• Bárbara Figueiredo

O QUE É NANOBLADING - A EVOLUÇÃO DA MICROPIGMENTAÇÃO TRADICIONAL DE SOBRANCELHAS

Atualizado: 24 de nov.


nanopigmentação de sobrancelhas
Nanoblading Fios Sottili

Nanoblading na técnica Fios Sottili - desenvolvida e feita por mim


A prática de pigmentar a linha dos olhos e as sobrancelhas já era muito comum entre as mulheres da Ásia, desde o século XVII, para incrementar o olhar e torná-lo mais expressivo.


Mas essa pratica só foi introduzida no Ocidente nos anos 1980. O termo inicialmente era MAQUIAGEM DEFINITIVA, pois a técnica era realizada igual uma tatuagem usando inclusive a mesma ferramenta e os mesmos pigmentos. E por ser implantada de forma profunda, na derme (a segunda camada da pele) o método também ficou conhecido como DERMOPIGMENTAÇÃO.


Com o tempo, o procedimento foi evoluindo e chegou-se a conclusão que para resultados melhores na sobrancelha era necessário pigmentos mais leves dos que o de tatuagem, que fossem feitos com micro partículas, ficando assim o procedimento conhecido como MICROPIGMENTAÇÃO.


O aparelho usado para executar a micropigmentação também deixou de ser o mesmo usado para tatuar. Foi desenvolvido o dermógrafo (dermo = pele + grafo (grafia) = escrita). É uma ferramenta mais leve do que a para fazer tatuagem, porém funciona parecido. É movido a eletricidade que movimenta uma agulha que introduz o pigmento na pele.


MICROPIGMENTAÇÃO DE SOBRANCELHAS

Nos anos 1990 a micropigmentação ficou bem famosa e passou a ser difundida pelo mundo. Nessa época era realizada apenas a técnica de preenchimento total das sobrancelhas dando efeito sombreado (parecendo henna, só que permanente). E com o passar do tempo foi se notando que a degradação do pigmento tornava as sobrancelhas azuladas, esverdeadas ou alaranjadas e como toda a pele por baixo era pigmentada o resultado se tornava muito artificial.


Assim, passou-se a buscar novos métodos para obter resultados mais naturais, surgindo a MICROBLADING - termo em inglês que significa MICRO = pequena + BLADING = lâmina. Em que era possível desenhar fios, imitando os pelos das sobrancelhas e não apenas colorindo toda a pele por baixo delas. Surgindo o procedimento também chamado de micropigmentação fio a fio.


MICROBLADING

Esse procedimento é feito manualmente e não com o dermógrafo. Ele foi inspirado, novamente, em uma prática milenar do Oriente que usava o bambu para pigmentar a pele de forma artesanal e com resultados mais delicados. O procedimento se chama TEBORI (que em japonês significa - tatuar com a mão). O nome acabou sendo utilizado para nomear a ferramenta usada na microblading, que hoje se parece com uma caneta onde as micro lâminas são acopladas.

Indutor manual conhecido como Tebori


Com o passar do tempo, vários métodos para pigmentar as sobrancelhas foram surgindo. Alguns profissionais atualmente fazem a micropigmentação fio a fio utilizando o dermógrafo e também existem os que fazem o efeito sombreado utilizando o Tebori.


Acontece que mesmo com a criação da microblading (fio a fio) algumas sobrancelhas continuaram ficando com resultados artificiais. O procedimento quando mal executado deixa um resultado feio, as sobrancelhas ficam parecendo um "código de barras".

Imagem: Mais Estética


Outro ponto indesejado que não foi corrigido com o surgimento da microblading foi a mudança da cor do pigmento com o passar do tempo. Pelo fato de que, assim como a micropigmentação com o dermografo, a microblading também é implantada na derme e por isso tem uma longa duração (mínimo de 2 anos). Com o passar dos anos o organismo degrada o pigmento, resultando em sobrancelhas coloridas (azuladas e/ou alaranjadas).


