top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

CORTE BORDADO - o fim das pontas duplas e do frizz do cabelo

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Quando falamos de pontas duplas é natural pensarmos apenas nas pontas finais do cabelo. Porém, o crescimento dos fios não é uniforme. Todo fio passa por 3 ciclos de crescimento: anágena, catágena e telógena.



E os fios não passam pelas mesmas fases ao mesmo tempo, enquanto alguns estão crescendo outros estão em transição e outros em repouso (por isso perdemos vários fios por dia, mas não ficamos careca - se está saudável, é claro). Logo, existem PONTAS em todo o comprimento do cabelo e não apenas no final, compreende?!


Alguns fios sequer chegam ao "final" do cabelo se suas fases forem curtas. Sendo assim, apenas aparar as pontas jamais será suficiente para tirar todas as pontas danificadas do cabelo.


E são essas pontas danificadas as responsáveis pelo frizz, aspecto áspero do cabelo e muitas vezes até a falta de crescimento, pois se a ponta se abre (daí o nome pontas duplas) o fio não será capaz de crescer devido ao rompimento da fibra, ou seja, no couro cabeludo ele continua crescendo, mas ele não aumenta de tamanho porque o fio não tem força e se quebra.


E é aí que o corte bordado entra. Ele retira as pontas danificadas de todo o comprimento do cabelo e não apenas do final, tornando-o mais forte, brilhante, macio, com menos frizz e possibilitando o seu crescimento de forma mais saudável e proporcionando pontas mais encorpadas. E o melhor de tudo é que o corte bordado não modifica o formato nem o tamanho do cabelo.


O corte bordado pode ser feito de duas maneiras: manualmente com tesoura, um processo bem demorado (principalmente se o cabelo for volumoso e longo) e requer bastante habilidade e atenção para não cortar uma mecha inteira acidentalmente. A outra forma é com máquina específica, que separa as pontas ressecadas e as corta. Esse método, na minha opinião é mais eficiente, pois a máquina permite cortar as pontas da parte superior e inferior de cada mecha, além disso o processo é super rápido e seguro, pois não corre o risco de cortar uma mecha inteira.


Eu faço esse tratamento nos meus cabelos desde 2018 e de lá para cá não tenho mais frizz e meu cabelo cresce muito mais e bem saudável. Vendo tanto os benefícios que o corte bordado proporciona passei a oferecê-lo para minhas clientes no meu Estúdio de Beleza em BH.


O corte bordado é indicado para todos os tipos de cabelo, mas se o seu for cacheado ou crespo será necessário fazer uma escova antes, para conseguir visualizar as pontas danificadas e cortá-las, seja pela técnica manual ou com máquina.


Ele é como um tratamento, isto é, precisa ser feito com periodicidade para tirar as pontas duplas e também para manter os fios livres de futuras pontas duplas. O espaçamento das sessões varia de acordo com o estado do cabelo, quanto mais danificado mais frequentes devem ser os cortes, com distância de pelo menos 30 dias.


O corte bordado é um super aliado nos cuidados para ter um cabelo bonito e saudável, eu não fico sem.


Espero que tenha gostado do post e de saber como funciona o corte bordado e como ele pode beneficiar as suas madeixas.


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘



86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page