top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

11 ERROS NA MAQUIAGEM QUE VOCÊ COMETE SEM NEM PERCEBER

Atualizado: 15 de fev. de 2022



A maquiagem tem o poder de melhorar nossa aparência, disfarçando manchas e uniformizando a cor da pele, melhorando o aspecto de cansaço e nos fazendo sentir mais bonitas. Massss, quando mal executada, a maquiagem acaba fazendo um estrago e piorando nossa imagem.


Listei abaixo 11 erros muito comuns, mas não óbvios, que eu sei que muitas de vocês acabam cometendo quando se auto maquiam, para ajudá-las a não erra mais e aproveitarem o melhor que a maquiagem tem a nos oferecer.


  1. NÃO PREPARAR A PELE

A maquiagem começa antes do primer e da base! Fazer uma preparação da pele para receber os produtos de maquiagem é primordial para um resultado bonito e duradouro. São 3 passos super simples, mas que fazem total diferença no resultado;

  • Limpeza - lave com sabonete específico para o seu tipo de pele;

  • Tônico - é interessante usar um tônico para ajudar a equilibrar a pele após a limpeza e melhorar a absorção do próximo passo;

  • Hidratante - essa é o passo mais importante! TODOS os tipos de pele (sim senhora, inclusive você de pele oleosa!) precisam estar muito bem hidratadas para a base não craquelar, não marcar as linhas de expressão e ter uma boa fixação.

Nesse vídeo ensinei como realizo todos esses passos.

2. APLICAR OS PRODUTOS SEM ESPERAR SECAR


Como expliquei no vídeo acima, a maquiagem é construída com camadas de produtos e os primeiros são, em sua maioria, líquidos ou cremosos. Por isso é importante esperar uns minutinhos entre uma aplicação e outra para que os produtos sejam absorvidos pela pele (dos de preparação) e sequem (a base e corretivo) antes de aplicar os outros por cima, para ter um melhor acabamento da maquiagem.


3. MAQUIAR-SE DEPOIS DE FAZER PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS


Alguns tratamentos estéticos faciais como: peelings, laser, microagulhamento e uso de produtos com ácidos nas formulações são incompatíveis com a maquiagem. Pois a pele costuma ficar mais sensibilizada após esses procedimentos, descama e com isso não fixa a maquiagem além de poder dar alergia. Por isso, é importante esperar alguns dias após a realização desses procedimentos para voltar a se maquiar.


E se você for fazer algum tratamento de pele para deixá-la mais bonita para uma determinada ocasião e for se maquiar para ela, se programe para fazê-los com uma certa antecedência para justamente não atrapalhar a maquiagem.


4. USAR BASE COM FORMULAÇÃO CONTRA INDICADA PARA O SEU TIPO DE PELE


A maioria das bases que temos disponíveis dizem ser para "todo tipo de pele" porém, na prática não é bem assim. Pois dependendo da formulação a base acaba sendo mais benéfica para determinados tipos de pele.


Assim, é interessante dar uma olhada na lista de ingredientes das bases e avaliar seus componentes para verificar se ela é uma boa escolha para você.


Para as peles mistas e oleosas o recomendável são bases oil free. Já as peles seca e desidratadas é interessante optar por bases que tenham óleo na fórmula ou que possuam algum tipo de ativo mais hidratante como ácido hialurônico ou glicerina que vão ajudar a base não craquelar.


5. USAR A BASE NA COR ERRADA


Esse é o erro mais clássico de todos! Atire o primeiro pincel quem nunca se equivocou na cor da base e acabou ficando mais clara ou mais escura do que o ideal.


Na maioria das vezes esse erro acontece por testar a base no dorso da mão ao invés do rosto. Ou apenas em uma pequena parte do rosto. O jeito certo de escolher a cor da sua base é aplicando no rosto, esperar uns 5 a 10 minutinhos para ela secar e ver se não vai escurecer.


Nesse outro vídeo expliquei sobre todos os aspectos que devemos avaliar para escolher a base ideal, desde o tipo de pele até a cor. Vale a pena conferir.


