top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

SHAMPOO A SECO: TUDO QUE VOCÊ PRECISAVA SABER SOBRE ELE

Atualizado: 15 de fev. de 2022

Lavar os cabelos antes de dormir ou acordar mais cedo para lavá-los? 🤔 O xampu a seco pode ser uma terceira alternativa para esse dilema!


O QUE É XAMPU A SECO


É um spray que remove a oleosidade dos cabelos dando a eles uma aparência de limpos sem precisar lavar com água. É uma alternativa para aqueles dias em que não dá tempo de lavar e secar as madeixas antes de sair de casa.


O produto contém amido de alumínio octenilsuccinato, uma substância que tem a capacidade de sugar a gordura do cabelo por adsorção mecânica, isto é, ele gruda as impurezas no couro cabeludo e por remoção manual, com uma escova, toalha ou com os dedos, a oleosidade é retirada.


Mas atualmente existem vários tipos de xampu a seco com outros benefícios além de minimizar a oleosidade, falarei deles adiante.


COMO USAR


Primeiro, agite a lata e com o cabelo dividido em mechas borrife o produto por toda a cabeça, na direção da raiz, em jatos curtos a uma distância de 20 a 30 centímetros do couro cabeludo. Deixe o produto agir por alguns minutos, massageie o couro cabeludo para espalhar o xampu e depois escove ou use uma toalha para remover o excesso do produto dos fios. Para quem tem cabelo cacheado usar o jato frio do secador para retirar o excesso do xampu é uma opção para não desmanchar os cachos com a escovação.


QUANDO USAR


O xampu a seco é uma medida emergencial para retirar o aspecto de oleosidade e melhorar o cheiro dos fios nos dias em que falta tempo para uma lavagem convencional. Esse produto não faz uma limpeza eficiente do couro cabeludo ele apenas melhora a aparência do cabelo.


Portanto, ele não substitui a limpeza com água, xampu e condicionador, é apenas um auxiliar entre uma lavagem e outra. O ideal é não usar o produto por mais de dois dias seguidos para não criar um ambiente propício para proliferação de micro-organismos que podem causar caspas, dermatite seborreica e alergias. 


PARA QUAIS TIPOS DE CABELO É RECOMENDADO


Não apenas quem tem cabelo oleoso se beneficia do xampu a seco, donas de cabelos mistos (com a raiz oleosa e a ponta seca) também podem usar para equilibrar a oleosidade da raiz.


Também não existe contraindicação de uso por quem possui cabelos secos, principalmente os xampus a seco que oferecem benefícios além de apenas tirar a oleosidade.


BENEFÍCIOS


Além de melhorar a aparência dos fios ao remover a oleosidade, xampu a seco também possui perfume que deixa os cabelos levemente cheirosos até a próxima lavagem. Esse produto também é usado para encorpar o fio, deixando o cabelo mais volumoso e soltinho.


CONTRAINDICAÇÃO


O uso do xampu a seco de maneira esporádica e correta, sem deixar de fazer a higienização convencional dos fios, não é capaz de causar problemas como ressecamento dos fios, queda ou caspa. Porém, para as pessoa que já possuem predisposição para essas disfunções o seu uso não é recomendado, uma vez que podem agravá-las.


Também não é aconselhado utilizar se o couro cabeludo não estiver saudável, para evitar irritações e alergias, uma vez que é necessário esfregar a cabeça para remover as partículas do produto.


TIPOS DE XAMPU A SECO


Esse produto surgiu para ajudar a diminuir a oleosidade do couro cabeludo sem precisar lavar os cabelos com água. Contudo o mercado foi evoluindo e atualmente existem diferentes tipos de xampu a seco com outros benefícios extras. Veja só!


1. Normal

Ele perfuma os cabelos (tem opções com diferentes cheiros) remove o excesso de oleosidade e deixa os cabelos com aparência de limpos.


2. Volume

Além das vantagens do xampu a seco normal esse ajuda a estilizar os cabelos, proporcionando mais volume e facilitando a modelagem sem precisar fazer escova.


3. Cabelos coloridos

A maioria dos xampus a seco são brancos e deixam um resíduo que acinzenta a raiz, mesmo depois de esfregar e retirar o excesso do produto. Para resolver esse problema, algumas marcas desenvolveram o produto com cor, que não acinzenta os fios e ainda ajuda a disfarçar os fios brancos, pois os deixa pigmentados temporariamente.



4. Pós-química

Até quem faz tratamento químico nos cabelos possui um xampu a seco para chamar de seu! 🙂 Essa versão, além do benefício tradicional, auxilia na restauração dos fios e possui filtro UV que protege o cabelo dos raios solares e prolonga o brilho da cor.


5. Anticaspa

Enquanto o xampu a seco tradicional é contraindicado para quem sofre com as caspas, a marca Charming criou um anticaspa pensado para diminuir essa dermatite, pois por permanecer em contato com o couro cabeludo por bastante tempo ele tem uma eficácia maior no combate a esse problema. A marca inclusive desenvolveu um exclusivamente para o público masculino.




CUIDADO COM AS ALTERNATIVAS CASEIRAS


Talco

Apesar de o talco ter uma função parecida com o do xampu a seco (absorve umidade e oleosidade) ele não é uma opção recomendada, pois deixa mais resíduos nos fios o que pode obstruir os poros e causar queda de cabelo, além de ter mais chances de gerar alergias.


Receita de xampu a seco caseiro

Existem uma receita de xampu seco, que pode ser encontrada na internet, que mistura amido de milho, bicarbonato de sódio e "corante natural" (cacau para morenas, canela para ruivas) e sem "corante" para loiras. Porém, essa mistura é desaconselhada pelos dermatologistas, pois esses ingredientes (principalmente o bicarbonato de sódio que possui pH alcalino) são incompatíveis com o couro cabeludo, podendo ocasionar obstrução do folículo e diminuir a oxigenação do couro cabeludo provocando queda de cabelo bem como alergias.


Eu já sou adepta do xampu a seco há bastante tempo. Além do meu cabelo ser oleoso, ele é tingido e por isso evito lavar todos os dias para não desbotar a cor muito rápido. Então esse produto é uma mão na roda para manter a minha dignidade capilar por mais tempo sem lavar.


E você, já faz uso desse produto? Compartilha a sua experiência.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖


54 visualizações3 comentários
bottom of page