top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

A EVOLUÇÃO DAS SOBRANCELHAS NOS ÚLTIMOS 100 ANOS

Atualizado: 27 de fev. de 2022


As sobrancelhas são a moldura dos nossos olhos. Seu desenho influencia nas expressões faciais, podendo dar a impressão de tristeza, susto, raiva, braveza e até arrogância.


O desenho das sobrancelhas feminina mudou bastante ao longo dos anos, com tendências que vez ou outra ressurgiam de maneira repaginadas. Atualmente temos duas tendências fortes, com apelos opostos, sendo usadas pela mulherada. Mas antes de falar sobre elas vamos fazer uma retrospectiva dos estilos de sobrancelhas que foram usadas nos últimos 100 anos.


1920

No anos de 1920, as atrizes de cinema de hollywood era as referências de beleza. Na época os filmes eram mudos e em preto e branco, então as atrizes usavam as sobrancelhas para reforçar suas expressões na telona. Nessa década as sobrancelhas eram finas, arqueadas e alongadas. Muitas até raspavam os pelos para desenhar apenas uma linha com lápis.

Clara Bow (foto reprodução: pinterest)


1930

Na década seguinte o estilo de sobrancelhas finas continuou, mas em um formato de U, mais arredondado e menos alongada.

Greta Carbo (Foto: Reprodução pinterest)


1940

Nos anos 40, a sobrancelha mudou bastante, a principal tendência dessa década foi deixá-la bastante arqueada, começando grossa e afinando no final.

Grace Kelly (Foto: Flickr)


1950

Nos anos dourados, as sobrancelhas ficaram mais curtas, cheias e com o estilo “acento circunflexo”.


Audrey Hepburn (Foto: reprodução Harpers Bazaar)


1960

Em 1960, as sobrancelhas voltam a ficar finas, mas ainda se mantiveram arqueadas e chamativas.

Twiggy (Foto: reprodução pinterest)


1970

Na década seguinte, a mulherada voltou a deixar as sobrancelhas engrossarem, trazendo um estilo mais natural para o rosto.

Farrah Fawcett (Foto: reprodução pinterest)


1980

Nessa década as sobrancelhas grandes, largas, sem desenho definido, mega naturais se tornaram tendência. Ficando mais imponentes.

Madonna (Foto: reprodução pinterest)


1990

Se nos anos 80 as sobrancelhas se tornaram "selvagens", na década que se seguiu elas voltaram a ser desenhadas e arqueadas, mas ainda se mantiveram grossas.

Sharon Stone (Foto: reprodução pinterest)


2000

Nos anos 2000, a tendência mais uma vez foi das sobrancelhas finas e arqueadas.

Angelina Jolie (Foto: reprodução pinterest)


2010

A primeira década do século XXI trouxe de volta as sobrancelhas grossas, naturais e marcantes, semelhantes a dos anos 80, mas não tão desalinhadas como antigamente.

Cara Delevingne (Foto: reprodução pinterest)


2020

Chegando na década atual encontramos estilos que têm referências do passado: sobrancelhas volumosas e naturais parecidas com as dos anos 80, mas de forma repaginada: despojadas de maneira "calculada".

Gigi Hadid (Foto: reprodução pinterest)


Em contra partida, também está em alta a tendência de sobrancelhas mega definidas, delimitadas e arqueada, algo parecido com a tendência dos anos 1950.

Kylie Jenner (Foto: reprodução Kylie Cosmetics)


Podemos perceber que ao longo dos últimos 100 anos as sobrancelhas femininas passaram por várias fases, oscilando entre volume e afinamento, naturalidade e marcação. As tendências de beleza, em geral, são cíclicas, vem e voltam de tempos em tempos. Atualmente, os procedimentos de beleza facial estão cada vez mais fortes e as sobrancelhas ganharam ainda mais importância, não apenas para as mulheres, mas para homens também.


Hoje inclusive existem profissionais especialistas em fazer sobrancelhas - os designers de sobrancelhas. E também há diferentes técnicas para se realizar o design - podendo ser personalizado para cada pessoa, seguindo o visagismo para respeitar as características e conseguir o resultado que melhor harmoniza com determinado rosto e não apenas reproduzir tendências, como era feito antigamente.


Contudo, tem quem prefira modificar as sobrancelhas naturais e para esses casos também existem técnicas para fazer o desenho chegar ao resultado desejado, seja temporariamente com henna ou maquiagem, seja de forma mais duradoura como micro-pigmentação.


Eu sou a favor da escolha. Se você prefere um design muito diferente do seu natural porque se sente mais bonita com ele é super válido. O que você precisa se atentar é se não está apenas se deixando padronizar, fazendo só porque está todo mundo usando, sem avaliar o impacto que a mudança irá causar para sua imagem.


A minha linha de trabalho como maquiadora é baseada na personalização e valorização da beleza única de cada cliente. E agora que também me tornei designer de sobrancelhas não será diferente. As técnicas que escolhi desempenhar respeitam o desenho natural baseada na estrutura óssea de cada pessoa, para deixar as sobrancelhas lindas e singulares.


Me conta: qual dos estilos de sobrancelha que já foram usadas nos últimos 100 anos é o seu favorito?


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖


766 visualizações0 comentário
bottom of page