top of page
  • Foto do escritorMárcia Florêncio

Os 4 Temperamentos Humanos - perfis comportamentais - visagismo

Atualizado: 30 de set. de 2021

Se assim como eu, você gosta de assuntos sobre autoconhecimento e desenvolvimento humano, há uma grande chance de você já ter ouvido falar sobre os 4 temperamentos humano.


Imagem: Pinterest


Há alguns anos atrás, eu fiz uma formação em análise comportamental, era practitioner e certificada pelo método SOAR Global Institute pela FCU (Florida Christian University). SOAR é mais uma ferramenta entre outras como DISC, FIRO-B, Caliber, que visam abordar a análise de perfil comportamental. E na minha busca por aprofundar mais no assunto, encontrei o Visagismo, que usa a teoria dos 4 temperamentos na análise facial para compreender melhor o cliente e desenvolver estratégias mais assertivas para seus desejos de imagem. Foi um divisor de águas na minha vida, quando eu aprendi que através dos traços faciais, baseado na psicologia facial (morfopsicologia), poderia compreender a tendência de comportamento da pessoa que esta diante de mim.


Os estudos dos temperamentos é algo que desde a Grécia Antiga já chamava a atenção dos filósofos. A ideia de que os seres humanos são identificados por classes ou tipos, tem estado presente desde os tempos mais antigos entre os pesquisadores da personalidade humana.

Este saber está ligado a teoria dos humores de Hipócrates (460-370 a.c) e dos elementos de Empedocles (495 -435 a.c). Mais tarde Galeno aprimorou a teoria dos humores de Hipócrates e hoje conhecemos como os 4 temperamentos básicos.


Imagem: Os 4 temperamentos na arte por Phillip Hallawell



Afinal, o que é temperamento? Diferente de personalidade e caráter, temperamento é o fator determinante do que somos. Podemos descrever como tendência do humor do indivíduo, o temperamento constitui a forma de reação e sensibilidade inatas.


Ele determina como reagimos diante do meio em que estamos inseridos e nossas relações interpessoais. Segundo Navatto (1999, pp.5 e 6) o temperamento pode ser transmitido de pais para filhos, porém não é aprendido, nem pode ser educado, apenas pode ser abrandado em sua maneira de ser.


A palavra temperamento vem do latim temperamentum = medida, representa a particularidade e energia individual das emoções e estrutura dominante dos humores e motivação.


O estudo dos temperamentos é usado em várias áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. Pesquisas demonstram que as pessoas mais efetivas são aquelas que possuem pleno conhecimento de si mesmas, das suas fortalezas e fraquezas, assim, tem a possibilidade de desenvolver estratégias que permitam atender seus objetivos e alcançar o sucesso seja na área pessoal ou profissional.


Abaixo vou compartilhar um pouco sobre os atributos e as tendências de comportamento de cada um dos 4 temperamentos que uso dentro da minha consultoria de imagem visagista. Tenho certeza que você vai se encontrar em mais de um, porém um deles será mais predominante em você.


Imagem: Pinterest


SANGUÍNEO / EXPANSIVO


Elemento: Ar


Também conhecido como extrovertido ou influente, e esses nomes falam muito sobre eles. São entusiastas, confiantes, persuasivos e carismáticos. Direcionados à pessoas, gostam de ter um círculo de amizade em cada ambiente em que frequentam, como academia, trabalho, faculdade etc. Geralmente são aqueles que iniciam uma conversa em uma fila de banco.


Por usarem bem da linguagem verbal, são pessoas que gostam muito de se comunicar, motivar e encorajar pessoas. Contar uma historia longa e cheia de detalhes para um sanguíneo é perda de tempo, porque eles tendem a não ser bons ouvintes, perdem o foco facilmente. Eles são reconhecidos por aqueles que estão em sua volta como falantes, otimistas, cheio de energia e aquele que está sempre por dentro das novidades do momento.


Amam a liberdade e detestam ser controlados. Em suas tomadas de decisões são espontâneos, tomam como base suas experiências passadas para terem coragem para decidir sem pensar muito.


Pontos que podem atrapalhar a vida de um sanguíneo: ser impulsivo, falta de foco, falar demais, ritmo acelerado, atrasos, necessidade de aprovação e popularidade.


Imagem: Sabrina Sato - @sabrinasato

Imagem: Iris Apfel - Pinterest



MELÓNCOLICO / ANALÍTICO


Elemento: Terra


São pessoas voltadas à tarefas, processos, metas e organização. Amante de sua intelectualidade e aprecia isso nos outros, o melancólico exige um alto padrão de si mesmo e dos que estão ao seu redor, tendência a ser perfeccionista. Esse atributo em específico pode se tornar uma fraqueza, pois o excesso de autocrítica e busca pela perfeição pode fazê-lo perder o timing de tomada de decisões e finalizações de projetos. Frase pesadelo para um perfil analítico é a do "antes feito do que perfeito".


Os melancólicos valorizam muita a verdade, são motivados por justiça e objetividade.

Tem a tendência de se preocupar, suas decisões são baseadas na lógica, traçam planos bem organizados e estruturados para resolver seus problemas.


Adoram saber dos fatos com todos os detalhes possível e nunca vai esquecer se você pisar na bola com ele. É aquele amigo que lembra do seu aniversário e envia um cartão/mensagem bem significativo.


Pontos que podem atrapalhar a vida de um melancólico: não gostar de trabalhar em grupo, sistemático, inflexível, dificuldade de lidar com o inesperado, ansiedade e conservadorismo.

