top of page

ÁCIDO GLICÓLICO - O MELHOR AMIGO DA SUA PELE - esfoliante químico leve

Atualizado: 15 de fev. de 2022



Quem, assim como eu, é a louca do skin care já deve ter ouvido falar do ácido glicólico, mais um ativo de cosméticos que está super em alta.


Ácido glicólico é um ácido orgânico da mesma família ácidos láticos, muito usado em formulações cosméticas por facilitar a entrada de outras substâncias na pele. Mas além disso, ele tem outros benefícios maravilhosos para a nossa pele e pode ser usado diariamente ou em tratamentos mais potentes feitos por dermatologista e eu vou te contar quais são eles e como você pode aproveitar essa maravilhosidade, a seguir.


REDUZ LINHAS DE EXPRESSÃO E CICATRIZES DE ACNE


O ácido glicólico tem uma ação esfoliante, que promove a renovação do extrato córneo, deixando a pele mais fina. Ele ajuda a combater os radicais livre e estimula a produção de colágeno, que é o responsável pela elasticidade da pele. Com isso a uma melhora dos sinais de envelhecimento e também nas cicatrizes de acnes e estrias.


MELHORA A ROSÁCEA


Por estimular a produção de colágeno e renovação da epiderme, o ácido glicólico promove vaso-compressão o que melhora o aspecto avermelhado da pele que sofre com rosácea.


TRATA MANCHAS


Como o ácido glicólico propicia a renovação celular da primeira camada da pele há uma boa melhora das manchas de pele.


AJUDA A CONTROLAR A OLEOSIDADE


A esfoliação feita pelo ácido glicólico remove as células mortas da pele e o excesso de oleosidade, ajuda a minimizar poros dilatados e melhora a acne.


O ácido glicólico pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo e não tem restrição de horário, podendo ser usado também durante o dia pois ele não é fotossensibilizante. Como eu contei, ele está super em alta, então atualmente é facilmente encontrado em vários tipos de cosméticos, como produtos de limpeza da pele, hidratantes e em peeling diários, desde que em concentração de até 10%. Acima disso, somente pode ser usado em consultório médico, para a realização de procedimentos mais profundos, pois em altas dosagens pode causar hiper sensibilidade e até queimaduras.


Os resultados da ação do ácido glicólico normalmente começam a ser percebidos depois de 2 meses de uso, mas quando feito peeling por médico, em que a dosagem é maior, o resultado aparece em poucas semanas.


Ele é indicado para todos os tipos de pele (as oleosas e maduras se beneficiam super), mas quem tem pele sensível pode não tolerar o uso do ácido glicólico, por isso o ideal é sempre consultar o seu médico dermatologista pois ele irá avaliar e indicar a dosagem ideal para a sua pele e necessidades.


Eu tenho usado Glyquin xm por recomendação da minha dermatologista, Dra. Renata, e estou fazendo sessões de peeling com ela para tratar minhas linhas de expressão - os 30 anos não perdoam. E estou gostando bastante dos resultados.




Diariamente também uso o tônico facial de vitamina C da Avon (tem resenha dele AQUI) que possui o ácido glicólico na composição, sou apaixonada nesse produto, já estou no meu segundo.


Como falei, é possível encontrar esse ativo em diversos produtos, associado a vários outros ingredientes (lembra que o ácido glicólico é um facilitador para a pele absorver outros princípios ativos?) para tratar a pele. Só é importante ficar atenta a porcentagem, quanto mais alta mais ele pode sensibilizar a pele.






Para quem ficou interessada nesse super ativo, segue algumas opções de ácido glicólico para o rosto.




Quem aí também já faz uso desse ativo poderoso?


Bárbara Figueiredo - pigmentadora, maquiadora e graduanda em Biomedicina. Acompanhe as minhas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho: Instagram: @b.a.r.b.a.r.a.b.e.a.u.t.y @barbarabeautyconcept Youtube: Bárbara Figueiredo Beauty E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo. Até o próximo post. 😘

61 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page