top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

NUDE NÃO É UMA COR É UM CONCEITO

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Quando o termo nude, que significa "nu", pele, começou a ser difundido como cor, erroneamente, foi associado ao bege, que remete a cor de pele de pessoas brancas. Tanto que várias marcas denominaram alguns dos seus produtos, na cor bege, de nude. O que (intencional ou não) é excludente e reforça a ideia de que a pele branca seria universal.

FOTO: REPRODUÇÃO RISQUÉ


Porém, nude é um conceito. Refere-se a cores que remetem às mais variadas tonalidades de pele e que por se parecerem com ela se "mesclam" aparentando que se está desnudo. Looks nude criam uma imagem monocromática entre a roupa, sapato, esmalte e/ou maquiagem e a pessoa. O nude, por ser próximo a cor da pele, cria uma imagem de sofisticação e elegância. E por isso cada pessoa terá o seu tom de nude, próximo a cor da sua pele.


Apesar de no início o conceito de nude ter sido usado de forma excludente, várias marcas começaram um movimento de versificação de tons de nudes em suas coleções. O estilista Christian Louboutin criou sapatos para vários tons de pele. Sapatos nude alongam a silhueta e deixam o look refinado.

FOTOS: REPRODUÇÃO PINTEREST COLEÇÃO LOUBOUTIN


No universo da beleza, aqui no Brasil, a marca Dailus criou coleções "NUDE cada um tem o SEU!" de batons, esmaltes e sombras. Inclusão e diversidade.👏

FOTOS: REPRODUÇÃO DAILUS


Maquiagens em tons de NUDE remetem a beleza natural e fresh, por não ter contrate com a cor da pessoa. É uma proposta moderna, requintada e atemporal, que eu particularmente adoro!

MAQUIAGENS NUDE BY EUZINHA.


O movimento de inclusão e conscientização da diversidade de cores de pele não tem se limitado a moda e beleza. Recentemente, marcas de lápis de cores e giz também criaram produtos com diferentes tons de pele (finalmente).🙌

FOTOS: REPRODUÇÃO - FABER CASTELL, PINTKOR E TRIS


E curativos também estão diversificando as suas cores, afinal, bege não é a única cor de pele.



Você gosta de se vestir ou se embelezar com o seu NUDE ou prefere looks coloridos? Já sabe identificar o seu nude?


Que esse movimento do conceito Nude continue avançando, em todos os setores, incluindo diversidade de cores de pele. Que o futuro seja mais representativo.


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘



2.675 visualizações0 comentário
bottom of page