TIPOS DE SOBRANCELHAS - QUAIS MENSAGENS NÃO VERBAIS ELAS TRANSMITEM NA NOSSA IMAGEM


Imagem - Pinterest


O design da sua sobrancelha carrega uma mensagem. Você sabe o que a sua está transmitindo? Hoje vou te contar um pouco sobre os principais designs de sobrancelhas e como avaliamos esse traço dentro da análise facial.


As sobrancelhas exercem um papel bem significativo na comunicação não verbal da nossa imagem. Assim como os cabelos são a moldura do nosso rosto, as sobrancelhas são a moldura do nosso olhar. Elas podem reforçar ou suavizar as características já existentes dos nossos olhos. E esse resultado pode ser positivo ou negativo a depender do seu desejo de imagem.


Exemplificando um case de olhos com as características descendentes (conhecido como olhos caídos) e com as sobrancelhas curvas ultrapassando a linha harmônica do final da sobrancelha. Esse combo de linhas descendentes irá reforçar esses "olhos caídos", pois linhas iguais se acentuam, o que neste caso pode transmitir uma certa melancolia, tristeza, cansaço e até mesmo fragilidade na imagem. E essas são algumas características não muito bem vindas para a maioria das pessoas, e isso pode levar a uma outra questão - um ruído na imagem.


Um ruído na imagem é basicamente aquilo que está sendo transmitido ao outro, o oposto do seu desejo de imagem. E isso pode resultar em algo negativo dentro do contexto que você está inserido, seja no seu meio profissional ou nos seus relacionamentos interpessoais.


A boa noticia é que tratando-se de sobrancelhas isso é algo fácil de ser resolvido. Além de ser essencial a escolha de um bom designer de sobrancelhas, hoje temos muitos recursos na área estética, como a nanoblading - um novo conceito de micropigmentação de sobrancelhas com efeito super natural, são muitas entre as opções de recursos que temos para deixarmos nossas sobrancelhas no design correto para nosso rosto e desejo de imagem.


Fotos - Pinterest


Por isso ressalto aqui a importância de ter cuidado ao seguir tendências, o efeito copia e cola em que encontramos muitas pessoas com o mesmo design de sobrancelhas por aí.


Seja autêntica e valorize o melhor para você!


Antes de te contar sobre o que alguns dos designs de sobrancelhas comunicam, preciso contextualizar aqui que este conhecimento vem da morfopsicologia, que é uma ciência humanística criada pelo psiquiatra Louis Cormam (1901-1995). Resumindo, morfo significa forma, é o estudo das formas e correlação que existe entre essas estruturas dos indivíduos com o seu psiquismo.


Atualmente temos o Dr. Julián Gabarre que publicou seu livro em português "O rosto e a personalidade - Morfopsicologia" e que está ativamente contribuindo com seus artigos e livro sobre a psicologia facial.


Chega de introdução e vamos ao que interessa :)


gif

Nosso rosto é dividido em terços horizontais e cada um está relacionado a uma área de inteligência. As sobrancelhas estão na linha divisória entre o segmento superior (razão) e médio (emoção). Por isso que elas reforçam nosso olhar e expressão facial.


Elas são analisadas pelo FORMATO (retas, curvas, arqueadas, caídas, inclinadas) COMPRIMENTO ( longas ou curtas) e pela ESPESSURA ( grossas, finas ou falhadas).


Imagem - Pinterest


RETAS - Indicativo de pessoas auto confiantes, práticas, realistas e que tem auto domínio. A sobrancelha mais reta somada a olhos retos transmitem muita intensidade no olhar. Geralmente encontramos mais esse combo no universo masculino.


CURVAS - As linhas curvas sempre comunicam suavidade e nas sobrancelhas podem transmitir uma mensagem mais empática, acolhedora e também de mais sensibilidade.


ARQUEADAS - É o formato mais visto atualmente (e normalmente buscado pela maioria das mulheres). Transmite dinamismo, alegria, ação, vividez e se o arqueamento estiver harmônico transmite jovialidade.


dois pontos importantes a serem considerados para não passar do ponto de equilíbrio para o SEU design perfeito, que é a altura do arqueamento, e a angulação inicial interna dos fios. Essas duas características podem mudar significantemente o olhar e transmitir brabeza ou até mesmo aspecto de estar assustada. Ninguém deseja transmitir isso por aí, não é mesmo? - exceto em algumas situações -brincadeira. ;)


Veja o exemplo abaixo da Michelle Obama. Ela tinha as sobrancelhas muito altas, finas e arqueadas. Um pequeno ajuste e preenchimento de fios foi o suficiente para suavizar a altura das suas sobrancelhas, trazendo mais harmonia ao seu rosto e expressão.


Fotos - Pinterest


CAÍDAS - Esse formato decrescente transmite uma mensagem de cansaço ou tristeza ao olhar. Especialmente se o final da sobrancelha ultrapassar a linha harmônica e seguir em para baixo. Cuidado! Esse é um formato que pode causar um ruído na sua imagem, transmitindo melancolia excessiva e fragilidade, além de deixar o olhar mais pesado, não transmitindo jovialidade.


INCLINADAS - As linhas inclinadas sempre comunicam dinamismo e leveza. Essas sobrancelhas transmitem vivacidade ao olhar. Esse formato ajuda a dar um efeito liftimg na sua face, caso seu desejo seja transmitir uma imagem mais jovial e leve.


Aqui novamente temos dois pontos importantes a observar nesse formato, na parte interna do inicio dos fios entre as duas sobrancelhas (na região da glabela) evite que fique um formato de seta ou "V", o que pode ser associado a instabilidade e conflito na imagem. A melhor opção sempre é deixar o inicio das sobrancelhas menos marcado possível, traz mais naturalidade. E o outro ponto a se observar é o final da calda da sobrancelha muito elevado.


Fotos - Pinterest


Perceba que design de sobrancelhas bem angulado na região da glabela é muito usado nas vilãs da Disney.



Se você faz suas sobrancelhas sozinha, sem ajuda de um profissional, preste atenção no aspecto bem importante das suas sobrancelha - o COMPRIMENTO.


A extensão das sobrancelhas deve iniciar: PI (ponto inicial) - na parte medial do rosto (linha vertical passando pelo dorso do nariz) até o PF (ponto final) - uma linha diagonal que sai do arco do cupido passa pelo final da aba do nariz e e do canto externo dos olhos.


Veja a figura abaixo os pontos PI e PF:

Imagem: Designer de sobrancelhas Bárbara Figueiredo


LONGAS - São consideradas longas quando ultrapassam o ponto inicial e final dentro das medidas explicadas acima. Transmitem resistência, arrojo e força ao olhar. Dependendo da densidade dos fios pode pesar o semblante.


CURTAS - São consideradas curtas quando sua extensão inicia depois do ponto inicial (e nesse caso pode dar a impressão de olhos afastados) ou finaliza antes da linha do canto externo do olho. Transmitem fragilidade e vulnerabilidade. Estão associadas ao olhar pueril (infantil).