A EVOLUÇÃO DAS SOBRANCELHAS NOS ÚLTIMOS 100 ANOS

Atualizado: 27 de fev.


As sobrancelhas são a moldura dos nossos olhos. Seu desenho influencia nas expressões faciais, podendo dar a impressão de tristeza, susto, raiva, braveza e até arrogância.


O desenho das sobrancelhas feminina mudou bastante ao longo dos anos, com tendências que vez ou outra ressurgiam de maneira repaginadas. Atualmente temos duas tendências fortes, com apelos opostos, sendo usadas pela mulherada. Mas antes de falar sobre elas vamos fazer uma retrospectiva dos estilos de sobrancelhas que foram usadas nos últimos 100 anos.


1920

No anos de 1920, as atrizes de cinema de hollywood era as referências de beleza. Na época os filmes eram mudos e em preto e branco, então as atrizes usavam as sobrancelhas para reforçar suas expressões na telona. Nessa década as sobrancelhas eram finas, arqueadas e alongadas. Muitas até raspavam os pelos para desenhar apenas uma linha com lápis.

Clara Bow (foto reprodução: pinterest)


1930

Na década seguinte o estilo de sobrancelhas finas continuou, mas em um formato de U, mais arredondado e menos alongada.

Greta Carbo (Foto: Reprodução pinterest)


1940

Nos anos 40, a sobrancelha mudou bastante, a principal tendência dessa década foi deixá-la bastante arqueada, começando grossa e afinando no final.

Grace Kelly (Foto: Flickr)


1950

Nos anos dourados, as sobrancelhas ficaram mais curtas, cheias e com o estilo “acento circunflexo”.


Audrey Hepburn (Foto: reprodução Harpers Bazaar)


1960

Em 1960, as sobrancelhas voltam a ficar finas, mas ainda se mantiveram arqueadas e chamativas.

Twiggy (Foto: reprodução pinterest)


1970

Na década seguinte, a mulherada voltou a deixar as sobrancelhas engrossarem, trazendo um estilo mais natural para o rosto.

Farrah Fawcett (Foto: reprodução pinterest)


1980

Nessa década as sobrancelhas grandes, largas, sem desenho definido, mega naturais se tornaram tendência. Ficando mais imponentes.

Madonna (Foto: reprodução pinterest)


1990

Se nos anos 80 as sobrancelhas se tornaram "selvagens", na década que se seguiu elas voltaram a ser desenhadas e arqueadas, mas ainda se mantiveram grossas.

Sharon Stone (Foto: reprodução pinterest)


2000

Nos anos 2000, a tendência mais uma vez foi das sobrancelhas finas e arqueadas.

Angelina Jolie (Foto: reprodução pinterest)


2010

A primeira década do século XXI trouxe de volta as sobrancelhas grossas, naturais e marcantes, semelhantes a dos anos 80, mas não tão desalinhadas como antigamente.

Cara Delevingne (Foto: reprodução pinterest)