja!


Fiz o teste com duas bases amarelas, uma clara e outra média, e como podem ver, ambas ficaram laranjas.


O terceiro corretor é chamado de neutro, o que é completamente atécnico pois cores neutras na maquiagem são apenas branco, preto, cinza e o marrom. E esse corretor é verde militar acinzentado (o que indica ter na composição além do amarelo e azul, branco e preto) e por isso ele costuma acinzentar algumas bases.


Esse é o único que usa o termo "neutralizar" ou invés de "amenizar". Segundo a marca ele neutraliza bases alaranjadas. Entretanto, quando falamos de neutralização de base o intuito é fazer com que ela fique uma cor marrom (que é neutra). E para conseguir esse resultado precisamos usar a cor oposta no círculo cromático a cor que se quer neutralizar. Uma base alaranjada se neutraliza com a cor azul, pois é a sua cor oposta. Porém, a Dalla Makeup diz que esse corretor, que é verde, é que neutraliza base alaranjada.


Usado em base alaranjada, esse corretor até consegue minimizar um pouco do laranja, mas a base tende mais para o oliva (fica com o subtom esverdeado) do que realmente fica neutra.


Testei esse corretor em uma base laranja, como recomenda a marca, e veja como ela ficou oliva/esverdeada e até um pouco acinzentada. E fiz o teste em uma vermelha, que a cor que realmente se neutraliza com verde, e nessa a base ficou marrom, logo neutralizada.


Conclusão: a ideia do produto que corrige subtom de base é GENIAL. Mas a escolha das cores não foi nada boa. Quando precisamos ajustar subtons de bases, 90% dos casos se resolvem apenas com a neutralização, isto é, usando a cor oposta a que está evidente na base. Sendo assim, bases amareladas são neutralizadas com corretor roxo/lilás; bases rosadas/avermelhadas com corretor verde (como mostrei acima) e bases alaranjadas com corretor azul.


Logo, a Dalla Makeup deveria ter feito corretores: azul e roxo, além do verde (que seria melhor se não tivesse cinza na mistura), ao invés do amarelo e do laranja. E melhor ainda seria se também tivesse versão com adição de branco para bases claras - lilás, azul e verde claros.


Não estou dizendo que eles nunca funcionam. Na prática o amarelo e o laranja (que a marca chama de rosado) apenas deixam a base alaranjada - e se seu subtom for assim, desde de que de tom médio ou escuro, o produto vai funcionar. O verde também tem funcionalidade, mas para bases vermelhas e escuras ou para transformar o subtom para oliva.


Como maquiadora colorimetrista eu consigo utilizar esses produtos, tanto nos meus cursos profissionais quanto em atendimento, pois atendo grande variedade de cores de pele. Mas para uso pessoal - e é o público para o qual esse produto é direcionado - acho ele confuso e limitado.


Se você quiser saber como pode ajustar sua base da maneira correta, me segue no Instagram @barbarafigueiredobeauty que no IGTV postarei uma série de vídeos sobre o assunto, mostrando como fazer neutralização de subtom de base.


Se você quiser arriscar e tentar ajustar sua base com esses corretores da Dalla, eles são vendidos em várias lojas virtuais (em lojas físicas, daqui de BH, eu nunca vi) mas o valor varia bastante, encontrei preços entre R$11,90 até R$ 35,90 cada, então é bom pesquisar.


E aí, você já tinha ouvido falar desse produto? Se você já testou conta aqui se funcionou para você.


Espero que tenha gostado dessa resenha! ❤️


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

Até o próximo post.

540 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page