top of page
  • Foto do escritorBárbara Figueiredo

CÍRCULO CROMÁTICO E COMBINAÇÃO DE CORES - COLORIMETRIA NA MAQUIAGEM - PARTE II

Atualizado: 15 de fev. de 2022



No primeiro post dessa série sobre COLORIMETRIA NA MAQUIAGEM eu expliquei sobre o que é cor. Agora vou ensinar sobre o círculo cromático, a ferramenta que nos auxilia na hora de maquiar para compor as harmonias cromáticas: ou seja, combinações de cores que valorizam ainda mais o resultado da maquiagem.


Existem vários círculos cromáticos de diferentes estudiosos. Na maquiagem usamos o círculo de Johannes Itten, um pintor do final do século XIX que foi o primeiro a relacionar as nossas preferências de cores com as tonalidades na nossa pele. Ele notou que seus alunos normalmente escolhiam pintar com cores que tinha alguma similaridade com as cores da pele deles, quentes ou frias.

Círculo cromático de Itten


O círculo de Itten é composto por 12 cores: no centro um triângulo com as 3 cores primárias (expliquei sobre elas na parte I da série) - amarelo, azul e vermelho. Ao redor dessas cores estão as 3 cores secundárias, são assim chamadas por se originarem da mistura de 2 cores primárias (primária + primária = secundária)

  • laranja - mistura do amarelo + vermelho

  • verde - mistura do amarelo + azul

  • violeta/roxo - mistura do azul + vermelho


E no círculo externo estão todas as 12 cores: as 3 primárias, as 3 secundárias e 6 terciárias, essas são assim chamadas por se formarem pela junção de 1 primária com 1 secundária (logo junção de 3 cores).



As cores são classificadas em quentes e frias (de acordo com a temperatura da onda eletromagnética que cada uma emite).


Cores com vermelho e amarelo são cores quentes e cores com azul são cores frias.

E essa divisão também é feita no círculo cromático.


Por meio do círculo cromático podemos fazer diversas combinações de cores. Na maquiagem, as mais usadas são: monocromática, complementar, complementar dividida, análoga e triádica.


Um ponto super importante é entender que podemos trabalhar essas harmonias de diferentes maneiras. Apenas na maquiagem (combinando as sombras com o batom e blush, por exemplo), como também podemos fazer combinações da maquiagem com a cor da pele, dos olhos, dos cabelos e claro com a cor da roupa e dos acessórios.


HARMONIA MONOCROMÁTICA


Essa harmonia utiliza uma única cor, podendo ser em um só tom ou variando para o claro ou para o escuro.

Nessas duas maquiagens fiz toda a composição do esfumado e do batom usando uma única cor, na primeira o coral e na segunda o rosa.


HARMONIA COMPLEMENTAR


Essa combinação une 2 cores de temperaturas opostas: uma quente e outra fria. São as cores que quando misturadas formam o marrom (a mistura de todas as cores não puras). Explicando melhor, misturando as 3 cores primárias (que formam todas as outras cores) teremos o marrom, então vamos supor que quero saber qual a cor complementar do vermelho, para formar o marrom com ele preciso ainda do azul e do amarelo, só que misturando essa duas cores temos a cor verde, não é mesmo? Logo, a cor complementar do vermelho é o verde. Essa mesma lógica vale para todas as outras cores (a complementar do azul é o laranja, pois é resultado da mistura do amarelo com vermelho; a complementar do amarelo é o roxo, porque essa resulta da mistura do azul com vermelho, e assim por diante).


No círculo cromático é super fácil de encontrar as cores complementares, elas estão opostas - de frente uma para a outra.

Nessas duas maquiagens usei a cor dos olhos para fazer a harmonia complementar. Olhos azuis com a sombra alaranjada. Na outra o batom vermelho com os olhos verdes. Reparem como que as cores, em cada uma das fotos, são os pontos que mais chama a atenção. Isso porque é isso que a harmonia complementar gera, um realce das duas cores opostas.


HARMONIA COMPLEMENTAR DIVIDIDA


Essa harmonia utiliza 3 cores, mesclando frias e quentes assim como na complementar, com a diferença que ao invés de combinar com a cor oposta, exclui ela e usa-se as suas vizinhas. No exemplo abaixo, usei a combinação do laranja e as duas cores vizinhas ao azul (que é a oposta) - o azul arroxeado e o azul-esverdeado. Visualizando no círculo fica mais fácil de entender.

Nessa maquiagem o ponto de cor principal foi o laranja presente na pele dela (lembra que qualquer elemento pode ser usado para a harmonia e não apenas a maquiagem em si) então nos olhos usei as cores complementares dividida. O azul intenso na linha d'água e pálpebra inferior e um azul esverdeado na pálpebra superior.


HARMONIA ANÁLOGA


Essa harmonia é suave, pois se usa de 2 até 4 cores próximas no círculo cromático, que tenham uma cor primária em comum entre elas.

Na primeira proposta fiz uma maquiagem em tons pastel (cores com adição de branco) lilás e verde-água (ambas as cores possuem a cor primária azul na composição). Na segunda maquiagem combinei o vermelho com o cobre (que é uma variação metalizada da cor laranja - que nada mais é do que vermelho + amarelo).


HARMONIA TRIÁDICA


Essa harmonia é a mais chamativa, pois trabalha 3 cores bem distintas. No círculo cromático são as cores que estão equidistantes entre si, formando um triângulo equilátero (que tem os 3 lados iguais). Essa combinação é excelente quando se quer destacar 3 pontos diferentes, como por exemplo cabelo, maquiagem e vestido. Ela não precisa ser usada apenas na maquiagem. Exemplo: cabelo loiro combinado com um vestido azul e batom vermelho (as 3 cores primárias formando a harmonia triádica).

Nessa proposta o brinco tem a cor amarela e as 2 outras cores primárias estão na maquiagem - no delineado azul e no batom vermelho. Percebem que a nossa atenção também vai para o brinco e não apenas fica na maquiagem? É isso que a harmonia faz!


Existem várias outras combinações possíveis, mas na maquiagem são essas 5 harmonias mais usadas e elas nos possibilitam inúmeras variações. Sei que no começo esse assunto é um pouco confuso, mas com paciência, dedicação e prática fica mais fácil e super divertido fazer maquiagens coloridas.


Qual das harmonias é a sua preferida? Eu não consigo me decidir, acho todas incríveis.


Espero que tenham gostado.


Em breve tem mais posts sobre colorimetria, aguardem!


Bárbara Figueiredo - designer da beleza e graduanda em Biomedicina.


Acompanhe as minhas redes sociais, posto vários outros conteúdos interessantes por lá também.



E para você não perder nenhum post do blog e receber alerta no seu e-mail, assine a newsletter no campo abaixo.


Beijos. 😘 💖

1.681 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page