Além disso, as tendências de sobrancelhas vão mudando de tempos em tempos (escrevi esse post AQUI contando sobre essas mudanças nos últimos 100 anos) e ter um procedimento permanente é ficar com uma imagem datada no rosto e isso ninguém quer.


Tanto que atualmente vem crescendo muito a busca pela retirada (com laser, jato de plasma e despigmentação química) desses procedimentos ultrapassados (a maioria são permanentes e não saem sozinhos). Seja para deixar as sobrancelhas totalmente naturais de novo ou para refazer com uma técnica com resultado natural e não permanente.


E é aí que surge a NANOBLADING! A evolução da microblading.


NANOBLADING

Assim como a microblading, a nanoblading é um procedimento manual, feito com o TEBORI, que simula fios das sobrancelhas. Porém, são NANO FIOS.


O nome em inglês significa NANO = minúscula + BLADING = lâmina. Ou seja, nesse procedimento a lâmina utilizada é ultra fina (é nano).

Lâmina Nano da marca LovBeauty


Com a NANOBLADING cada profissional desenvolve a sua própria técnica, que não se resume unicamente ao uso da nano lâmina. Eu por exemplo, desenvolvi a FIOS SOTTILI em que com a nano lâmina não realizo tramas de fios padronizadas como na microblading. Realizo um trabalho artístico e fluido levando em consideração os pelos naturais de cada pessoa, criando os fios no mesmo caimento e mesma angulação de cada sobrancelha, para assim alcançar um resultado ultrarrealista. Desse modo os fios desenhados se mesclam aos pelos reais, não sendo perceptível o procedimento.


Veja a naturalidade - uma sobrancelha apenas com a marcação e a outra com Nanoblading Fios Sottili.

Nanoblading na técnica Fios Sottili - desenvolvida e feita por mim


Ademais, a forma de implantação dos fios também é diferente. A Nanoblading não é feita na derme e sim na epiderme, na camada mais superficial da pele, a que se renova constantemente. Por isso, a Nanoblading é semi-permanente. Tendo uma durabilidade entre 6 a 12 meses.

diferença entre a implantação da nanoblading e da microblading
Camada de implantação da nanoblading

Essa durabilidade menor é extremamente importante para um resultado natural, pois com a renovação da epiderme o pigmento vai saindo por completo antes que possa ser degradado pelo organismo e assim deixar as sobrancelhas com aquelas cores artificiais (azul, verde e laranja) dos procedimentos anteriores. Outro ponto positivo da temporariedade da nanoblading é a possibilidade de poder mudar o formato, se desejar, de acordo com o gosto pessoal de cada fase de vida e com as têndencias de cada momento.


A nanoblading (ou nanopigmentação em português) é o que há de mais moderno em procedimento de pigmentação de sobrancelhas. Ideal para quem busca resultados naturais e modernos. Que deseja ter sobrancelhas sem falhas e com design mais harmônico, mas sem ficar artificial nem notório que foi feito o procedimento. É perfeita também para quem tinha receio de fazer micropigmentação devido aos resultados artificiais que são realizados por aí.

Nanoblading na técnica Fios Sottili - desenvolvida por mim


Inclusive o procedimento fica incrível em homens, que estão cada vez mais vaidosos e em busca de melhorar sua imagem, mas não querem ter resultados aparentes. Com a nanoblading as sobrancelhas deles ficam volumosas, robustas e imponentes com muita naturalidade.

sobrancelha masculina
Nanoblading fios sottili

Ficou interessada em fazer a Nanoblading Fios Sottili? Então entre em contato no WhatsApp e agende sua avaliação gratuita!


Bárbara Figueiredo - pigmentadora educadora da beleza e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @d.r.a.b.a.r.b.a.r.a @b.belezaconceito Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘


Fontes: https://blog.eduk.com.br/post/o-que-e-microblading/

https://maquiagemdefinitiva.tripod.com/iframe_micropigmentacao.htm#historia

https://www.trabalhosfeitos.com/categoria/a-historia-da-micropigmenta%C3%A7%C3%A3o/441063/0.html


6.533 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo