top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

MICROAGULHAMENTO LABIAL (hydragloss) - TRATAMENTO QUE HIDRATA E REJUVENESCE OS LÁBIOS

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Nos últimos meses a área da estética foi tomada por um novo procedimento que chegou para revolucionar os cuidados com os lábios. É um protocolo realizado através do micro-agulhamento. Cada profissional denomina a sua técnica de um jeito, você poderá encontrar esse procedimento como: hidra gloss, hidra lips, pump lips, bb lips, entre outros. O meu protocolo denominei de SATINY LIPS, que do inglês significa LÁBIOS ACETINADOS, pois é assim que eles ficam pós tratamento: extremamento macios!


Antes de te contar como a técnica funciona e os seus resultados, preciso primeiro explicar sobre a histologia (formação) dos lábios. Eles fazem parte do nosso sistema tegumentar, isto é, a pele que reveste o nosso corpo. Cujo papel principal é proteger o corpo do meio externo.


Os lábios são divididos em duas partes: o vermelhão seco - onde passamos batom - e o vermelhão úmido que é a mucosa bucal (área interna da boca). A pele do vermelhão seco é 3 vezes mais fina do que a do restante do corpo. Enquanto a pele é formada por 3 camada: epiderme, derme e tecido subcutâneo (ou hipoderme), os lábios não possuem essa última camada. A circulação sanguínea deles é mais superficial, por isso eles são rosadinhos e mais fáceis de sangrar.

Essas ilustrações - da mucosa labial e da pele - são a título pedagógico, mas entenda que a real espessura delas (incluindo todas as suas camadas) é mais finas do que uma folha de papel.


Além de muito mais finos e sensíveis do que o restante da pele, o principal motivo que torna os lábios uma região mais ressecada e suscetível a rachaduras é o fato de neles não ter PELOS! Isso mesmo, como na lâmina labial não há folículo piloso, consequentemente também não há glândulas sebáceas, que são responsáveis por lubrificar os pelos e formar uma camada lipídica protetora do estrato córneo (a camada mais externa da pele) que impede a perda de água, ou seja, que mantém a hidratação cutânea.


Portanto, os lábios perdem água para o ambiente com muito mais facilidade do que o restante do corpo. Se não bastasse isso, a saliva, que contém enzimas digestivas, é "corrosiva" para a pele dos lábios. Por isso, passar a língua sobre eles aumenta ainda mais o seu ressecamento e causa rachaduras.


Por causa de todas essas características que é muito mais difícil de manter os lábios hidratados, mesmo fazendo uso de hidratantes ou protetores labiais.


E é aí que o SATINY LIPS atua, realizando uma hidratação profunda, de dentro para fora.


PROTOCOLO SATINY LIPS


É realizado por meio do micro-agulhamento em que micro agulhas acopladas a dermapen (aparelho que movimenta essas agulhas) rompem o estrato córneo - a pele morta - quebrando os queratinócitos que formam essa camada de pele. Esse rompimento causa 3 processos no local:

  • INFLAMATÓRIO: é a reação imediata que libera citocinas gerando uma vasodilatação local que libera fatores de crescimento para restaurar a área lesionada.

  • PROLIFERATIVO: produção de fibras colágenas para dar mais sustentação e recuperar o tecido rompido.

  • MATURAÇÃO: nova formação da camada queratinizada.

O micro-agulhamento por si só já é um procedimento que melhora muito a textura dos lábios, pelo aumento do colágeno, fazendo com que no médio/longo prazo o vermelhão seco fique mais rejuvenescido e com menos linhas de expressão.


Mas a super hidratação se dá pelo drug delivery que é uma técnica de introdução de ativos no local micro-agulhado, para que a sua permeação seja mais profunda e eles atuem nas camadas internas dos lábios. No meu protocolo do SATINY LIPS utilizo um blend de ácido hialurônico (já expliquei sobre esse ativo AQUI) de baixo peso molecular associado com fatores de crescimento e vitaminas que formarão uma "reserva" nutritiva nos lábios deixando-os hidratados de dentro para fora, por mais tempo.


A durabilidade do efeito vai depender de cada pessoa, seu organismo e sua rotina, e por ser um tratamento, para manter e intensificar os resultados é necessário a realização do procedimento com uma periodicidade, que varia da necessidade de cada uma, (tem pessoas que tem lábios mais desidratados do que outras).


Para começar eu recomendo um pacote com 3 sessões a cada 21 dias, para dar um "susto" no organismo e forçar a produção de colágeno e criar uma boa "reserva" interna de hidratação. Após, as sessões podem ser realizadas com mais espaçamento, a cada 40 ou 60 dias, a depender da necessidade de cada pessoa.


Quanto mais sessões vão sendo realizadas mais rejuvenescidos ficam os lábios - por causa da diminuição das linhas finas (código de barra) pelo aumento do colágeno e mais hidratados pela introdução de ácido hialurônico.


Tirando algumas contra indicações que apresentarei abaixo, o SATINY LIPS pode ser feito por homens e mulheres a partir dos 18 anos.



CONTRA INDICAÇÕES


  • Grávidas e lactantes devem ter autorização médica para realizar o procedimento;

  • Quem possui alergia aos componentes do ativo, como o ácido hialurônico;

  • Diabetes não controlada;

  • Pessoas em tratamento com Roacutan;

  • Que estejam com lábios feridos;

  • Quem possui histórico de herpes labial pode fazer, mas é necessário uso de antiviral antes e depois do procedimento.

  • Quem está em tratamento clínico de alguma doença é necessário liberação médica por escrito.


RESULTADOS


O procedimento é indolor e de rápida execução, as pelinhas mortas são retiradas e em 30 minutos você terá lábios mais hidratados, super macios e rejuvenescidos.


O SATINY LIPS não adiciona cor (o procedimento que colore os lábios é a micropigmentação - em breve falo sobre ela por aqui) os lábios ficam mais corados devido a estimulação local que intensifica a circulação sanguínea, que é próxima a superfície, e esse feito é temporário. Alguns lábios também podem sofrer um leve inchaço ficando mais volumoso, mas também é momentâneo. Inclusive, quem possui preenchimento labial pode fazer a hidratação, depois de, pelo menos, 15 dias do preenchimento.

O efeito molhado que aparecem em algumas imagens é apenas gloss aplicado ao final para dar acabamento para as fotos. O que eu uso também possui ácido hialurônico na formulação, o que intensifica ainda mais a hidratação dos lábios. Mas para eles ficarem brilhosos é preciso reaplicar.


Nesse vídeo mostrei um pouco do protocolo SATINY LIPS para vocês entenderem como ele é realizado.


Espero que tenha gostado do conteúdo, aproveita e compartilha com as amigas.


Para fazer a sua avaliação gratuita e agendar sue Satiny Lips entre em contato pelo WhatsApp


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘




bottom of page