top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

5 razões para você nunca mais dormir maquiada

Atualizado: 15 de fev. de 2022


A gente ama se maquiar para nos sentir mais bonitas e com a autoestima elevada, seja para dia a dia ou para as ocasiões especiais. Mas quando voltamos para casa bate aquela preguiça de tirar tudo antes de ir para cama. E confessa, você já foi dormir várias vezes maquiada, jurando que seria só daquela vez! Eu sei que tem dias que o cansaço vence, mas vou te dar bons (e sérios) motivos para você vencer a moleza e NUNCA mais dormir de maquiagem.


A maquiagem (de boa qualidade e quando dentro da validade) em si não faz mal para nossa pele. Mas então por que dormir maquiada faz?


Simples, é durante o sono que ocorre a renovação da nossa pele. É nesse período que o metabolismo das células cutâneas são mais ativo e elas absorvem melhor os nutrientes que a pele precisa para se manter saudável e bonita. E a maquiagem atrapalha esse processo, por obstruir os poros. E com isso surgem vários problemas, que te conto logo abaixo.


ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE


Sem conseguir se renovar adequadamente, a pele ficará desnutrida e mais exposta aos radicais livres que causam a degradação do colágeno culminando no surgimento precoce de linhas finas, rugas e flacidez.


CRAVOS E ESPINHAS


Pela obstrução dos poros, a pele produz mais oleosidade (mesmo estando desnutrida) o que resulta no surgimento dos temidos cravos e nas espinhas.


ALERGIAS


A maquiagem não deve permanecer por tempo muito prolongado na pele, principalmente se você faz uso constante dela. Alguns dermatologistas recomendam não ultrapassar 12h diárias usando maquiagem. Isso porque o uso dos produtos por tempo excessivo pode causar alergia de contato, gerando dermatites indesejadas.


QUEBRA DOS CÍLIOS


Não é apenas a pele que fica prejudicada quando você dorme maquiada. Os cílios também sofrem com a não retirada dos produtos. Ao dormir com máscara de cílios você corre o risco de perder fios, por eles estarem enrijecidos pela máscara, em atrito com o travesseiro eles se tornam mais propícios à quebra.


INFLAMAÇÃO OCULAR


A oleosidade excessiva da pele, causada pela permanência da maquiagem, na borda das pálpebras e pelo próprio produto ali deixado podem causar inflamação nos olhos e alteração do PH da lágrima, levando a conjuntivite, terçol, infecções na córnea e em casos extremos pode causar cegueira.


Como pode perceber, maquiagem e sono não combinam. Dormir constantemente maquiada pode tornar a maquiagem de aliada em vilã da sua beleza. Portanto, mesmo cansada SEMPRE retire a maquiagem antes de ir para a cama, não leva nem 10 minutinhos. E a sua cutes e saúde agradecem!


Neste post AQUI no meu instagram @barbarafigueiredobeauty expliquei o passo a passo de como retirar 100% da maquiagem e deixar a sua pele realmente limpa e saudável.


Espero que tenham gostado dessa informação.


Me acompanhe também nas redes sociais que posto muitos conteúdos por lá.




E para não perder nenhum post do blog assine a newsletter no campo abaixo.


Até o próximo post.

bottom of page