MÁSCARA DA BELEZA (Phi/Marquardt) - PROPORÇÃO ÁUREA FACIAL - a beleza está mesmo na simetria?

Atualizado: 15 de fev.



Quando me tornei maquiadora fiz diversos cursos de aperfeiçoamento pois queria entregar o melhor resultado para as minhas clientes.


E como ninguém é igual a ninguém eu acredito que a maquiagem também não deve ser. Só que a grande maioria dos cursos que fiz ensinaram a fazer as técnicas de formas iguais. Principalmente os contornos (que atualmente eu nem faço, mas já chego nessa parte).


Por isso fui em busca de cursos diferenciados, que me ensinassem algo a mais. Em 2018 me depararei com o visagismo e a máscara de Phi (ou da beleza ou de Marquardt) usados na maquiagem.


Essa máscara foi criada e patenteada pelo cirurgião plástico estadunidense Stephen Marquardt. Ele estudou a beleza humana e quantificou a atratividade facial a partir do conceito da proporção áurea. Essa proporção áurea, também chamada de número de ouro, número áureo ou proporção de ouro é uma constante algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), com o valor de 1,618...


A ideia é que quanto mais encaixado o rosto estiver dentro da máscara mais simétrico e bonito ele seria, por estar matematicamente proporcional. O referido médico a usa como referência para realizar as cirurgias plásticas.


Na maquiagem ela é usada para criar os contornos, o jogo de luz e sombra gerando a ilusão de ótica de que o rosto está proporcional em relação a máscara.



Contudo, seja para cirurgia seja para maquiagem EU não concordo com essa ideia da máscara. Primeiro pelo fato da padronização. Somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, dizer que são belas apenas as pessoas que se "encaixam" na tal máscara é desqualificar as características e individualidades de cada pessoa.


O instituto do Dr. Stephen até desenvolveu outras versões da máscara para diferentes etnias, mas ainda assim é um enquadramento e padronização.


Além disso, além de beleza ser um conceito subjetivo ela está bem longe da simetria, pelo contrário. São nossas assimetrias que nos tornam belos e únicos.


Se nossos rostos fossem simétricos (um lado idêntico ao outro) seríamos bem estranhos ao invés de bonitos. Olha só.


original Dois lados direito Dois lados esquerdos


Quando estudei sobre proporção na maquiagem o que realmente fez sentido para mim e o que aplico no meu trabalho como maquiadora é a análise dos terços faciais.


Essa análise divide o rosto horizontalmente em 3 porções: testa até as sobrancelhas; da base inferior das sobrancelhas até a ponta do nariz e da ponta do nariz até a ponta do queixo.

E segundo o visagismo, cada um desses terços representam uma característica da nossa personalidade: razão, emoção e intuição.


E com a maquiagem - especificamente usando o jogo de luz e sombra - é possível ressaltar ou amenizar as características, de acordo com a intensão de imagem de cada pessoa.


Ao estudar mais profundamente sobre o tema eu praticamente aboli a técnica de contornos nas minhas maquiagens - os contornos usados por aí apenas para "emagrecer" ou afinar o rosto. Inclusive tem um post AQUI aprofundando sobre o tema.


Apesar de o uso da máscara da "beleza" aparentemente estar em alta no universo da maquiagem eu não gosto do que ela representa - a padronização da beleza. O seu uso trás uma falsa ideia de individualidade, mas ao criar contornos para criar ilusão de ótica para "criar" uma simetria matemática é padronização!


Eu acredito na beleza única de cada rosto. Busco respeitar cada característica das minhas clientes e por essa razão raramente eu faço contornos nelas, prefiro usar a iluminação para trabalhar os terços faciais de forma sutil e valorizando ao invés de modificar.


Não atoa meu estilo de trabalho é a maquiagem embelezadora, fresh, com aspecto natural. Pois para mim a maquiagem é um meio e não um fim em si mesma.


Você já tinha ouvido falar sobre a "máscara da beleza"? E o que acha sobre ela?


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘











419 visualizações0 comentário