top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

COR: LUZ E PIGMENTO - COLORIMETRIA NA MAQUIAGEM - PARTE I

Atualizado: 15 de fev. de 2022


A colorimetria é á ciência que estuda as cores. Essa ciência é usada em diversos ramos de aplicação, a maquiagem é um deles. É um conteúdo que me especializei e aprofundei através de cursos e livros pois é o assunto que mais amo dentro dessa minha profissão.


Na maquiagem, a colorimetria envolve o estudo da cor pigmento, das combinações de cores para se criar harmonias e da cor da pele humana. Como a colorimetria é um tema extenso e complexo eu tentarei elucidar para vocês esse conteúdo, tão necessário e fundamental para os maquiadores (e também para quem não é da área mas gosta de se maquiar), de maneira simples e por partes. Começando pelo começo, vamos entender o que é cor.


O estudo da cor é conteúdo de Física, lá no ensino médio aprendemos que as cores são na verdade uma interpretação da luz captada pelos nossos olhos e assimilada pelo nosso cérebro. Compreender sobre a cor-luz é fundamental para compreendermos sobre cor-pigmento (que é o que mais interessa para a maquiagem), pois sem luz não enxergamos as cores.


O sistema usado para a cor-luz é o RGB (sigla em inglês dos nomes das cores-luz primárias - red, green e blue):

Chamamos de primárias as cores que não derivam de nenhuma outra. Na luz, essa cores são o vermelho, verde e azul. E a é através da combinação entre essas 3 luzes que se formam todas as outras cores e essas 3 juntas formam a luz branca.


A cor que vemos de um determinado objeto é na verdade a reflexão da cor-luz dele, ela não tem existência material. Quando a luz branca (que é a junção de todas as cores) incide sobre um objeto ele absorve todas as outras luzes e reflete apenas a cor-luz dele. Caso a luz que esteja incidindo sobre o objeto não seja branca teremos uma percepção errada da cor dele. O PRETO é ausência de luz, por isso quando está escuro não enxergamos nenhuma cor ser não o preto, um objeto preto não reflete nenhuma luz.


Agora que entendemos que as cores que vemos na verdade são apenas reflexo da luz, fica mais fácil entender sobre a cor pigmento e o porque a percepção da cor depende da luz que está incidindo sobre o objeto. Afinal, para uma boa maquiagem precisamos de uma boa iluminação. Além disso, isso também explica o porquê as vezes a maquiagem "muda" de cor dependendo da luz em que ela está sendo vista. A melhor luz para maquiar é a natural, pois ela revela a real cor dos pigmentos, já a luz artificial correta deve ser a luz neutra de 4.000 Kelvins. Qualquer outra temperatura de luz irá interferir na nossa percepção das cores e influenciar no resultado da maquiagem.


As cores-pigmento são as matérias coloridas (os pigmentos são retirados de minerais, vegetais e até animais) usadas para fazer os produtos de maquiagem.


Na cor-pigmento se usa o sistema RYB (sigla dos nomes das cores primárias em inglês - red, yellow e blue). Enquanto na luz as cores primárias juntas formam a luz branca, no pigmento a mistura das cores primárias formam o pigmento preto.


Porém, os pigmentos primários que são encontrados na natureza não são puros e por isso na prática a mistura do vermelho, amarelo e azul (as cores primárias) forma a cor marrom, e na maquiagem é essa mistura que se usa para fazer os produtos cor de pele: bases, corretivos e pós. Mas explicarei sobre isso em um outro artigo só sobre a colorimetria da pele.


Na maquiagem, trabalhamos com misturas e combinações de cores partindo das 3 cores-pigmentos primárias. Elas são a base de todas as outras cores. Para guiar e facilitar o trabalho com as cores na realização da maquiagem se usa um círculo cromático de 12 cores: as 3 primárias e 9 outras cores derivadas daquelas.


Em um próximo post explicarei sobre esse círculo cromático e como utilizá-lo para fazer combinações de cores na maquiagem.


Essa foi apenas a introdução sobre colorimetria na maquiagem. Ainda terão vários outros posts sobre o tema, pois aos poucos será mais fácil para vocês o compreenderem esse conteúdo incrível.


Espero que tenham gostado.


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

781 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page