top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

SOBRANCELHAS E CÍLIOS - PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS EM ALTA

Atualizado: 15 de fev. de 2022



"Os olhos são a janela da alma"

De todas as nossas feições faciais os olhos, com certeza, são os mais expressivos. Eles revelam nossos sentimentos - alegria, medo, raiva, paixão... Nos comunicamos intensamente através do olhar, mesmo que não intencionalmente.


Não atoa que no visagismo o terço médio, que abarca os olhos, representa o terço emocional. E por isso entender e até melhorar o nosso olhar é tão importante para a imagem que queremos transmitir.


Principalmente no momento atual em que vivemos - a pandemia pelo COVID-19 - em que o uso de máscaras se tornou necessário, os nossos olhos ficaram ainda mais em evidência e se tornou o centro das atenções, no que diz respeito a nossa comunicação e imagem.

MAQUIAGEM

Existem várias formas de valorizar o olhar, maquiagem é uma delas. Executada com a técnica adequada para cada formato de olho e intenção, pode-se deixar o olhar mais amplo, mais receptivo ou menos tristes e caídos.


Outros serviços de embelezamento do olhar, mais duradouros do que a maquiagem, vem surgindo e ganhando adeptas, como os que valorizam cílios e sobrancelhas.


PROCEDIMENTOS PARA CÍLIOS

Os cílios dão exuberância ao olhar, intensificam as atenções e abre os olhos. Valorizá-los reforça a feminilidade, seja com uma simples máscara de cílios ou com procedimentos semi-permanentes. Como extensão de cílios, que deixa um efeito de cílios postiços ou o mais novo queridinho - o curvamento de cílios - (também conhecido como Lash Lifting) que é feito com o próprio cílios da pessoa, realçando o olhar de forma muito mais natural do que a extensão.

FOTOS: ILUSTRAÇÃO EXTENSÃO DE CÍLIOS


FOTOS: CURVAMENTOS DE CÍLIOS FEITOS POR MIM (Técnica Natural Lift de cílios)


PROCEDIMENTOS PARA SOBRANCELHAS

Outro ponto que interfere diretamente no olhar são as sobrancelhas. Elas são a moldura dos olhos, sem elas perdemos boa parte da nossa expressão. Da mesma forma se o design é feito de maneira desarmônica para face, passa uma imagem distorcida, gerando impressões indesejadas. Modifiquei uma foto minha para verem como que as sobrancelhas e um design adequado fazem toda diferença na nossa imagem.

FOTOS: 1 sem sobrancelha, 2 design modificado. 3 sobrancelhas reais.


Como pode ver as sobrancelhas são fundamentais na nossa face e os procedimentos direcionados a elas contribuem muito para torná-las mais harmônicas. Começando pelo design, que é o mais simples e mais conhecido, mas que vai muito além de simplesmente retirar pelos. O desenho precisa estar em equilíbrio com todo o rosto e não seguir um formato padrão ou formato de alguma pessoa famosa.


Cada pessoa tem uma estrutura óssea e uma boa profissional designer de sobrancelhas irá analisar e respeitando as suas preferências (dentro do possível) descobrir qual desenho valoriza seus traços e intensão de imagem.


Como designer de sobrancelhas eu escolhi aplicar o design por mapeamento facial, que avalia as medidas e arcada óssea de cada pessoa para assim chegar na forma mais adequada e personalizada para cada rosto. E se necessário, corrigir pequenas assimetrias, quando possível apenas com esse método.



Outro procedimento para sobrancelhas, também bem conhecido, é a micropigmentação. Quando surgiu, era chamada de maquiagem definitiva, pois era feita como uma tatuagem permanente, que muitas vezes ficava grosseira e pesava o olhar. As técnicas antigas costumavam, depois de algum tempo, mudar de cor (fincando azuladas/esverdeadas ou alaranjadas) e perdendo o formado original (expandindo ou ficando tortas).

FOTOS: RETIRADAS DO GOOGLE IMAGEM


Devido a esses resultados desastrosos o procedimento passou a ser evitado por muitas mulheres (e com razão) que tinham receio de ficarem com sobrancelhas malfeitas e que para serem removidas precisa passar por sessões de laser.


Mas como todo método, a micropigmentação evoluiu e atualmente existem técnicas mais modernas que são temporárias - como a NANOBLADING (nanopigmentação) pois a face modifica com o passar dos anos e as sobrancelhas precisam acompanhar isso. Além de não serem feitas "tatuagens" como antigamente, os traços estão muito mais leves com resultados super naturais, que dependendo da técnica e do profissional nem parece que tem procedimento.


Quando decidi me tornar pigmentadora de sobrancelhas busquei formação e especializações para fazer esse procedimento com resultados naturais, personalizados e modernos. Decidi realizar NANOBLADING, que é feita com indutor manual, conhecido como Tebori. Nesse método a sobrancelha é feita fio a fio, simulando pelos reais, gerando um resultado hiper realista.


Com bastante estudo e treino acabei desenvolvendo minha própria técnica a - NANOBLADING FIOS SOTTILI®. Com essa técnica as sobrancelhas ficam mais volumosas e expressivas, mas sem exagero. Dentro da minha filosofia de trabalho - o realce da beleza sem transformação!


Na Nanopigmentação são feitos fios finíssimos (nanofios) e a minha técnica, além de respeitar a estrutura facial de cada pessoa (sem padronizar e sem medidas prontas) acompanha o caimento real dos pelos se misturando a eles, o que torna o método ainda mais realista e natural. E homens também fazem!

FOTOS: NANOPIGMENTAÇÃO FIOS SOTTILI®


Ainda sobre sobrancelhas, um outro procedimento que chegou recentemente ao Brasil e tem conquistado muitas adeptas é a BROW LAMINATION (sobrancelhas laminadas). O procedimento na verdade é bem antigo, era conhecido como desondulação de sobrancelhas, mas o método e os produtos usados agora são muito mais eficientes e modernos.


Consiste no alisamento e realinhamento dos pelos das sobrancelhas, tornando-as mais volumosas e definidas, de maneira natural. Juntamente com o procedimento pode ser realizado o tingimento dos fios, o que dá ainda mais destaque a eles. A brow lamination é também um tratamento, pois faz parte da técnica a aplicação de produtos fortalecedores e estimuladores de crescimento dos fios, o que a médio/longo prazo torna as sobrancelhas mais cheias.


Esse procedimento pode ser feito por quem ainda tem receio de fazer uma nanopigmentação, mas também é indicado para quem já possui uma antiga e não está satisfeita com o desenho.


Eu rebatizei o procedimento no meu Estúdio para BROWS UP (sobrancelhas levantadas) que é como a técnica estiliza as sobrancelhas.

FOTOS: BROWS UP do Estúdio Bárbara Figueiredo


O mercado do embelezamento do olhar está crescendo cada dia mais, evoluído nas técnicas e entregando resultados cada vez melhores.


Eu passei a realizar esses procedimentos por causa da quarentena, com o cancelamento dos eventos a procura por maquiagem praticamente parou, então busquei ampliar meus serviços e me encontrei também como embelezadora do olhar. E não largo mais!


Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre esses procedimentos e os seus resultados. Para quem ficou curiosa e interessada em experienciar ter um olhar mais atraente e sofisticado comigo entre em contato no Bárbara Beauty Concept e agende seu horário!


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘

236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page