VITAMINA C NOS COSMÉTICOS: os benefícios para a nossa pele

Atualizado: 15 de fev.


Crédito: pinterest 453456256213684670


O QUE É VITAMINA C


A vitamina C (ácido l-ascórbico sua forma pura) é uma vitamina essencial para o organismo humano, responsável por diversos processos metabólicos como formação de colágeno, absorção de ferro, atua na defesa do organismo ajudando no sistema imunológico. Porém, a vitamina C não é naturalmente produzida pelo nosso corpo, ela precisa ser ingerida através dos alimentos, através de frutas cítricas como laranja, maracujá, acerola, morango; e verduras verde escuro como espinafre, couve manteiga e brócolis.


Mas não é apenas através dos alimentos que a vitamina C nos trás benefícios, por sua alta capacidade antioxidante e atuação na formação do colágeno, esse ativo vem sendo muito utilizado em produtos cosméticos (para o corpo todo e não apenas para o rosto). São muitas as vantagens de se incorporar na sua rotina de skin care produtos com essa vitamina. Vou te explicar cada uma delas nesse post, vem comigo!


VITAMINA C NOS COSMÉTICOS


O ácido ascórbico (Vitamina C pura) aplicado topicamente atua diferente da sua ingestão (seja pelos alimentos ou por suplementação), pois colocado sobre a pele ele atua diretamente nela enquanto que ingerido agirá em outros processos metabólicos do nosso corpo.


A vitamina C pode ser usada por todos os tipos de pele, mas a maioria dos cosméticos que usam o ativo na composição são produtos mais oleosos, pois os lipídios garantem uma melhor absorção da vitamina C pela pele, tornando-a mais eficaz. Porém, para quem tem pele oleosas, principalmente com tendência a acne, e não consegue se adaptar a texturas oleosa. já é possível encontrar opções de séruns com o ativo, que são mais leves e menos gordurosos.


DOSAGEM


Antes de explicar todos os benefícios da vitamina C para nossa pele, preciso explicar sobre a porcentagem dela nos produtos. Os pesquisadores descobriram que o ativo em uso tópico (aplicado na pele) para gerar bons resultados deve ter dosagem entre de 5% e 20%. Quanto maior a concentração mais forte é a atuação, mas não se engane acreditando que é sempre melhor usar a dosagem maior, pois cada pele tem sua receptividade, então o ideal é começar com baixa concentração e ir testando a reação da sua pele a maiores dosagens e descobrir qual a melhor para você.


MARAVILHOSIDADES DA VITAMINA C PARA A PELE


Antienvelhecimento


Nosso organismo envelhece a cada respiração (parece contraditório, mas o oxigênio que é indispensável para a nossa vida é também um dos responsável pelo nosso processo de envelhecimento). O oxigênio é crucial para o metabolismo celular (o que nos mantêm vivos) mas durante o processo ele gera radicais livres que danificam células saudáveis. Ou seja, a oxidação do nosso corpo é um processo natural, assim como o envelhecimento. Contudo, a sua velocidade decorre tanto da predisposição genética quanto do estilo de vida, pois fatores externos também podem acelerar a oxidação do nosso corpo.


E aí que a vitamina C atua. Ela tem capacidade antioxidante, isto é, ela ajuda a combater os tais radicais livres formados pela oxidação das nossas células, o que consequentemente desacelera o desgaste do nosso corpo, evitando o envelhecimento precoce da nossa pele.


Clareadora


A vitamina C aplicada na pele também proporciona ação clareadora porque ela inibe a primeira etapa de formação da melanina (proteína responsável para coloração da nossa pele) o que reduz a formação de manchas, como melasma, e deixa a pele com tom mais uniforme.



Antissinais e Firmador


O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade a pele. Ele é naturalmente produzido pelo nosso organismo, porém, a partir dos 25 anos de idade essa produção começa a cair e surgem as primeiras ruguinhas e linhas de expressão. 😭 A vitamina C atua como um antissinais por estimular a síntese de colágeno na pele e também previne a sua degradação, ou seja, deixa a pele mais firme e com menos linhas de expressão.


Hidratação


O ascorbil fosfato de magnésio, um dos derivados da vitamina C, possui propriedades hidratantes que inibe a perda de água pela pele, mantendo a hidratação da cutes. Esse derivado também vem sendo utilizado em alguns produtos para potencializar a hidratação.


VITAMINA C POTENCIALIZADA


Que esse ativo é incrível para a nossa pele já deu para entender, mas ele ainda tem sido combinado com outros componentes que potencializam sua ação e tornam os dermocosméticos ainda mais eficazes. As combinações mais encontradas são com outros antioxidantes, como o resveratrol, ácido ferúlico (skinceuticals) e vitamina E. Esses três ativos também combatem os radicais livres e promovem a renovação celular, potencializando a ação da vitamina C.


Outro ativo que tem sido muito combinado com a vitamina C é o ácido hialurônico (vai ter um post dedicado só para esse ativo incrível, aguardem) que possui alta propriedade de hidratação e em conjunto com a vitamina C resulta em mais colágeno na pele, retardando o seus envelhecimento.


Atualmente muitas marcas estão investindo no ativo, então opção de produto é o que não falta. Eu tenho usado a linha de vitamina C da Avon (inclusive farei um post com a resenha deles para você).


Selecionei alguns dos produtos mais conhecidos que contêm vitamina C, inclusive para o corpo da Nivea, que eu também uso e recomendo.


(Nivea firmador, Avon, The body shop, Payot, Sallve, Dermage, Vichy, Adcos, Skinceuticals)




Quem aí já utiliza essa maravilha na pele? Compartilha com a gente qual é o seu preferido.



Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.


Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept

Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty


E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