TOM E SUBTOM DE BASES - COMO ESCOLHER A COR CERTA DE MAQUIAGEM

Atualizado: 15 de fev.


Para escolher a base certa é preciso analisar várias características, a cor é apenas a última delas. No vídeo que fiz no Youtube expliquei cada uma.


Aqui vou explicar apenas sobre as cores e nomenclaturas das bases. Se você não viu o vídeo acima, recomendo que antes de continuar lendo esse artigo que você veja para compreender todas as outras informações importantes que você precisa saber antes de adquirir um base.


Agora que você já aprendeu sobre tipo de base, acabamento, cobertura, como e onde testar a base para descobrir a sua cor certa, vamos conversar sobre as nomenclaturas de bases e compreender melhor sobre o que elas significam, informação super relevante, principalmente quando não é possível testar a base antes.


Primeiramente é importante destacar quem nem todas as marcas fazem classificação das suas bases com diferenciação de subtom. A grande maioria apenas fabricam diferentes tons e pronto.


TOM DE BASE


O tom está relacionado a intensidade da cor da base. Tendo bases claras, médias e escuras. Algumas marcas criam nomes para cada tom, outras apenas as enumeram e outras colocam os dois. Então basicamente para escolher o tom da base você irá olhar o número e/ou o nome. Mas infelizmente não existe regra que uniformize a numeração, cada marca tem a sua.


O tom de base corresponde a sua cor de pele - se é clara, média ou escura. A maioria das bases nacionais possuem apenas essa classificação, sem diferenciar subtom (que explique nesse post AQUI).


No mercado nacional de maquiagem, em média, encontramos 9 tonalidades de bases em cada marca (algumas um pouco mais outras um pouco menos). Infelizmente uma quantidade muito pequena diante da diversidade de coloração de pele que nós brasileiras possuímos.


Já em marcas importadas encontramos uma gama 6x maior de disponibilidade de cores, a MAC na sua linha mais vendida - Studio Fix - possui 61 cores, a Dior backstage possui 42. Então da para perceber como que o mercado brasileiro está bem atrasado nesse quesito, né?


Selecionei 2 marcas nacionais e as duas internacionais que citei acima, como exemplo, para vocês verem a diferença.

FOTOS: REPRODUÇÃO GOOGLE IMAGENS


SUBTOM DE BASE


No post sobre colorimetria da pele expliquei que temos um fundo de cor de pele que, na maquiagem por questão metodológica, dividimos em 12 cores (as mesmas do círculo cromático).


Mas na prática, as bases que são vendidas com diferenciação de subtom são dividas em 3 temperaturas - quente, frias e neutras. São normalmente representadas por LETRAS.


A grande maioria das marcas classificam as bases quentes como sendo as amareladas, as bases frias as rosadas* e as neutras o meio termo entre essas duas. Mas é importante ressaltas que as bases neutras apenas aparentam neutralidade quando comparadas com a quente e a fria da mesma marca. Se for comparar com outra marca é possível que a base neutra "perca" a aparência de neutra. Pois é apenas por comparação que conseguimos ter percepção da temperatura das cores.


*A cor rosada das bases que são interpretadas como frias pelas marcas correspondem na verdade a cor "vermelho violeta" do círculo cromático (volte na imagem para ver), que é mesmo uma cor fria. Porém a cor rosa em sim, que é derivada da mistura de vermelho com branco, é uma cor quente.


E é usando essa lógica que na MAC a classificação das bases é contrária as demais marcas. A MAC, corretamente no meu entendimento, considera a cor vermelha como quente em comparação com a amarela que "se torna" fria quando comparada com aquela (quando comparamos 2 cores, mesmo de temperaturas iguais, uma será mais quente ou mais fria em relação a outra).


Sendo assim, na MAC, as bases que possuem subtom avermelhado (e aqui entra o rosa, afinal é vermelho mais branco) são chamadas de quentes e as bases de subtom amarelado são denominadas de frias pela marca.


As letras que são usadas para identificar o subtom remetem a inicial das palavras quente, frio e neutro em inglês:

  • W = warm = quente

  • C = cool = frio

  • N = neutral = neutro

A MAC ainda tem bases NC e NW que são bases neutra-fria e neutra-quente. Lá em cima tem imagem das bases da marca.


Para exemplificar, trouxe imagem da base True Match da L'Oreal que infelizmente não é comercializada no Brasil, mas é uma base super baratinha na gringa, vendida em supermercados, e mesmo sendo popular ela possui mais de 30 cores (3x mais do que as brasileiras), separadas nos 3 subtons.


FOTO: REPRODUÇÃO GOOGLE IMAGENS


A única marca nacional que encontrei que tem esse tipo de classificação de bases foi a Quem Disse Berenice (se você conhece outras deixa nos comentários). Ela usa as letras em português mesmo: Q = quente, F = frio e N = neutra. Essa é a da linha Aqua.

FOTO: REPRODUÇÃO QUEM DISSE BERENICE


COMO ESCOLHER A BASE


No vídeo que linkei no início desse post eu explico que saber se sua pele é quente ou fria para escolher a base não é uma garantia. primeiro porque nem toda marca disponibiliza essas variações de bases separadas por temperatura. Segundo que mesmo as que o fazem a percepção de quente e frio varia de cada marca. E por fim um pequeno detalhe que ninguém explica, mas a soma dos pigmentos da base com o da pele. É normal acontecer de na embalagem a base aparentar uma temperatura e quando aplicada na pele ela se "torna" da temperatura oposta. Pois os pigmentos reagem com o ph da pele e podem mudar a aparência.


Sendo assim, conhecer qual é o seu subtom é super importante (ensinei como AQUI) pois te direcionará para qual coloração a base deve ter (exemplo: seu subtom é amarelado então a base deve seguir essa cor), mas nem sempre isso se casará com a nomenclatura que a marca deu.


Então saber essas diferenciações de subtom de base facilita o teste, mas não o dispensa. Ou seja, mesmo sabendo que sua pele é quente ou fria a minha recomendação é que você teste a base no rosto para ter certeza de qual subtom vai funcionar. Quando não for possível testar (compra pela internet, p.ex.) seguir a temperatura da base e da sua pele poderá ser uma boa opção.


E se você já adquiriu a base no subtom errado e acompanhe meu perfil no instagram que estou fazendo uma série de vídeos no IGTV ensinando como ajustar a base.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.


Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept

Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty


E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

Até o próximo post.