6. USAR CORRETIVO MAIS CLARO DO QUE A PELE


Há um tempo atrás a técnica de usar corretivo bem mais claro que a pele para iluminar, fazendo um triângulo invertido abaixo dos olhos era muito ensinada e usada. Acontece que quando se exagera, tanto na quantidade quanto na tonalidade mais clara do corretivo, o resultado é desastroso! Acontece o efeito "panda invertido", em que ao invés de ficar iluminada a pessoa fica com uma mancha branca abaixo dos olhos.


O efeito de luz e sombra na maquiagem precisa ser sutil, quando fica evidente, além de artificial, fica feio. Por isso, use um corretivo na cor exata da sua pele para as olheiras e apenas um pouquinho, bem pontual, de corretivo até 1 tom mais claro do que o seu tom para fazer iluminação.


Se você tem dificuldades em fazer a camuflagem das suas olheiras, confere o vídeo em que eu expliquei como se faz.



7. CONTORNO MAL POSICIONADO OU MARCADO


A beleza natural está cada vez mais em alta (graças a Deus!) e na maquiagem aqueles contornos mega exagerados e evidentes, que transformam o rosto e as vezes até distorce a face já não estão tão mais em uso. Eu mesma nem faço contorno (nem em mim nem nas clientes) mas quando ele é feito de forma leve e pensada para cada pessoa fica bonito.


Nesse post AQUI eu falei sobre tudo sobre contorno.


8. SOMBRA MAL ESFUMADA


Oito entre cada dez mulheres que gostam de se maquiar sentem dificuldade em fazer a maquiagem dos olhos. E o erro mais comum nessa parte da make é não esfumar as sombras corretamente e deixar tudo marcado. A menos que se trate de uma maquiagem conceitual, o esfumado perfeito é fluido, sem marcação, em que não se vê onde. termina e onde começa a aplicação da sombra.


Logo, menos é sempre mais. Se você tem pouco habilidade em maquiar os olhos escolha sombras mais claras ou cintilantes, pois o brilho disfarça se ficar marcado.


Outra recomendação é usar os pinceis certos para esfumar. Também já fiz conteúdo sobre isso para vocês!


9. CÍLIOS POSTIÇOS EXAGERADOS


Os cílios postiços são a cereja do bolo na maquiagem. Aquele detalhe que complementa o olhar. Porém, é preciso saber escolher, tamanho, formato e material se não ao invés de deixar a maquiagem mais bonita eles vão detoná-la.

AQUI nesse post tem falei TUDO que você precisa saber sobre cílios postiços, conteúdo de curso profissional que eu disponibilizei gratuitamente para vocês!


E se você ainda não sabe como colocar os cílios postiços cola na minha (pegou o trocadilho? haha) que eu te ensino.

10. SOBRANCELHAS MAL DESENHADAS


As sobrancelhas são a moldura dos olhos e na hora de maquiá-las é preciso respeitar a sua estrutura e necessidades. Nem todas as sobrancelhas têm falhas ou precisam ser preenchidas, assim como não existe um desenho padrão para se seguir e deixar todo mundo com sobrancelhas iguais.


O mais importante é usar produtos (sombra, lápis ou pastinha) na cor mais próxima da dos pelos naturais (NUNCA USE PRETO, por mais escuras que sejam as sobrancelhas) e usar pouco produto. Lembra, menos é sempre mais. E não fugir do formato original, para não ficar artificial.


11 USAR PINCEIS SUJOS


Os pincéis de maquiagem são as principais ferramentas para fazer a aplicação d maquiagem. E eles precisam estar limpos, tanto para que o acabamento da maquiagem fique sempre bonito quanto para não gerar problemas de saúde para sua pele, por contaminação por micróbios que podem te dar acnes ou dermatites graves. Portanto, mantenha seus pinceis limpos, lavando eles pelo menos uma vez por semana (se for de uso pessoal, os de uso profissional devem estar SEMPRE LIMPOS a cada uso).


No vídeo abaixo mostrei como faço a higienização dos meus.


Me conta nos comentários, quais desses erros você já cometeu ou vai parar de cometer agora depois desse post?


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.




E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.



158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page