Imagem: Pinterest


Imagem: Gabriela Prioli @gabrielaprioli


FLEUMÁTICO / ESTÁVEL


Elemento: Água


Os fleumáticos são como o elemento água, eles se moldam ao ambiente em que estão e as pessoas. São fiéis nos relacionamentos, bom ouvintes, pacificadores natos, desejam sempre a harmonia e paz no lar.


Conhecidos por sua diplomacia e por defender causas nobres e lutas por ideais, este é o mais zen entre os temperamentos.


Mas como nem tudo é paz e amor, eles têm uma tendência de serem conformistas, pois são movidos pela segurança e estabilidade em todas as áreas da sua vida, em especial a financeira. Por isso geralmente ficam anos em uma mesma empresa, procuram trabalhos estáveis e não gostam de correr risco, alias, detestam mudanças de última hora ou convites inesperados.


Gostam de seguir tradições e se adaptam bem com regras e métodos. Na comunicação se sentem mais confortáveis no um-a-um, falam sobre temas que tem mais domínio, porém prefere direcionar a comunicação em ouvir o outro. São pessoas bastante empáticas, mesmo com pontos de vista diferente, ouvem pacientemente o outro.


Os fleumáticos tomam suas decisões após pensar muito, não funcionam sobre pressão. Em relacionamentos tem tendência de manter relacionamentos duradouros, são reconhecidos por sua lealdade e confiança.


Pontos que podem atrapalhar a vida de um fleumático: não tomar iniciativa, não expressar seus sentimentos/opiniões/pensamentos, focar mais no outro do que em si mesmo, inflexível a mudanças e não gostar de assumir cargos de responsabilidade ou liderança.


Imagem: Pinterest - Roxy

Imagem: Giseli Bündchen @giseli


COLÉRICO / DOMINANTE


Elemento: Fogo


O perfil deste temperamento é determinado, persistente, direcionado a resultados e muito competitivo. Direcionada a novos desafios e mudanças, aliás sua vida é guiado por eles, como se fosse um combustível para se sentir realizado na vida.

É o típico empreendedor, idealizador e vive com projetos e novas idéias, um visionário.

Tempo pra ele definitivamente é dinheiro, por isso, muitas vezes é impaciente e gosta de resolver tudo de uma forma muito prática.


Sua comunicação é bem objetiva e direta, podendo até parecer um pouco brusca, pois foca no fato e não é de conversa “fiada”. É uma pessoa que gosta de ter o domínio de tudo, bom em delegar tarefas, um líder nato.


Pontos que podem atrapalhar a vida de um colérico: querer domínio sobre tudo, dificuldade de ouvir opiniões, falta de energia nos seus relacionamentos pessoais devido ao excesso de trabalho (workaholic), sua franqueza pode levá-lo a indelicadeza e o excesso de novos projetos e mudanças pode trazer instabilidade para os que estão a sua volta.


Imagem: Coco Chanel - Pinterest

Image: Elen Musk - Pinterest


Esses foram alguns dos atributos de cada um dos 4 temperamentos. Há muito mais o que falar sobre eles, como as escolhas de decoração, seus estilos, as viagens, profissão, o que comem e como andam, sentam, ... são muitos detalhes curiosos sobre cada um, mas vou deixar para uma próxima.


Afinal, se você que está lendo for um colérico, seu tempo vale ouro, se for um sanguíneo já perdeu o foco da leitura de 6 minutos e esta compartilhando esse post com amiga sem terminar de ler, agora se você for um melancólico vai verificar algumas das fontes sobre o tema abaixo e se você for um fleumático, eu espero que seu filho não esteja lendo esse artigo em voz alta pra você. ;)


Se você tem interesse em aprender mais sobre os perfis comportamentais, vou deixar abaixo algumas indicações de livros e trabalhos acadêmicos sobre o tema em várias áreas, acredito que uma delas possa despertar sua curiosidade para a leitura.


Na minha consultoria de imagem visagista, os perfis comportamentais exercem um papel bem importante para adequar as estratégias de imagem. Isso me garante uma personalização do processo da consultoria em que a identidade (temperamento, essência, personalidade) do meu cliente sempre será preservada independente do seu desejo de imagem. Tudo isso guiado pela face, apoiado nos estudos do visagismo, neuroimagem e elementos de design.


Você me encontra no @marciaflorenccio para mais informações.


Até o proximo post!


Bye for now :)


SUGESTÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


HALLAWELL, Philip. Visagismo – Harmonia e Estética. São Paulo. Editora SENAC, 2003.

__________, Phillip. Visagismo Integrado - identidade, estilo e beleza. Editora SENAC,2010.


MARSILI, Italo. Os 4 Temperamentos na educação dos filhos. São Paulo. Editora CEDET, 2018.

GABARRE, Julián. Morfopsicologia - O rosto e a personalidade. Lisboa. Editora A Esfera dos livros, 2009.


NUNE, Leandro Anderson de. Visagismo; Imagem Humana como meio de comunicação. USP, 2015. https://portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-0084-1.pdf


Comunicação Visual e seu Discurso: Visagismo e o Embelezamento Pessoal Como Estratégia de Marketing José Anderson Santos Cruz. http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2013/05/GT-09-Propaganda-e-Marketing-Poli%CC%81tico-Jose-Anderson.pdf


VOLPI, José Henrique. Particularidades sobre o temperamento, a personalidade e o caráter, segundo a psicologia corporal. In: VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara. Psicologia Corporal. Revista Online. ISSN-1516-0688. Curitiba: Centro Reichiano, 2004. Disponível em: http://www.centroreichiano.com.br/artigos-cientificos/


Henna, E. (2011). Relação entre temperamento, caráter e bem-estar subjetivo: estudo em uma amostra de sujeitos saudáveis. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-19122011-114648/publico/ElaineAparecidaDacolHenna.pdf




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page