top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

QUAL MELHOR HIDRATANTE PARA CADA TIPO DE PELE - umectação ou oclusão entenda sobre esses mecanismos

Atualizado: 15 de fev. de 2022


A pele, o nosso maior órgão, tem várias funções, uma delas é ser responsável por evitar a perda excessiva de água do nosso organismo, que nos levaria à desidratação. E a ingestão de água não é suficiente para manter o corpo hidratado. A hidratação tópica, por meio de cosméticos, também é importante para manter o organismo saudável. Logo, aplicar hidratante vai muito além da estética e da vaidade, é cuidado de saúde. E isso vale para o corpo todo, não apenas para a face.

Alguns fatores que podem causar o ressecamento da pele são: fatores genéticos, fatores ambientais (umidade, poluição, raios solares), fatores comportamentais (fumo e bebida alcoólica), estresse, idade, doenças (psoríase e dermatite) e medicamentos.


E ao contrário do que as pessoas imaginam, não existe apenas um tipo de hidratação e os cosméticos hidratantes não são todos iguais. A nossa pele pode ser hidratada por 2 diferentes mecanismos: por umectação e por oclusão. E também pela combinação desses dos métodos.


HIDRATAÇÃO POR UMECTAÇÃO


A hidratação por umectação tem como principal função devolver a água para a pele, seja ela proveniente da formulação do cosmético, da atmosfera ou da água perdida da camada córnea.


Alguns agentes que possuem a propriedade de umectação são os hidrolisados de proteína animal ou vegetal como a queratina; e também d-pantenol e o ácido hialurônico que permanecem na superfície da pele onde formam um filme hidrofílico (atraem as moléculas de água). Alguns álcoois com a glicerina e o sorbitol, por terem a capacidade de formar pontes de hidrogênio, também possuem essa capacidade hidroscópica.

São os hidratante que costumam estar presentes em produtos mais aquosos, em versões de gel e sérum, que são muito bem absorvidos por peles oleosas e com tendências a acne. Pois esse tipo de pele já possui uma produção de oleosidade para o manto lipídico, sendo recomendável apenas a reposição de água.


exemplos de hidratantes faciais umectantes

Aqua Réotier da L'Occitane (tem resenha dele AQUI), Sérum triplo ácido hialurônico da Avon, Hydra Boost da Neutrogena e Acqua Bio Hidratante da Natural (também já resenhei ele AQUI), Corporal CeraVe


HIDRATAÇÃO POR OCLUSÃO


A hidratação por oclusão ocorre por meio de agentes que mantêm a água na pele. Formando uma barreira que impede a sua perda de água para o ambiente por evaporação. É encontrada em cosméticos mais densos e encorpados, como os cremes.


Os agentes que formam essa película são os óleos vegetais, as manteigas vegetais, e os petrolatos como óleo mineral, parafina, vaselina, etc.


Por serem hidratantes oleosos são recomendados para quem tem pele seca ou desidratada. Pois esses tipos de pele não produzem oleosidade natural suficiente para manter o manto lipídico equilibrado, por isso é recomendável a sua reposição por meio dos cosméticos que possuem agentes oclusivos.


Exemplos de hidratantes oclusivos

Nivea Soft, Avène Hydrance, Nivea Creme e


HIDRATAÇÃO ATIVA


Na hidratação ativa, os produtos combinam as duas formas de hidratação - a umectação e a oclusão. São cosméticos que possuem ativos oleosos para fazer a barreira que manterá a água na pele e também ingredientes que possuem propriedades umectantes, favorecendo a reposição de umidade.


A hidratação ativa é mais facilmente encontrada em hidratantes corporais, pois a pele do corpo tende a ser normal ou seca (pessoas que possuem acne corporal costuma ser por disfunção hormonal e não pele oleosa).


Exemplo de hidratantes ativo


Corporais: Hydro Boost Neutrogena, Embryolisse, Body Care Neutrogena.

Facial Avène Cicalfate


Compreendendo melhor como funcionam os mecanismos de hidratação da nossa pele fica mais fácil entender o porquê que os produtos não funcionam igual para diferentes pessoas. Sabendo qual o seu tipo de pele e qual mecanismo de hidratação é melhor para ela a escolha do hidratante fica mais certeira e é muito mais provável que você goste do resultado do produto.


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘


Referências

bottom of page